Programa Um Computador por Aluno atende
22 municípios em 13 estados
Desde seu lançamento em 27 de dezembro do ano passado, o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) já contava, em fevereiro deste ano, com a adesão de 22 municípios de 13 estados, segundo informações do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que estima a entrega de mais de 70 mil computadores portáteis (laptops) às escolas públicas. Com o objetivo de beneficiar os estudantes do município com o programa, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) apresentou na sessão desta terça-feira, 7, requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre o interesse em aderir ao programa de inclusão digital nas escolas públicas, mediante a aquisição de computadores portáteis novos com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.
Os decretos regulamentando o Prouca, pela Lei 12.249, de 14 de junho de 2010, e instituindo o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe), foram assinados em 23 de julho do ano passado pelo ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Integrante da política nacional de tecnologia educacional do Ministério da Educação, o Prouca teve início em 2008, em fase experimental, em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Piraí, no Rio de Janeiro, e Palmas, em Tocantins. Para incentivar a compra de computadores, o Governo Federal disponibilizou R$ 660 milhões por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e uma série de incentivos fiscais aos estados e municípios que podem adquirir os laptops com recursos próprios ou por uma linha de crédito concedida pelo BNDES.
O valor de cada unidade custa R$ 344,18 para as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste e R$ 376,94 para o Nordeste e Sul, com entrega, garantia e instalação. Segundo a Assessoria de Comunicação do MEC, uma campanha em nível nacional deve começar ainda este semestre para estimular a adesão de mais municípios e estados. O programa também capacita professores e gestores e cabe às escolas escolher a forma de uso dos computadores. Cada equipamento tem quatro gigabytes de armazenamento, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 quilograma. O computador é equipado para rede sem fio e conexão de internet, além de itens de segurança.
Interesse
Devido à importância dessa tecnologia no aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, oferecendo infraestrutura, capacitação e oferta de conteúdos educacionais, Reis questiona a Prefeitura se já houve adesão ao programa. Caso positivo, pede cópia do termo de adesão. No caso de a Prefeitura ainda não ter aderido ao Prouca, o vereador quer saber quais os motivos que levaram o município a não se interessar pelo programa.
“Acredito que nosso município possa ser pioneiro em trazer esse programa para a região. Tenho procurado, em vários requerimentos, mostrar as ferramentas que os governos Federal e Estadual disponibilizam aos municípios. Esse é mais um programa interessante” Reis lembrou que em 2009, junto como colega de bancada, o vereador Amilton Pacheco, foi obtida por intermédio de emenda parlamentar do então deputado federal Márcio França, atual secretário de Turismo do Estado de São Paulo, verba de R$ 500 mil referente ao Programa Cidade Digital para instalação de internet gratuita e aquisição de lousas digitais interativas. “Acredito que possamos contar com o benefício este ano”, afirmou Reis que também defende a adesão ao Prouca como mais uma ferramenta importante de inclusão digital nas escolas públicas.
Apesar de ter apoiado o requerimento, a vereadora Solange Ramos questionou a falta de monitores. “Temos computadores ao longo do município jogados em salas fechadas e não temos monitores. Para que mais computadores? “A vereadora está coberta de razão, mas trata-se de um projeto diferenciado com objetivo específico. Os jovens conhecem essa ferramenta mais do que a gente”, afirmou Reis. Ele frisou a necessidade de proporcionar aos alunos alternativas para melhorar o aprendizado e, consequentemente, os índices de avaliação do ensino no município