sexta-feira, 13 de junho de 2014

Vereador Reis solicita ampliação dos serviços de hidroterapia






Parlamentar sugere que tratamento possa ser realizado no CAE do Pontal da Cruz


Indicada para várias patologias e utilizada em nível mundial, a hidroterapia tem efeitos terapêuticos comprovados e cada vez mais é procurada para tratamento de pessoas de todas as idades. Devido à demanda e importância dos resultados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), solicitou à administração municipal a possibilidade de ampliar o atendimento à comunidade. O vereador comentou no requerimento nº 358/2014, aprovado na sessão da última terça-feira, 10, o valor do trabalho que já vem sendo realizado pela equipe de profissionais da Prefeitura na reabilitação de pacientes, por meio da hidroterapia, atuando junto aos mais variados problemas de saúde.
O tratamento tem sido cada vez mais procurado por moradores que têm filhos ou parentes com deficiência física, idosos e pessoas, em geral, com problemas de mobilidade reduzida. Como nem todos têm condições de serem atendidos nas sessões realizadas no Centro de Reabilitação na Topolândia, região central da cidade, o vereador sugeriu a utilização dos equipamentos e estruturas disponíveis no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.
Reis explicou que uma forma de ampliar e facilitar o atendimento para pessoas que moram próximas à essa região e que não contam com condução para deslocamentos mais longos. O CAE do Pontal já tem uma piscina excelente onde são realizadas aulas de hidroginástica, inclusive para grupos da Terceira Idade que também, em alguns casos, necessitam de sessões de hidroterapia, frisou o vereador.

Valor terapêutico

Em seu trabalho, Reis comentou o grande valor terapêutico da hidroterapia com exercícios realizados em piscina semi-aquecida com a finalidade de prevenção e cura das mais variadas patologias e também em casos neurológicos e ainda na melhoria da qualidade de vida de idosos. Os efeitos terapêuticos do tratamento estão relacionados a alívio da dor e do espasmo muscular, relaxamento, manutenção ou aumento da amplitude de movimento, reeducação dos músculos paralisados, fortalecimento dos músculos (força e resistência), melhora das atividades funcionais da marcha, aumento da circulação, integração sensório-motora e no reforço do moral do paciente pelo convívio social, atividades recreacionais e liberdade de movimento.
Reis argumentou, ainda, em sua propositura, que a hidroterapia tem sido muito indicada inclusive sob o ponto de vista psicológico, “sendo um recurso fisioterapêutico cada vez mais utilizado até como meio efetivo e prático de reabilitação em pessoas com problemas neurológicos, disfunções cardio-pulmonares e quadros de reumatologia, geriatria, ortopedia, traumatologia e medicina  desportiva. Por todas essas razões, ele justificou a necessidade de ampliar o atendimento principalmente para facilitar o acesso das pessoas que residem mais longe do centro da cidade.

Os vereadores Ercílio de Souza (SD) e Marcos Fully(PP) apoiaram a iniciativa. Ercílio pediu para assinar o requerimento pela necessidade de ampliação do tratamento. Ele explicou que somente quem tem uma criança com deficiência sabe das dificuldades de locomoção, de conseguir tratamento adequado e o valor desse trabalho na reabilitação dos pacientes. Fuly citou, também, o Centro e Reabilitação da Costa Sul e  a importância de ampliar o atendimento com hidroterapia na região e também no Pontal, como sugerido pelo vereador Reis.