quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reis defende criação de Banco de Sangue Regional

Vereador pede informações sobre demanda e possibilidade de se manter o serviço para atendimento às cidades do Litoral Norte

A necessidade de se criar um Banco de Sangue do Litoral Norte foi defendida pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PPS) na sessão da última terça-feira, 14, em requerimento aprovado em plenário. Ao citar a importância e sucesso das campanhas e doação de sangue realizadas em São Sebastião, ele lembrou que todo o material colhido é destinado ao Hemonúcleo de Taubaté. Ele responde pelo fornecimento aos quatro municípios da região que, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contam com 281.778 habitantes.
Em 10 anos, a população no Litoral Norte cresceu em 57.121 pessoas. Na temporada de verão e feriados prolongados, o número aumenta sensivelmente com milhares de turistas espalhados por São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, sendo necessário oferecer infraestrutura e atendimento adequados, inclusive emergenciais.
Segundo o vereador, a instalação de um Banco de Sangue Regional é hoje uma necessidade que já foi apontada pelo especialista em Hematologia e Hemoterapia, Leonel Nulman Szterling, fundador e membro do Conselho Deliberativo do Centro de Hematologia de São Paulo. Em matéria publicada no site da Prefeitura de São Sebastião sobre a campanha de doação de sangue, que seria realizada dia 2 de fevereiro, ele apontou a importância de se criar um Banco de Sangue para atender aos quatro municípios. “Por não possuirmos um Banco de Sangue na região, temos de nos deslocar várias vezes por semana para trazer bolsas de sangue de Taubaté. E isso acarreta uma série de complicações como demora no atendimento e aumento de custos, entre outros problemas”, declarou o médico sugerindo a cidade de São Sebastião como sede do Banco de Sangue Regional.
Após ter participado da campanha, o prefeito Ernane Primazzi também evidenciou a necessidade de se criar essa unidade como “emergencial para a região”, frisou em matéria publicada no site da Prefeitura. O vereador comentou essas declarações para mostrar a importância do serviço. Por isso, solicitou informações à Prefeitura e ao secretário de Saúde do Município, Aldo Conelian Júnior, sobre a demanda atual, os requisitos necessários para instalação de um Banco de Sangue Regional e quais as dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Saúde e Hospital de Clínicas de São Sebastião pela falta desse serviço frente à necessidade imediata de bolsas de sangue.
O vereador também quer saber se o município registrou casos graves com pacientes por falta de bolsa de sangue e que poderiam ser revertidos caso contasse com o Banco de Sangue na região. “Peço o empenho da Administração e do secretário de Saúde, Dr.Aldo, para que possamos discutir o assunto e deixar esse Banco de Sangue aqui no município. Sabemos que há uma deficiência muito grande por conta dos gastos com deslocamento e demora no atendimento. Com o Banco de Sangue aqui poderíamos economizar e atender melhor nossos munícipes. Esse é um dever nosso. O prefeito se posicionou a favor. Portanto, nada mais justo do que tratar desse assunto no plenário e lutar para que o material colhido aqui, nas campanhas, fique em nossas cidades para tornar mais rápido e eficaz os atendimentos emergenciais”, explicou Reis.