terça-feira, 30 de março de 2010

Serviços de drenagem em rua geram reclamação de moradores

Os moradores da Rua Antonio Ledo dos Santos, em Boiçucanga reclamam dos problemas enfrentados em conseqüência dos serviços de drenagem feitos na referida via pública, eles alegam que os bueiros estão entupidos e com as chuvas, as casas são prejudicadas.

A reivindicação foi apresentada durante a última sessão pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), ele alega que o serviço de drenagem é insuficiente para a demanda de água.

Reis pergunta ao prefeito se existe prazo legal para acionar a empresa que realizou a obra na administração passada.

Ele também quer saber o que a administração poderá fazer para solucionar o problema e o prazo para a resolução.

Aterro e construção de valetas – Em outro documento, Reis solicita melhorias no leito carroçável da via pública conhecida como Travessa Jorge, em Barra do Sahy, com a colocação de aterro e construção de valetas para drenagem da água. FONTE:CMSS

Reis quer apoio do município ao projeto SOS Juçara






O vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) está questionando à administração municipal sobre a existência de apoio ao projeto SOS Juçara, voltado à preservação da palmeira juçara, quase extinta pela ação predatória e criminosa dos extratores de palmito.

Na opinião dele, a espécie sendo preservada e conscientizando à população da importância da utilização da palmeira de forma menos agressiva, essa ação poderá gerar rentabilidade.

Reis enviou um requerimento ao prefeito solicitando a realização de ações que possam preservar o fruto.

O que é o projeto SOS JUÇARA - O projeto SOS Juçara nasceu da necessidade de preservar a palmeira Juçara (Euterpe Edulis) da sua extinção pela ação predatória e criminosa dos palmiteiros.

O engenheiro agrônomo, Maurício Rubio, responsável pelo escritório da CATI São Sebastião, e o ambientalista Luiz Guimarães, diretor presidente do Instituto Movimento Levanta Ribeirão, se uniram para juntos iniciarem esta cruzada em benefício da preservação desta espécie, de importância vital a sustentabilidade do bioma da Mata Atlântica.

Em 2005, iniciou as ações consistindo de palestras nas escolas municipais, comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas com o objetivo de educar, conscientizar e propor alternativas de utilização da palmeira de uma forma menos agressiva, e com maior rentabilidade econômica, utilizando parte dos frutos para a industrialização e transformação em polpa, sorvetes, sucos, geléias, cremes e outros afins.

Com isto contribui, substancialmente para a diminuição do corte clandestino da extração do palmito para fins comerciais e melhoria da qualidade de vida.
Paralelamente iniciou-se um ciclo de participações em feiras, exposições e torneios esportivos nacionais e internacionais.
Nativa da Mata Atlântica desde o Rio Grande Sul até o Maranhão, estendendo-se pelo Interior de São Paulo (PR) até o Pantanal (MS) e países como Paraguai, Bolívia e Argentina.
Características: Árvore da espécie palmácea que atinge até 15 metros possuindo estirpe e produzindo até 3 ciclos de frutos anualmente.
O aproveitamento da árvore é bastante proveitoso, desde a raiz (chás, remédios), cerne (estacas e vigamento), folhas (cobertura e artesanato), frutos (polpa) e palmito (culinária).

Propriedades Nutricionais:

Potássio
Magnésio
Vitaminas E
Ferro
Autogianinas
Tocorefol

Suas propriedades nutracênticas trazem os seguimentos benefícios à saúde:

* Excelente antioxidante natural, importante no combate aos radicais livres.
* A grande quantidade de fibras facilita o trânsito intestinal.
* Favorece a circulação sanguínea.
* Consumido juntamente com vitamina C oferece grande quantidade de fósforo e ferro, necessárias a boa função cerebral e sanguínea.
* Excelente energético natural para pessoas que exercem funções de stress físico e mental.

Fonte: CMSS