sexta-feira, 22 de março de 2013

2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água


Preservar esse produto escasso e vital para a vida é uma proposta mundial. Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, por meio da Resolução Geral 65/154. Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), oficialmente responsável por preparar as ações de conscientização sobre a data, realiza em todo o mundo eventos e atividades procurando sensibilizar para o potencial e desafios para a cooperação da água, facilitando o diálogo entre os atores e procurando promover soluções imovadoras.
Em nossa região, a data tem sido lembrada com atividades escolares durante a semana e também foi tema dos trabalhos do vereador de Sâo Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), na sessão da Câmara Municipal no último dia 12, alertando, em requerimento, para a importância de ações em âmbitos educacional e ambiental, junto à comunidade, visando alertar sobre a importância de se preservar e trabalhar corretamente o reúso da água.
Em seu trabalho, o vereador cita como é fundamental a “cooperação para o manejo de dos recursos hídricos limitados em um mundo em que a demanda cresce rápido demais, sendo que 145 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com pelo menos uma nação, segundo dados da Unesco” que, no último dia 11 de fevereiro, decretou, oficialmente, 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
No Brasil, a campanha foi lançada em 18 de dezembro do ano passado durante visita da diretora da Divisão de Ciências da Água, da Unesco, Bianca Jiménez-Cisneros, que também é secretária do Programa das Nações Unidas da Copoperação pela Água 2013. No requerimento, Reis também questiona sobre os programas desenvolvidos no município e quer saber se há atividades que tratam da conscientização da importância dos nosso recursos hídricos junto às comunidades.
O Litoral Norte de São Paulo, que abrange os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, conta com 34 bacias hidrográficas, uma área de drenagem de 1.948 km² inserida na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 03 (UGRHI), tendo o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) como responsável pela gestão das águas e meio ambiente desta unidade.


 
 
Foz do Rio Boiçucanga, em São Sebastião
Foto: Rosangela Falato



Origem

A criação do Dia Mundial para celebrar a água doce foi recomendada em 1992, durante Assembléia Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A primeira comemoração foi em 22 de março de 1993. Assim, o Dia Mundial da Água é realizado, anualmente, nessa mesma data, como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável desses recursos.
Baseado no título do primeiro Relatório Mundial de Desenvolvimento de Recursos “Água para as pessoas; água, fonte de vida”, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu proclamar, por meio da Resolução A/RES/58/217, o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional para Ação, “Água, Fonte de Vida”, iniciada no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2005.
De acordo com a resolução, o objetivo principal da década deve ser o foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados à água de forma a atingir os objetivos acordados internacionalmente sobre questões ligadas ao tema contidos na Agenda 21, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e no Plano de Implementação de Johannesburgo.


Desafios

O Ano Internacional de Cooperação pela Água tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta. A campanha vai destacar, ao longo do ano, iniciativas de cooperação de sucesso de água, bem como identificar problemas candentes sobre educação, água, a diplomacia da água, gestão de águas transfronteiriças, a cooperação de financiamento, nacionais e internacionais, quadros legais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
De acordo com dados da Unesco,também será uma oportunidade para retomar os assuntos relacionados criados em 2012 na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), e apoiar a criação de novos objetivos para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. A ideia é também chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para as questões relacionadas à água e saneamento básico, combatendo problemas como a falta de acesso à água potável para cerca de 11% e de redes de esgoto para 37% das pessoas no mundo, e morte de cerca de cinco mil crianças diariamente por doenças causadas pela falta de acesso à água de qualidade.


Saiba mais sobre a campanha: http://www.unwater.org/watercooperation2013/