quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reis questiona Prefeitura sobre possíveis alterações na programação de eventos da Praça Pôr-do-Sol


Com previsão de lançamento das obras de reurbanização da orla 
de Boiçucanga, vereador quer saber se serão mantidas as atividades
 previstas para o local nas férias de julho 

A preocupação em atender de forma adequada os turistas e veranistas que deverão chegar com as férias de julho, e também oferecer atrativos aos moradores nesse período, uma vez que existe uma programação diversificada no Calendário Oficial de Eventos do Município, é um dos objetivos de requerimentos do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) aprovados na sessão de terça-feira, 19 de junho. A cidade conta com obras em vários bairros e, inclusive, na região central, como a segunda etapa de revitalização da Rua da Praia, que deverá ser entregue em breve, a construção do novo Terminal Rodoviário e ainda os projetos de lançamento de revitalização das orlas da Enseada e Boiçucanga.
Ao mesmo tempo, São Sebastião conta com calendário de eventos oficias para julho em locais como a Praça Pôr-do-Sol, em Bouçucanga, palco de várias atividades que animam a Costa Sul no período de férias. Por esse motivo, o vereador encaminhou pedido de informações à Prefeitura se haverá alterações na programação de férias que acontece, anualmente, na Praça Pôr-do-Sol, uma vez que a administração deverá realizar, em breve, o lançamento oficial das obras de urbanização que serão importantes para revitalizar o turismo na região.
Um dos eventos tradicionais e com data já definida entre 29 de junho e 1° de julho é o Programa Terra Deusa - A Vida em Sociedades Sustentáveis, instituído no Calendário Oficial a pedido do vereador José Reis, autor do Projeto de Lei 06/2011 que resultou na Lei 2119/2011. Trata-se de um programa importante, idealizado por Malu Moreira e realizado, anualmente, na Praça Pôr-do-Sol com atividades para a comunidade, que tem como fundamento principal discutir a importância da sustentabilidade do planeta, tema central debatido na Rio+20, no Rio de Janeiro, por representantes dos setores governamentais, instituições e da sociedade civil de várias partes do mundo. Reis quer saber se haverá alteração no programa, previsto para ter início na próxima sexta-feira, 29, e se será necessária mudança de local das atividades programadas para a praça nas férias e durante a execução das obras.

 Dia do Rock e Festa da Tainha

Ainda no calendário de julho, estão previstos mais dos eventos oficializados a partir de trabalhos do vereador Reis. O Dia Municipal do Rock, originado pelo Projeto de Lei 033/2009 e oficializado pela Lei 1959/09, que acontece anualmente, em 13 de julho, em Barra do Una, e ainda a Festa da Tainha de Boracéia que passou a fazer parte do calendário oficial pelo PL 34/09, de autoria de Reis, que resultou na Lei 1958/09. Com mais de 30 anos de tradição, a festa é realizada pela Associação dos Amigos da Praia de Boracéia, com apoio da Prefeitura de São Sebastião. Este ano, ela está prevista para 21 de julho, a partir das 18 horas, na sede da Associação de Amigos ao lado do posto de saúde.

Atendimento e equipamentos turísticos

Entre os questionamentos feitos pelo vereador Reis à Prefeitura, por meio de requerimentos, consta pedido de informações sobre as condições atuais dos píeres, decks e acessos ás praias, que são equipamentos importantes para melhor atender aos turistas e moradores. Em seu trabalho, ele lembra que é necessário manter de forma adequada e segura esses equipamentos e também solicita informações sobre a forma e períodos de manutenção dos mesmos. Outra questão abordada é se a Prefeitura tem algum projeto relacionado a possível parceria com a iniciativa privada para ajudar na manutenção dos decks, píeres e dos acessos às praias ao longo de todo o município.
Em outro requerimento, Reis pediu melhor infraestrutura de atendimento aos usuários do transporte coletivo municipal e intermunicipal, uma vez que foi montada uma estrutura paliativa em função das obras de construção do novo Terminal Rodoviário. O vereador foi procurado por moradores e estudantes que utilizam os ônibus principalmente à noite. Algumas empresas fazem o desembarque em frente à balsa. Quem chega tarde, no último horário, enfrenta dificuldades como falta de segurança até porque não há iluminação no trecho da balsa até a Rua da Praia. Por esse motivo, Reis pediu informações se existe a possibilidade de ser mantido plantão da Guarda Civil Municipal no local, principalmente no período noturno, e também solicitou a instalação de banheiros químicos nos locais que servem de base para as empresas de ônibus durante a execução da obra prevista para ser concluída em oito meses. 

INDICAÇÕES

Acupuntura

A possibilidade de a rede pública de saúde oferecer tratamento de acupuntura principalmente no Pronto Socorro e hospitais do município foi solicitada pelo vereador José Reis por meio de indicação apresentada em plenário na sessão de terça-feira, 19 de junho. Essa técnica tem sido utilizada com sucesso em vários tratamentos de saúde proporcionando melhor qualidade de vida ás pessoas e, portanto, poderia ser estendida para a comunidade, justifica o vereador.

Sinalização turística

Em outra indicação, Reis solicitou reparos e, se necessário, troca das placas de sinalização turística instaladas ao longo do município e que estão danificadas. Segundo o vereador, o objetivo é facilitar o acesso dos turistas e visitantes às informações corretas. Reis também pediu a realização dos serviços de manutenção dessas placas que são de competência da administração conforme Ofício n° 330, de 12 de junho deste ano, encaminhado pela Prefeitura em resposta ao Requerimento n° 211/12, de 28 de maio de 2012, que trata do mesmo assunto.

Manutenção

Serviços de manutenção geral nas ruas do Itatinga, região central do município, também foram solicitados por Reis à administração em indicação na última sessão da Câmara Municipal.