segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto prevê criação do Conselho Municipal de Participação da Comunidade Nordestina


Proposta do vereador José Reis, aprovada pela Comissão de Justiça da Câmara, entra na ordem do dia na sessão desta terça-feira

Estabelecer diretrizes, levar propostas e promover atividades, em todos os níveis da administração municipal, direta e indireta, que visem a defesa dos direitos da Comunidade Nordestina para sua plena inserção na vida social, econômica, política e cultural da cidade. Esse é um dos objetivos propostos no Projeto de Lei nº 63/2010, de autoria do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), que institui o Conselho Municipal de Participação da Comunidade Nordestina. O projeto está previsto para entrar na ordem do dia durante os trabalhos da sessão desta terça-feira, 14. Na última semana, os vereadores aprovaram o parecer da Comissão de Justiça favorável á sua tramitação por se encontrar “em conformidade com a legislação vigente não contendo vícios de ilegalidades”.
Entre as atribuições previstas para o conselho, está o assessoramento ao prefeito municipal na emissão de pareceres, encaminhamento de sugestões e acompanhamento da elaboração e execução de programas de governo relativos à Comunidade Nordestina com o propósito de defender seus direitos e interesses. Também consta do projeto encaminhar á Câmara Municipal propostas de natureza legislativa que visem assegurar e ampliar os direitos da comunidade, além de desenvolver estudos, debates e pesquisas relativos a problemas específicos e promover a comemoração de todos os eventos ligados a seus interesses, em especial nas áreas artística, cultural e histórica do Nordeste do Brasil.
De acordo com o Projeto de Lei, o conselho será composto por 11 membros e 5 suplentes nomeados pelo prefeito e escolhidos entre os cidadãos com participação e reputação na Comunidade Nordestina, sendo consultados, previamente, a Câmara Municipal, os movimento e entidades da própria comunidade. Os integrantes serão empossados pelo prefeito e deverão eleger o presidente e secretário na primeira reunião do conselho. As funções não serão remuneradas e o mandato será de dois anos proibida reeleição.