quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


RecadosOnline.com


Abastecimento de água no verão preocupa vereador Reis

Parlamentar pede informações à Sabesp sobre cronograma 
de investimentos para atendimento na temporada

Se o outono é um termômetro de como será o verão, moradores e milhares de turistas que frequentam o Litoral Norte podem se preparar para encarar altas temperaturas e problemas decorrentes dessa época do ano. Entre eles, o aumento significativo no consumo de água, o que preocupa o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Esse tema foi abordado em requerimento na última sessão do Legislativo, terça-feira, 11, em que o vereador questiona a Superintendência Regional do Litoral Norte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre cronograma de investimentos para atendimento na temporada.
Em documento encaminhado ao superintendente regional da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, Reis argumenta que, além do aumento na demanda, natural nessa época do ano, alguns bairros da cidade, principalmente na região da Costa Sul, ainda enfrentam problemas de abastecimento de água. Isso, apesar de todos os investimentos da estatal em obras de abastecimento e saneamento básico, de maneira geral, que incluem instalação de redes coletoras e Estações de Tratamento de Esgotos no município.
De acordo com Reis, há bairros que enfrentam pendência judicial e não são atendidos pela Sabesp. É o caso das praias de Cambury, Camburizinho e Baleia. As obras da estatal previstas para atender essa região, um dos locais mais valorizados do Litoral Paulista, estão embargadas desde 2007 por ocuparem área particular. Moradores da região entraram em contato com o vereador solicitando informações mais detalhadas sobre os motivos que impedem a Sabesp de atendê-los e cobram soluções, explicou Reis.
Por esses motivos, ele solicita da Sabesp dados do cronograma de atendimento neste verão, dos investimentos feitos para evitar problemas no abastecimento e uma relação das obras realizadas no município pela estatal. No caso das praias de Cambury, Camburizinho e Baleia, com pendência judicial, o vereador questiona se houve avanços em relação ao processo e quais seriam as alternativas de atendimento nessa região. Outra preocupação do vereador é se existem campanhas de orientação junto à comunidade e turistas durante o verão para evitar o desperdício desse precioso recurso natural que está tão escasso.

INDICAÇÕES

Manutenção

Em indicações apresentadas na última sessão dessa legislatura, na terça, 11 de dezembro, o vereador José Reis pediu ao Executivo serviços de retirada de lixo, limpeza e manutenção de praças e vielas que ligam a avenida Guarda Mor Lobo Viana com as praias, na região central do município, e nas vias públicas de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, principalmente na região central, para retirada de caixas e entulhos que prejudicam o acesso das pessoas e de veículos em determinados trechos.

Iluminação 

Também em indicação, Reis solicitou á Prefeitura a possibilidade de realizar estudos para providenciar iluminação no trecho entre a saída da balsa São Sebastião/Ilhabela que liga á Rua ad Praia, no Centro Histórico. Nesse mesmo local, há intenso movimento pois funciona, temporariamente, o atendimento de empresas de ônibus em função das obras do Terminal Rodoviário.
Além do movimento normal, o fluxo aumentará com os turistas no verão. A referida ligação, desde as paradas dos ônibus, na saída da balsa, até a Rua da Praia, é totalmente escura, o que causa insegurança principalmente para quem depende de condução à noite. Daí, a necessidade desse trecho ser iluminado com urgência até por ser ligação importante com o Centro Histórico do município.

Ciclo de Análises

 O vereador José Reis solicitou que a Prefeitura faça gestões junto ao Sebrae - Núcleo São Sebastião, no sentido de divulgar a abertura de inscrições para o 1º Ciclo de Análises 2013 do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O tema trata das propostas de financiamentos de projetos de pesquisa que podem ser apresentadas por pesquisadores vinculados às empresas de pequeno porte (até 250 empregados) com unidade de pesquisa em desenvolvimento no Estado de Sâo Paulo.
Estão reservados R$ 20 milhões para atendimento às propostas selecionadas. As apresentações devem ser feitas até 1º de fevereiro. No próximo dia 20, haverá reunião técnica, das 9h às 12h, no Auditório da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aos interessados em participar das chamadas. Mais informações: (11) 3838-4216 / 3838-4362.

Dança MIS

Também em indicação, o vereador José Reis pediu à Prefeitura gestões junto à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) para divulgar a abertura de inscrições da convocatória do Dança MIS, do Museu da Imagem e do Som, para dançarinos, coreógrafos e profissionais ligados à dança em todo o país. Programa mensal do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, com curadoria de Natalia Mallo, o Dança MIS leva ao público performances e sessões de videodança.
Em 2013, a programação abrigará até dez trabalhos selecionados por meio de convocatória. Com entrada gratuita, as apresentações acontecerão entre março e dezembro. Podem participar projetos de artistas de qualquer área dentro da linguagem da dança, sem restrições de técnica, estilo ou escola. A prioridade é para trabalhos que integrem a dança à linguagem audiovisual em qualquer suporte (vídeo, fotografia, novas tecnologias, games, entre outros. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 31 de janeiro pelo e-mail dancanomis@mis-sp.org.br.