quarta-feira, 8 de junho de 2011

II Fórum Regional de Educação Ambiental  do Litoral Norte
 abordará recursos hídricos e resíduos sólidos

Jovens também apresentarão propostas de ações
ambientais. O fórum é aberto a toda sociedade

“Água e Lixo o que eu tenho a ver com isso?”, é o tema do II Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte que será realizado nos próximos dias 9 e 10, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). A organização está a cargo do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT-EA) coordenado por Inaê Araujo, membro da Secretaria Executiva do CBH- LN. O fórum tratará dos assuntos Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos com o objetivo de fomentar o debate para redução da produção de lixo e do consumo indiscriminado, abordando a responsabilidade de cada um. O programa é aberto a toda sociedade.
No Litoral Norte são gerados 107,8 toneladas/dia de resíduos sólidos fora da temporada provocando sérios problemas socioambientais e de saúde pública. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) ficará proibido, a partir de 2014, dispor em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo passível de reciclagem ou reutilização. Assim, municípios brasileiros terão de criar Planos Municipais de Resíduos Sólidos, tendo como conteúdo mínimo, dentre outras ações, metas de redução, reutilização, reciclagem, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final adequada. Ainda, conforme a lei, no gerenciamento de resíduos sólidos deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.
Durante o II Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte haverá concurso de fotografia destinado desde o ensino infantil até o corpo docente. Todo o material foi analisado por profissionais de fotografia. Os primeiros e segundos lugares de cada categoria serão premiados e as imagens expostas no site do CBH-LN. Também haverá mesas-redondas, mostra de trabalhos feitos por escolas da região e, ainda, o Fórum da Juventude. Será exibido o curta-metragem infanto-juvenil “A Menina do Mar”, com direção e roteiro de Mauro D’Addio. No elenco estão os atores Talita Olivieri, Cleiton Vieira, Bruno Autran, e Chico Américo.
Criado em 2 de agosto de 1997, o CBH-LN responde pela gestão dos recursos hídricos dos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Desde então, o comitê tem promovido diversos programas para discussão de temas relacionados a recursos hídricos, saneamento básico, zona costeira, entre outros.

Patrocínio e apoiadores: O II Fórum Regional de Educação Ambiental conta com os seguintes patrocinadores: Supermercado Shibata; Solvi Engenharia; Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Colégio Técnico Dom Bosco, Restaurante Caiçara’s. Apoios: ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública), Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, Governo do Estado de São Paulo, Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Jornal Imprensa Livre, Guarini Produtos e Serviços - Casas, Jardins e Piscinas, Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, ECA/USP, E.E Colônia dos Pescadores, Centro Universitário Módulo. Mais informações são fornecidas pelo fone (12) 3832-3816 do CBH-LN o pelo site www.cbln.com.br.

Confira a programação
9 de junho

8h30: Solenidade de abertura com a participação de autoridades dos quatro municípios da região. Palestra de Maria Luiza Camargo, da ASSU (Associação Sócio-Ambientalista Somos Ubatuba).

9h: Exibição de documentário sobre todo o roteiro do lixo no Litoral Norte.
9h30: Premiação do Concurso de Fotografia
10h15: Mostra de trabalhos de escolas até 17h30

10 de junho

8h30: Mesa-redonda “Política Nacional de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental”, com a participação de Sylvio do Prado Bohn Junior, engenheiro da Cetesb e secretário-executivo do CBH-LN, que trará panorama do lixo no Litoral Norte; Ariovaldo Caodaglio, da ABLP, que apresentará a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua interface com a educação ambiental; e Rachel Marmo Azzari, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, trazendo a importância da educação ambiental na gestão dos resíduos sólidos

10h: Exibição do curta-metragem “A Menina do Mar”
10h30: Mesa-redonda “Mídia e Consumo Sustentável”, com a professora Daniela Regina da Silva, do Centro Universitário Salesiano (SP), Rafael Vianna, que atua na edição do programa Planeta Vanguarda, e o repórter Leonardo Rodrigues, do jornal impresso Imprensa Livre.
13h30: Mesa-redonda com tomadores de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) sobre Projetos de Educação Ambiental do Litoral Norte. Discussão sobre aprendizados e resultados e dos projetos.
15h: Encerramento. Será apresentado resumo de todo conteúdo exposto e discutido por equipe de observadores, coordenada por Denise Formaggia, engenheira sanitarista da Secretaria da Saúde do Estado, e membro da CT-SAN (Câmara Técnica de Saneamento) do CBH-LN, além da leitura da carta de ecocompromissos elaborada pelos jovens, durante o Fórum da Juventude.

Local: Teatro Mário Covas (Caraguatatuba)



II Fórum da Juventude debaterá meio ambiente e sustentabilidade

Jovens elaborarão documento com sugestões
para melhoria da qualidade de vida

O Fórum da Juventude do Litoral Norte que terá como tema “Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade” será realizado no próximo dia 10 das 8h30 às 16h15, no Teatro Mário Covas, Caraguatatuba, paralelo ao II Fórum de Educação Ambiental. O objetivo é potencializar a formação, participação e ação dos jovens do Litoral Norte como atores estratégicos para o enfrentamento da crise socioambiental global e a criação de sociedades sustentáveis. Este fórum terá espaço para o jovem se apropriar de instrumentos de gestão de políticas públicas da juventude, praticar cidadania e se organizar para debater questões socioambientais e culturais que ultrapassam os muros da escola.
Conforme o GTEA (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental), a programação incluirá conteúdo sobre o potencial da mídia para mobilização social em defesa do meio ambiente por meio da educomunicação; ideias dos jovens a respeito de como construir a sociedade sustentável, além da elaboração de propostas de ecocompromissos dos jovens desta região. O Fórum da Juventude é destinado aos estudantes do ensino médio dos quatro municípios.
Serão realizadas as oficinas “Educomunicação”, com a professora Silene Lourenço, do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA - Escola de Comunicação da USP, e com participação dos alunos da Escola Colônia dos Pescadores de Caraguatatuba que já desenvolvem trabalho sobre este tema, e a oficina “Jornal Mural”, com Janaina Pereira, do Centro Universitário Módulo.
Ainda serão debatidas várias questões referentes ao Litoral Norte buscando respostas para a questão: “Como você pode contribuir para aprimorar a qualidade de vida do seu bairro, escola, município?”. Esta atividade resultará na Carta de Ecocompromissos dos Jovens do Litoral Norte.

Agenda do Fórum da Juventude

8h30: Boas-vindas e visita à exposição das escolas;
9h: Abertura com Banda X²;
9h15/12h30: Oficina de Educomunicação – Escola Colônia dos Pescadores e Jornal Mural - Módulo;
13h/14h: Intervalo para almoço;
14h/16h: Elaboração da Carta Ecojovem;
16h15: Leitura da Carta no Auditório e encerramento com Banda X²

Local: Teatro Mário Covas (Caraguatatuba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário