sábado, 19 de março de 2011

São Sebastião: 375 anos

Acompanhe as próximas inaugurações

Março

Dias

19 10h00 Ruas Vila Sahy
21 16h00 Escola Juquehy
22 15h00 Escola Cambury (Sertão)
23 15h00 Escola Joana Alves dos Reis (C. Mar)
24 18h00 Rua Felinto de Almeida (Jaraguá)
25 17h30 Ruas de Toque Toque Grande
26 16h00 Escola de Boiçucanga
28 18h00 Rua Oceanidas (Canto do Mar)
29 16h00 Cras (Topolândia)
30 15h00 Creche (Topolândia)
31 17h00 ESF (Cambury)
Abril

01 18h00 Rua Santa Mônica (Cigarras)
02 16h00 Abrigo Batuíra (São Francisco) *
04 18h00 Rua Euclides da Cunha (Canto do Mar)
05 18h00 Ruas Primavera e do Boi (Boiçucanga)


Obs: Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura
de São Sebastião (sujeitas a alterações)

Reis elogia pacote de obras e pede “um olhar diferente” para a Costa Sul


Em pronunciamento na Tribuna, dia 15, vereador solicitou mais investimentos na região e retomada de cursos profissionalizantes com o Senai
O pacote de obras que começou a ser inaugurado pelo prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi dia 14, em homenagem aos 375 anos de emancipação político-administrativa do Município, se estenderá até 5 de abril com total de 28 inaugurações. O trabalho da administração, iniciado com a entrega da pavimentação de três ruas em Boiçucanga, e que será encerrado com a inauguração de mais uma via pública no bairro dia 5, foi elogiado pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) que tem participado de várias solenidades. No entanto, ao usar a Tribuna na sessão da Câmara Municipal, no último dia 15, ele também pediu ao chefe do Executivo mais investimentos na região e que a administração tenha “ um olhar diferente” com a Costa Sul, principalmente em relação às obras de infraestrutura básica.
“Nossa cidade está ganhando diversas obras importantes para a população. Isso mostra que a administração está empenhada em melhorar a cada dia. São obras de impacto que vão proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas. Por isso, peço ao prefeito que, terminando essa frente, ele possa investir no sistema viário da Costa Sul, em sinalizações e acessos porque ainda temos muitas ruas sem calçamento, estrutura e condições precárias em todos os bairros da região”, afirmou Reis, lembrando que esses serviços beneficiarão não somente os moradores, mas valorizará o turismo.
Durante pronunciamento na Tribuna, o vereador também solicitou a construção do Portal na entrada de Boracéia e citou a importância do trabalho da Polícia Militar do Litoral Norte, que manteve uma base na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), até o fim do Carnaval, o que inibiou ações de marginais e registros de assaltos e furtos garantindo segurança aos moradores e visitantes. Esse também foi um dos motivos, além do aspecto turístico, para a necessidade de implantação do Portal em Boracéia. Na área de qualificação de mão-de-obra especializada, que também é necessária para o bom atendimento do trade turístico, Reis defendeu a retomada de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), como havia no passado, para realização de cursos profissionalizantes visando gerar emprego e renda à população.

Imagens das comemorações em 16 de março, na Rua da Praia e
Secretaria de Cultura









Solenidade de Hasteamento das Bandeiras, dia 16 de março, em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa de São Sebastiãos


Obras na Costa Sul

Ao participar da inauguração da pavimentação e drenagem de ruas em Boiçucanga, dia 14, Reis destacou a necessidade das obras para a comunidade. Foram entregues as ruas Edgard Roque Fernerich, onde ocorreu a solenidade oficial, a das Pousadas e das Pedras. Para o bairro ainda estão previstas entregas da escola, Ginásio de Esportes remodelado e reestruturado, como afirmou o prefeito Ernane Primazzi, e mais duas ruas, da Primavera e do Boi marcadas para encerrarem as inaugurações dia 5 de abril.
Durante o evento, o prefeito convidou a comunidade a participar de audiência pública sobre a instalação do Hospital de Clínicas da Costa sul, que será construído em Boiçucanga. A audiência será no próximo dia 21, na Praça Pôr-do-Sol. “É muito importante a participação de todos para que possam compreender o tamanho da benfeitoria que a comunidade será contemplada”, disse Ernane. Ele também inaugurou, na região, a Escola Edileuza.Brasil, em Maresias, na quinta-feira, 17, e sábado, dia 19, a partir das 10 horas, serão entregues as ruas da Vila Sahy, em Barra do Sahy.
A região também ganhará a Escola de Juquehy, dia 21 (16h), a de Cambury no dia seguinte (15h), pavimentação de ruas em Toque Toque Grande dia 25 (17h30) e a Escola de Boiçucanga dia 26 (16h), além do novo prédio da unidade de saúde, o ESF de Cambury, dia 31 (17h). As solenidades terminam dia 5 de abril também na região com a entrega das ruas Primavera e do Boi, em Boiçucanga (18h). Como vereador atuante na região,Reis parabenizou a administração pois, como afirmou, “a Costa Sul só tem a ganhar com essas obras tão importantes e de impacto para a nossa sociedade”.


Pavimentaçao de ruas da Vila Sahy devem ser entregues neste sábado,
a partir das 10 horas


Reis participa da inauguração da maior escola do município



Depois de participar da solenidade oficial em comemoração aos 375 anos de emancipação político-administrativa, dia 16, a partir das 8 horas, na Rua da Praia, com hasteamento das bandeiras, execução dos hinos Nacional e Municipal pela Banda Municipal “Maestro Manoel ladislau de Mattos”, sob a regência do maestro Almir Clemente, e desfile da Guarda Civil Municipal, acompanhada da Guarda Mirim de Ilhabela, foi a vez de o vereador José Reis conhecer a maior unidade de ensino do município. Às 11 horas, o prefeito inaugurou a Escola da Topolândia que poderá virar referência e servir de modelo para a rede municipal de Educação.
Com capacidade para atender até 1.600 alunos do Ensino Fundamental ( 6 ao 9 ano), ela está situada no maior complexo populacional da cidade que abrange, ainda, os bairros de Olaria e Itatinga. Inicialmente deverão ser atendidos 1.100 alunos que serão beneficiados com um projeto arrojado que conta com 20 salas de aulas, espaços para informática, leitura, música, multimídia, laboratório de química e setor administrativo. Possui, ainda, o Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (Eape) para promover inclusão de alunos, salas de videoconferências e para execução de projetos sociais que visem gerar renda aos próprios estudantes




“Zelem por esse espaço que é de vocês.
Ele foi construído para educar seus filhos”

Em seu pronunciamento, Reis destacou a importância do trabalho da secretaria de Educação e principalmente de todos os profissionais do setor responsáveis por oferecer educação de qualidade. “É uma escola belíssima, um presente para os moradores da Topolândia, Olaria e Itatinga. Por ser educador e um representante desse povo, me sinto feliz em participar da inauguração de uma obra tão valiosa e importante, a maior escola da cidade que vai atender em torno de 1.200 alunos. Acho que a cidade está no rumo certo. A educação é prioridade em qualquer administração pública”, afirmou Reis. Ele também fez um pedido especial à comunidade: “temos um patrimônio valioso como esse, uma escola de alto padrão. Peço a todos que zelem por esse espaço que é de vocês. Ele foi construído para educar seus filhos. e, com certeza, educando seus filhos, vocês vão ter formadores de opinião. Parabéns a todos os educadores e espero que possamos atender aos anseios da nossa população”.
Após a inauguração, Reis acompanhou o prefeito, a primeira-dama Roseli Primazzi e a secretária de Educação Angela Couto em visita à unidade. Eles conheceram o elevador instalado para facilitar o acesso de portadores de deficiências físicas, visitaram salas de aula,o espaço “ Mãos que Criam: Oficina de Fuxico” destinado a trabalhos artesanais, com proposta de futuramente gerar renda aos alunos, e estiveram na sala de música onde até arriscaram alguns acordes nos instrumentos adquiridos pela Prefeitura para aulas de iniciação musical..



Salas de música, elevador para facilitar acesso aos deficientes físicos e sala de música da Escola Municipal da Topolândia

Fotos: Rosangela Falato

Reis ressalta importância de bens imateriais como patrimônio cultural


Vereador questiona sobre levantamento municipal de rico
patrimônio imaterial do município

Preservar as expressões e manifestações culturais que ainda são mantidas como tradições em São Sebastião, como, por exemplo, a Congada, Folia de Reis, Jongo, mas que poderiam ser tombadas e garantidas por lei para que não se percam com o tempo. Essa é a proposta do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) que pede ao Departamento de Patrimônio Histórico do Município informações se existe levantamento dos bens imateriais e trabalho que permita a preservação dessa cultura de raiz.
O trabalho foi apresentado no requerimento 126, aprovado na sessão do último dia 15 de março, em que o vereador elogia o desempenho do setor e também solicita dados sobre o que vem sendo feito em relação aos bens imateriais, uma vez que eles podem ser beneficiados pelo Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
Instituído pelo decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, o programa viabiliza projetos de identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio cultural. O objetivo é estabelecer parcerias com instituições dos governos Federal, Estadual e Municipal, universidades, organizações não-governamentais (ONGs), agências de desenvolvimento e organizações privadas ligadas à cultura, pesquisa e financiamentos.
Ao apresentar o requerimento na data em que se comemorou o Dia do Caiçara, Reis prestou homenagem aos responsáveis por manter essa importante cultura tradicional do povo sebastianense e de toda a região como exemplo de que os costumes, a prática de confecções de canoas, a pesca, canções e histórias dessa cultura devem ser mantidos para conhecimento e valorização das futuras gerações, assim como as demais manifestações. “Temos uma rica história, tradições mantidas por nosso povo que não podem morrer. Esses bens merecem ser protegidos por lei e consolidados como patrimônio imaterial”, afirmou Reis.

Gerações

Em seu requerimento, o vereador frisou que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial todas as “práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."; Esse patrimônio é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, sua interação com a natureza e sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Mais Cultura

Em outro requerimento, de nº 127, aprovado pelo Legislativo, Reis solicitou informações à Secretaria de Educação se o município participa de programas do Ministério da Cultura como o Mais Cultura voltado á valorização da leitura. Ele cita Ilhabela como exemplo, uma vez que a cidade participou de concorrência e foi contemplada pelo “Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura”, do Governo Federal. A Biblioteca Pública de Ilhabela passou a receber 12 publicações impressas, dos mais diversos segmentos da leitura, devido às ações realizadas pela Secretaria de Educação do Município. O benefício prossegue até janeiro de 2012.
Esse programa do Ministério possibilitou assinaturas anuais distribuídas, em todo o País, para sete mil Pontos de Cultura, Pontos de Leitura Bibliotecas Públicas com investimento total de R$.5,2 milhões, sem custos aos beneficiários, explicou a Prefeitura de Ilhabela. Reis quer saber se a a administração participou da concorrência. Caso contrário, o que impediu a realização nesse processo e se o município, por meio da Secretaria de Educação, conta com convênios ou projetos em parceria com o Ministério da Cultura.