terça-feira, 14 de julho de 2009

E-mail recebebido !

Ao Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião

Sr. Presidente e demais Conselheiros,

na qualidade de membro titular deste Conselho, como delegado da Federação Pró Costa Atlântica representando o segmento Usuários há cinco anos completos, quero solicitar a atenção de todos os senhores para o que segue:

1 - recebi no dia 7 pp a mensagem copiada abaixo, com a pauta da reunião de amanhã, dia 14; desde então estou tentando obter respostas para uma série de perguntas que me preocupam e creio devam estar inquietando a todos os senhores, também;

a) - por que a atual gestão da saúde, só nos comunicou agora quais são as entidades escolhidas para participar do sistema de Co-Gestão do Hospital de Clínicas, Pronto Socorro, Pronto Atendimento de Boiçucanga e Gerenciamento do Programa de Saúde da Família?

b) - por que a atual gestão da saúde e da municipalidade só informaram à população por meios indiretos e não divulgou oficialmente em seu site - pelo menos - a assinatura dos contratos no dia 30 de junho pp?

c) - quais foram os critérios que levaram a atual administração a selecionar estas entidades?

d) - quem informou aos responsáveis pela Gestão da Saúde, no município, que o Conselho Municipal de Saúde não precisaria participar deste processo de escolha e fechamento de contratos?

e) - por que o Instituto SOLLUS foi escolhido para co-gestar a área de maior porte do sistema municipal, se ele não apresenta nenhuma referência no assunto, em nenhuma das cidades que apresenta como parceiras?

f) - por que o Instituto SOLLUS, para terceirizar gestão de Mão de Obra, principalmente, se esta OSCIP tem um histórico tão aberto e notório de relações conflituosas com os trabalhadores dos PSFs onde atua?

Tenho mais uma série de perguntas, que como escrevi acima estão me inquietando, e muito. Por isto mesmo estou trabalhando em uma pesquisa de informações, que me ocupou todos os últimos dias e estão me levando a respostas surpreendentes. E me questiono a toda hora: será que o Dr. Aldo, meu amigo há tantos anos, em quem confio, sabe de tudo isso a respeito do Instituto SOLLUS?

Quanto ao Instituto Acqua, não são tão surpreendentes as informações, pois já conheço a OSCIP e seu trabalho em Santo André e outras cidades e projetos; todas as informações sobre eles são completamente inversas ao do outro Instituto. Inclusive eles já anunciaram a parceria com São Sebastião em seu site desde o dia 1º de julho.

No aguardo de melhores informações, deixo claro que continuarei a organizar as informações já captadas e espero poder organizá-las melhor, antes da reunião de amanhã, ou obter mais respostas durante a reunião.

Porém, desde já, posso me posicionar, dizendo que, como membro da Comissão de Acompanhamento das Contas da Saúde e do Fundo Municipal de Saúde: NÂO aprovo a contratação do INSTITUTO SOLLUS, para a parceria proposta.

muito grato,
Carlos Cipullo Aymar
RG 2.666.246 - SP
Rua Itatiaia, 459 - Barra do Una - São Sebastião - SP.

Compareçam !