quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Você sabe que dia é hoje?


20 de outubro:
Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

20 de outubro foi institucionalizado como o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, porque foi a data em que foi decretada a sentença de morte contra um controlador considerado culpado de um acidente aéreo que vitimou cerca de 200 pessoas como consequência de um erro humano.
O controlador de tráfego aéreo é uma profissão bastante exigente. Seu nível de responsabilidade no plano internacional é muito elevado principalmente por lidar diariamente com vidas humanas. A seleção e a preparação dos profissionais são rigorosas. Devem beneficiar cursos de atualização e superação constantes, a fim de estarem física, psicológica e intelectualmente preparados para a árdua tarefa.
Os meios e sistemas disponibilizados são constantemente aperfeiçoados na perspectiva de aumentar a segurança de todos e por esse motivo desempenham um papel importante..De maneira geral, a atividade dos controladores aéreos é pouco visível, mas esses quadros fazem parte da espinha dorsal dos Serviços de Navegação Aérea.
Eles trabalham em colaboração estreita com outros técnicos para garantir eficiência e segurança no movimento das aeronaves em terra e no ar. A segurança dos voos sob a sua responsabilidade é a principal responsabilidade do controlador aéreo. Ao mesmo tempo, devem fazer com que o fluxo do tráfego aéreo seja ordenado e relativamente rápido, trabalhando com os pilotos das aeronaves e outros técnicos do ramo aéreo.

Fonte: www.correiodasemana.info

Dia do Arquivista

Arquivista é a pessoa encarregada de um arquivo. Chama-se arquivo o lugar onde se recolhem e guardam documentos escritos; cartório, depósito. Portanto, arquivar significa colocar e conservar numa mesma ordem, devidamente classificados, toda correspondência, documentos e outros papéis relacionados com um indivíduo ou uma firma, com certa decisão geográfica, ou sobre determinados assuntos, de tal forma, que estejam protegidos contra deterioração, destruição ou perda e, ao mesmo tempo, facilite a localização e manejo desses documentos.
Etapas do arquivamento: seleção, classificação e codificação.
Tarefas do arquivista: selecionar, codificar, arquivar, dar busca à documentação, conservar documentos e processos, mantendo o arquivo organizado e atualizado, fazer a transferência de documentos, controlar a saída de documentos do arquivo. É preciso que o arquivista seja uma pessoa responsável pela seleção, e conheça plenamente o funcionamento da organização para a qual trabalha.

Fonte: Planeta Educação

2º Glorifica Litoral continua com muitas atrações


Com grande público desde a abertura, o 2º Glorifica Litoral, que acontece na Rua da Praia, traz nesta quarta-feira, dia 20, a mensagem do pastor Arlindo Theodoro que já palestrou em diversas partes do mundo como Europa, Ásia e África onde gravou o DVD “Cruzada Internacional África” na cidade de Maputo-Moçambique.
Com 30 DVD`s produzidos, destacam-se “A última grande transferência de riquezas” (2006), “Conferência pela paz em favor da vida” em (2007) e o “Congresso Internacional Gideões Missionários da Última Hora”, gravado em Camboriú (SC). Autor de mais de 250 composições, pastor Theodoro é cantor e lançou vários CD´s. Entre eles, “Janela do Viver” (1997), “Oração pela Família” (1998), e “Eu só vou pensar em Deus” (2004). No meio literário o pastor tem publicado algumas obras a exemplo dos livros “Guerra e Festa” (2002), “Cristianismo de Fachada” (2005), ambos best-sellers, e “In versus” (2007), lançado na Bienal Capixaba do Livro. Os shows acontecem a partir das 19 horas.

Confira a programação:

Quinta-Feira (Dia 21)
Pastor Gilmar Santos

Sexta-Feira (Dia 22)
Nívea Soares e Pastor Deivisson Carvalho

Sábado (Dia 23)
Elaine de Jesus e pastores Valdemiro Santiago (à tarde) e Marcelo Oliveira (à noite)

Domingo (Dia 24)
Fernanda Brum e Pastor Antônio Cirilo (Santa Geração)

Mais informações: www.glorificalitoral.com.br

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Fotos: Luciano Vieira/PMSS

Cinema de graça em Juquehy nesta quarta-feira


O projeto “Cinema na Quadra” acontece nesta quarta-feira, dia 20, na quadra poliesportiva de Juquehy, ao lado da Emei “Branca da Neve” (em frente à delegacia). Serão exibidos, gratuitamente, a partir das 19 horas, os filmes “A Bela Adormecida” e “Dois Filhos de Francisco”.
O projeto é organizado pela Associação Comunitária Amigos de Juquehy (Samju) em parceria com as escolas municipais “Branca de Neve” e Juquehy, além do Projeto Ercílio, de Boiçucanga, com apoio da Prefeitura Municipal. Durante a exibição, a Samju distribui algodão doce e pipoca para a criançada.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Ricardo Faustino/PMSS