segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vereador Reis Prestigia Expresso Caiçara em Boracéia





Parabenizamos a iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de São Sebastião, pelo evento realizado neste domingo no Bairro. Agradecemos a Sra. Marianita Bueno, a Professora Priscilla Waack, Diretora da E.M. Boracéia, aos membros e coordenarores das oficinas culturais e a toda comunidade de Boracéia. Muito bom !



"O 1º Expresso Caiçara reuniu diversas manifestações culturais na tarde de domingo, dia 13, no bairro de Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião.

Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a iniciativa aconteceu na Escola Municipal e recebeu vários elogios da comunidade, monitores e alunos das oficinas culturais. “É legal e importante para o crescimento cultural das crianças e jovens pois abre a cabeça deles, forma o intelecto, além de ser um atrativo no bairro”, avalia o morador e arquiteto Gabriel Nubiato Rocha. “O projeto é bem legal porque diverte a gente”, acrescentou Yan Cristhofer, morador em Boracéia e aluno da oficina de violão.

Para o monitor Alexandre Cesar Poveda, o evento é uma forma das pessoas adquirirem conhecimento. “O povo quase não tem acesso à cultura”, diz Poveda, que ministra aulas de violão para cerca de 30 alunos nos bairros de Boracéia, Juquehy, Barra do Sahy e Boiçucanga. “Isso é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho visto que muita gente não conhece a cultura indígena”, acrescentou Ermenegildo Samuel dos Santos, residente na aldeia do Rio Silveira, em Boracéia, professor de artesanato indígena.

Durante toda à tarde, o público presente assistiu a várias apresentações como a Capoeira da Associação Serra do Mar, que trabalha com aproximadamente 40 crianças sob a responsabilidade do contramestre Morf; a Dança Indígena, com os índios da aldeia Rio Silveira; a Oficina de Ballet; a Dança do Balaio e das Fitas, com “senhoras” do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”; a performance da Oficia de Teatro; a encenação de poemas de Cora Coralina; a apresentação do Coral Municipal; além da exposição do artesanato local, das oficinas culturais e dos índios.

Uma das atrações mais aplaudidas foi a apresentação do grupo de Dança de Rua das Oficinas Culturais da Sectur, o “Descendentes de Rua”, cujos integrantes são do bairro de Juquehy e no mês passado conquistaram no XII New Fest Dance, realizado Campos do Jordão, e sete prêmios para São Sebastião. O grupo é formado por cerca de 40 meninos e meninas entre 13 e 25 anos. “Me emocionei quando vi as crianças pedir para o grupo dançar novamente”, conta a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, que prestigiou o evento e conhece quase todos os dançarinos desde a infância deles. De acordo com ela, a intenção da Sectur é fazer com que as crianças e os adolescentes não tenham contato com o mundo das drogas e, consequentemente, a marginalidade. “O nosso principal objetivo é ocupar o tempo ocioso deles e oferecer um atrativo aos moradores do bairro”, afirma.

O “1º Expresso Caiçara” também contou com a presença do diretor e do assessor da Administração Regional da Costa Sul, Hiram Danese e João Amâncio dos Santos, o Noca, respectivamente, além dos vereadores José Reis e Paulo Henrique, o PH. “Acompanho os eventos da Sectur e esse projeto é um belo trabalho desenvolvido pela equipe”, declara PH. O parlamentar Reis também parabenizou a iniciativa e elogiou a atual Administração pelo fato de ter começado pelo bairro de Boracéia. “É um atrativo para os moradores”.

Antes do encerramento ocorreu o sorteio de uma canoa, cujo vencedor foi o pescador e caiçara mais conhecido pelo apelido de “Pilico”. Em breve, segundo os assessores Tânia Lagada e Ercílio de Souza, será realizada a próxima edição do “Expresso Caiçara”, cujo local será definido pela Sectur".

Fonte: Depto de Comunicação PMSS