sexta-feira, 5 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Fico muito feliz por conseguir fazer esta homenagem. Leiam o perfil da homenageada e a mensagem sobre o Iatismo e Simbologia da Vida:

SIBYLLE BUCKUP SULZBECK

Nasceu no dia 8 de março de 1939, em São Paulo.Estudou no Colégio Visconde de Porto Seguro e depois fez o curso de ciências sociais na Pontifícia Universidade Católica, também em São Paulo. Além disso freqüentou a Escola Panamericana de Arte e o curso de Administração e Marketing da FGV(Fundação Getulio Vargas). Casou-se em setembro de 1960 com André Sulzbeck.
Tiveram 3 filhos, ou seja: George (formado pelo ITA),Sonia ( Adminstração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas) e Claudia (formada em veterinária na Universidade Federal de Veterinária em Lages /Santa Catarina).

Trabalhou na ALPARGATAS, na SPEEDO, na STROKE, e na PROESA (International Management Group).

Em 1981 trabalhou com EDUARDO SOUZA RAMOS, na época presidente da Federação de Vela de São Paulo, fazendo com que voltasse exclusivamente ao mundo da vela.

Sibylle, desde pequena teve contato com o esporte. Como adolescente, fez parte do time principal de volleybal do Clube Atlético Paulistano e se dedicou com sucesso à vela – tanto em barcos monotipos ,multicascos bem como barcos de oceano.

Através da vela conheceu o Brasil,toda a sua costa e diversos países da Europa .

Estando intimamente ligada ao mundo do iatismo, criou, no final de 1972 – junto com seu amigo e campeão mundial Joerg Bruder, a classe optimist. Além de difundir este “pequeno grande barco” como diz Amyr Klink , por todo o Brasil, orientou escolas de vela para crianças e formação de flotilhas... O optimist, hoje em dia, é o barco mais difundido e reconhecido em todo mundo como o início de
qualquer atividade náutica para crianças. Robert Scheidt, Torbem Grael, Lars Grael, Bimba, Ronion Silva, e muitos outros campeões, aprenderam a velejar com ele.

Além de velejadora se dedicou ao aprendizado de regras de regatas e arbitragem das mesmas. Foi Race Officer de diversos campeonatos mundiais e brasileiros (optimist, HPE,Dingue, Holder, Hobie Cat 14 e 16, etc.)
Arbitrou regatas em toda costa brasileira e fez parte da equipe de juízes da raia olímpica de Kiel (Alemanha) , em Rosário (Argentina), no Paraguai.

Implementou a 1º regata Recife – Fernando de Noronha e todo Festival Hollywood de Vela.

Mas a grande espectativa foi atendida quando foi convidada pelo COB a fazer parte do time de juízes das regatas Pré Olimpicas e do Jogos PanAmericanos, em 2007, no Rio de Janeiro.

Foi proprietária de diversos barcos (Olimpico,Laser, Hobie Cat 14 e 16) e representou o Brasil (1978) no Campeonato Mundial da Classe 420, na Dinamarca.
Participou também do IYRU WORD Women’s Sailing Championship (1978)


Em março de 2004 mudou-se para São Sebastião tendo em vista que seus filhos se mudaram para fora de São Paulo e porque era chamada constantemente pela Federação de Vela do Estado de São Paulo para atuar como árbitra de regatas no Canal de São Sebastião.
Escolheu São Sebastião pela beleza de suas praias, a boa qualidade de vida e a tranqüilidade que não existe mais em São Paulo.

Por aqui, organizou a SELETIVA de Optimist em 2007, para as quais compareceram aproximadamente 150 barcos de diversas flotilhas de todo Brasil. Do Ceará ao Rio Grande do Sul....

Implementou e foi Race Officer da 2º, 3º e 4º Semana de Vela de São Sebastião, montando 4 raias de regatas simultâneas no Canal de São Sebastião.

Tendo em vista que em 2003 foi agraciada com o título de “Amiga da Marinha” se dedicou as regatas do Dia do marinheiro, envolvendo as cidades de São Sebastião, Ilhabela,Caraguatatuba e Ubatuba.

Apesar de São Sebastião ter um potencial incrível para o iatismo seguro e de alto nível técnico, devido a questões alheias a sua vontade não foi possível, até hoje, desenvolver a vela competitiva ou de lazer por aqui.

As raias de regata para barcos pequenos , de pouco calado, se estendem da praia das Cigarras até a praia Deserta e a raia defronte a Guaecá é ideal para barcos de Oceano....

A sua opinião sobre o iatismo , principalmente para crianças e jovens, é de que o mundo da informática tomou conta dos tempos modernos. As coisas se resolvem através de um mouse e da eletrônica. Mas não é bem assim... A natureza ou uma regata são uma simbologia da vida: Temos que estar preparados físicamente e emocionalmente para uma disputa. Conhecer e respeitar os adversários, aproveitar as melhores rajadas e ter um objetivo = alcançar a bóia e se possível chegar em primeiro lugar.
A natureza é imprevisível e muito mais forte que o ser humano.Também temos que respeitá-la para que possamos usufruir das belezas e bons momentos que proporciona. Isto é difícil clicando um mouse...


Em junho de 2008 foi convidada pelo companheiro Abelardo Gomes Abreu a conhecer o clube do Rotary de São Sebastião, tornando-se a sócia nº 688657 do Rotary Internacional.

Recentemente ( fevereiro de 2010 ) se tornou Soamarina .