sexta-feira, 14 de maio de 2010

Divulgação

Saiba mais...

Reis pede criação do Conselho Municipal da Juventude

Vereador defende maior participação do jovem no debate de políticas públicas


Garantir a participação dos jovens em vários setores da sociedade ampliando sua participação no debate e implementação de políticas públicas que visem encontrar soluções para os desafios enfrentados por essa faixa específica da população. Essa é a proposta do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) com a possibilidade de criação do Conselho Municipal da Juventude. A solicitação foi feita ao prefeito Ernane Primazzi por meio de requerimento aprovado na sessão de 11 de maio.
Em sua justificativa, Reis mostra a importância do conselho que “ consegue aglutinar ideias e debatê-las de maneira democrática entre representantes do governo e sociedade civil” e fazer com que o “jovem se torne protagonista de suas políticas”.
Com grande potencial a ser explorado, os jovens têm muito a contribuir com a sociedade em todas as áreas e no desenvolvimento da cidade. “Eles representam parcela significativa da população e sua atuação é importante em setores como Educação, Esportes, na área Social e outros segmentos”. Reis alerta que os jovens precisam ter espaços para se organizar e participar dos destinos da cidade, uma vez que são também “verdadeiros formadores de opinião”.

Educação e Pesca

Também foram aprovados mais dois requerimentos de Reis. Um deles questiona a Administração sobre a possibilidade de a coordenação de Educação Profissional retornar á Secretaria Municipal de Educação, uma vez que encontra-se vinculada á Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano. Reis justificou que a estrutura da Secretaria de Educação viabilizaria avanços na oferta de atendimento relacionados à educação profissional no município, “uma cobrança cada vez maior da comunidade”, disse Reis.
Preocupado com investimentos para o setor pesqueiro e também com a manutenção da tradicional pesca artesanal, o vereador solicitou informações ao Executivo se há projetos em andamento para o setor e possíveis parcerias com os governos Estadual e Federal. Essas questões foram apontadas por pescadores artesanais em recente encontro com Reis que defende a implantação de ações junto às unidades de produção pesqueira e famílias rurais, alem de apoio ao desenvolvimento de projetos de outras esferas governamentais que beneficiem a categoria. Segundo Reis, a pesca também é uma característica do município turístico, principalmente a pesca artesanal que é uma tradição cultural. Por isso é necessário investir na produção e na manutenção dessa cultura para que seja possível “viver da pesca nesse município”, afirmou Reis.

Licenciamento ambiental

O direito para que o município de São Sebastião possa realizar o seu próprio licenciamento e fiscalização ambiental de atividades e empreendimentos de impacto local foi outro assunto abordado pelo vereador Reis na sessão de 11 de maio. Por meio de indicação, ele sugeriu que o Executivo encaminhe à Câmara Municipal Projeto de Lei autorizando a Prefeitura a celebrar convênio com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para possibilitar esse licenciamento.
Essa medida “visa agilizar a tramitação de muitos processos que hoje sobrecarregam o trabalho da Cetesb e outros órgãos estaduais”, justifica o vereador lembrando, ainda, tratar-se de um processo de descentralização, pois facilitaria “o licenciamento de empreendimentos cujas atividades são consideradas de baixo impacto ambiental”.

Albergue Municipal

Em outra indicação, Reis pediu ao Executivo a possibilidade de se estudar a criação de um Albergue Municipal para atender pessoas carentes que estejam de passagem pela cidade e não contam com nenhuma assistência. Em sua justificativa, afirmou que o albergue funcionaria como um centro de triagem, de atendimento ao migrante, “ para atender pessoas carentes que estejam passando pelo Município, bem como oriundas do interior que não tem aonde pernoitar”. Outra idéia seria ter um espaço destinado a oferecer proteção ás mulheres vítimas de violência.

Obras de manutenção

Também em indicações, Reis solicitou ao Executivo obras de manutenção da Rua Felício Gonçalves dos Santos, em Juquehy, uma vez que os moradores reclamam das poças de água que formam em toda a sua extensão. Ele também pediu que a Prefeitura entre em contato com a Sabesp para que seja feita manutenção urgente em toda a Avenida Mãe Bernarda, em Juquehy, devido às condições precárias da avenida prejudicando o acesso dos moradores e motoristas. Em outra indicação, Reis pediu aos setores competentes da Prefeitura a realização de obra de pavimentação na Rua dos Canários, em Barequeçaba,