sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ponte - Sertão do Piavú

Detalhe: O vereador citado na matéria é o vereador Reis. Levamos o problema à Tribuna, pois entendemos da necessidade da comunidade na utilização da referida ponte. Sobre informações da ação da Polícia Ambiental a mesma foi repassada pelo Sr. Hiram, Diretor Regional da SEADRE. Enfim: o que importa é a segurança dos cidadãos que ali trafegam. É isto ! Se houve mal entendido e sanada as dúvidas, faremos uso da tribuna para repará-los.







Divulgação: PMSS

Ponte em Cambury é marcada por controvérsias



Raquel Salgado

No último fim de semana, a equipe de Defesa Civil foi chamada para atender uma emergência no Sertão de Cambury. Tratava-se de uma ponte de madeira na estrada do Piavú, localidade onde existe uma comunidade com cerca de 15 famílias, que tinha “rolado” com a cheia do rio provocada pelas chuvas. A equipe interditou e sinalizou a estrada e, na manhã seguinte, outra equipe, da Regional Boiçucanga, recuperou a ponte, garantindo o trânsito de pedestres.

A controvérsia surgiu na Câmara Municipal, na sessão da última terça-feira, quando um vereador noticiou que a Polícia Ambiental tinha apreendido uma máquina da prefeitura durante os reparos da ponte.
A informação foi desmentida quarta-feira pelo comandante da Polícia Ambiental, tenente Marco Aurélio Ribeiro, que contou uma outra história dessa ponte, onde realmente sobram controvérsias.

Segundo o comandante, há cerca de quatro anos, desconhecendo que a ponte havia sido construída pela própria comunidade, o policiamento autuou a proprietária do terreno por danos ambientais. Acontece que o local (margem de rio) é área de preservação e os moradores tinham realizado o corte de várias árvores justamente para utilizar a madeira na construção.

“A proprietária foi autuada e respondeu ao processo criminal. Há pouco tempo ela recebeu a decisão da Justiça, que mandou retirar a ponte. Ocorre que a comunidade reagiu e pressionou para que a derrubada não fosse feita e nós relatamos isto ao juiz.

Agora a ponte foi carregada pela cheia e a prefeitura a reconstruiu. Por conta do processo judicial, nós fomos acompanhar o trabalho, desta vez, realizado sem novos danos ambientais ao local. Além disto, hoje existe o entendimento de que esta ponte é necessária para atender aquela comunidade. Por isto, documentamos tudo e estamos relatando novamente o caso para o juiz”, explica o tenente Ribeiro.


Fonte: Imprensa Livre