segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Reis pede atenção para Vila Sahy

Em requerimento, vereador volta a solicitar manutenção
 no campo de futebol e troca de luminárias 

Com o objetivo de proporcionar segurança à comunidade da Vila Sahy, principalmente as crianças que utilizam, diariamente, o campo de futebol do bairro, único espaço de lazer para essa população, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), voltou a solicitar atenção especial da Prefeitura para manutenção do local e troca de luminárias na avenida Sahy, reivindicações constantes dos moradores. Os mesmos pedidos foram feitos pelo vereador em proposituras apresentadas este ano.
Os serviços de manutenção no campo de futebol foram reivindicados em 11 de junho pela indicação nº 425. Já o pedido para troca das lâmpadas queimadas na avenida Sahy é anterior e foi solicitado pela indicação nº 228, de 9 de abril. Como não houve atendimento à comunidade, o vereador voltou a reiterar atenção da administração municipal. “O campo não é apropriado, mas é a única opção de entretenimento e lazer para a comunidade e as crianças do bairro. É necessária manutenção constante e a troca das luminárias para dar mais segurança à população”, explica Reis. Além disso, com iluminação adequada o campo poderia ser utilizado também à noite para diversão dos moradores.
Quem passa pela Vila Sahy e vê as crianças brincando, observa a total falta de condições de uso do campo que necessita de melhorias. Atualmente só da para brincar, uma vez que competições e jogos ficam inviáveis com apenas um alambrado. O outro está quebrado e jogado ao chão há algum tempo. Há também bueiros quebrados e abertos na área do campo, o que é perigoso para a segurança da criançada. Isso, sem contar a falta de iluminação, de equipamentos adequados e material como bolas de futebol. Mesmo assim, os meninos improvisam suas jogadas e tentam se divertir com o que está à disposição, mesmo de forma insegura. 



Fotos: Rosangela Falato
Imagens do campo de futebol na Vila Sahy: bueiros com tampas quebradas e alambrado no chão. Mesmo assim, crianças brincam, apesar da insegurança em função da falta de manutenção

INDICAÇÕES

Limpeza
Em indicações apresentadas na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Reis solicitou serviços de manutenção e limpeza das ruas na Vila Sahy, Costa Sul do município. Ele também pediu á Prefeitura a possibilidade de realizar manutenção e retirada de caixas e entulhos jogados na esquina das ruas Itabira com Maria Ap.Moura, em Boiçucanga.

Saúde
Em outra indicação, Reis pediu gestões do Executivo junto à Secretaria de Saúde para realização de campanhas de esclarecimento à população sobre cuidados básicos durante períodos de seca para evitar problemas à saúde da população. Em sua justificativa, utilizou informações publicadas na imprensa local em que a Somar Meteorologia explica que, diferente do outono, o inverno mostra-se bem mais seco e o acumulado de chuva é nulo em boa parte do estado de São Paulo, o que provoca problemas de saúde na população. Daí a necessidade de esclarecimentos para evitar problemas comuns nessa época do ano, afirmou Reis.

Pesquisa do Instituto Polis é tema de trabalho do vereador José Reis

Em requerimento, ele pede informações sobre acompanhamento da Prefeitura em relação ao Diagnóstico Urbano Socioambiental de São Sebastião 
 
O resultado do Diagnóstico Urbano Socioambiental, que integra a primeira etapa do Projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social, realizado pelo Instituto Polis, com apoio da Petrobras, nas 13 cidades que compõem as regiões da Baixada Santista e Litoral Norte, foi tema de trabalho do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), em requerimento aprovado na última sessão da Câmara Municipal. O vereador solicitou informações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, sobre acompanhamento dos estudos, uma vez que matéria recente publicada no Jornal Imprensa Livre, apontou as primeiras avaliações da pesquisa referentes aos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga.
Os dados apresentaram alta informalidade nas relações de trabalho, problemas habitacionais decorrentes do aumento de ocupações irregulares e análise da cobertura vegetal proporcional de Mata Atlântica em todo o Estado, sendo que São Sebastião registrou 72%, o menor índice de cobertura entre as cidades do Litoral Norte e Bertioga. O estudo procura elaborar diagnóstico completo dos problemas enfrentados pelos municípios, índices de crescimento e até as possíveis dificuldades em relação a vários empreendimentos previstos para a região.
Pela importância da pesquisa, o vereador acredita ser necessário acompanhamento de todos os estudos, pois os dados serão fundamentais para direcionar o planejamento dos municípios. Por esse motivo, Reis pediu informações ao secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, se o município tem detalhes do diagnóstico socioambinetal em relação às devolutivas do Litoral Norte e, caso positivo, como tem sido a contribuição da administração para a pesquisa do Instituto Polis. Segundo Reis, o estudo possibilitará projetar melhor o desenvolvimento da cidade e contribuirá para melhoria da qualidade de vida da população a partir das análises dos problemas enfrentados atualmente, principalmente nas áreas social e ambiental, e da procura por soluções das demandas atuais e futuras.