sexta-feira, 1 de julho de 2011

Terra Deusa 2011 chega com novidades neste fim de semana

Atividades como trilha e bicicletada estão na programação do evento que será aberto nesta sexta-feira, 1, às 19 horas, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga

Realizada anualmente em julho, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, a sétima edição do Programa Terra Deusa - A Vida em Sociedades Sustentáveis, chega com novidades que incluem atividades como caminhada, trilha e bicicletada, worlshop, além da programação de palestras, oficinas e exposições na Praça Pôr-do-Sol, neste fim de semana, sempre a partir das 11 horas. O evento será aberto, oficialmente, nesta sexta-feira, 1 de julho, às 19 horas, com palestra interativa do escritor, músico, pesquisador e instrutor de cultura celta, Cláudio Crow, que abordará o tema “Alma e Aldeia: Força de Curta para o Individual e Coletivo”. Entre os participantes deste ano estão Soraya Gazal, Paola Blanton, Patrícia Fox, Sandra Siciliano, Mark Lund e Kierra Foster que vem de Nova York especialmente para o Terra Deusa.
Outra novidade é que o evento, apesar de estar em sua sétima edição, passou, a partir deste ano, a ser parte do Calendário Oficial do Município de São Sebastião. Idealizado por Malu Moreira e realizado com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) da Prefeitura de São Sebastião e parceiros, o Terra Deusa foi amplamente abordado em reunião na Câmara Municipal, no último dia 20, com apresentação dos objetivos e programação para representantes de secretarias municipais e da Associação Comercial e Empresarial do Município. A reunião foi promovida pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), autor do Projeto de Lei 06/2011, que resultou na Lei 2129/2011 inserindo o Terra Deusa no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposta, agora, é trabalhar para que o programa também possa ser incluído no calendário estadual, afirmou Reis.
Durante a apresentação, Malu Moreira explicou que o Terra Deusa, realizado desde 2005, tem similaridades com a Virada Sustentável, realizada este ano pela primeira vez, mas com diferenças “na medida em que propõe reflexões e decisões mais profundas, além da divulgação das práticas sustentáveis e o que isso significa hoje na sociedade”. Segundo ela, o Terra Deusa traduz-se como um evento de inverno, que acontece sempre em julho, em Boiçucanga, que “veio para quebrar o paradigma sol e mar. Em nível conceitual, tem a ver com o novo olhar, com as propostas e ações em movimento na sociedade ocidental traduzindo a luta pela integração no modo de viver sobre a terra”.
Malu Moreira, idealizadora do Terra Deusa, o vereador José Reis e a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, durante reunião sobre o projeto realizada dia 20 de junho, no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião

Objetivos
Um dos principais objetivos do projeto é essa reflexão sob a ótica da prática da sustentabilidade. Por isso, a cada ano, a programação inclui palestras que tratam “desde a cultura de paz, conceito amplamente difundido no mundo, até inclusão e tolerância religiosa, resgate cultural de várias manifestações. São temas ligados ao conceitual”, explicou Malu. Outra proposta é incentivar iniciativas locais ou não em atividades coletivas nas áreas pessoal, cultural, ambiental e econômica, bem como oferecer atividades que divulguem as diferentes culturas regionais. No âmbito econômico, o projeto consolida a identidade ambiental e cultural e, ao mesmo tempo, movimenta a rede produtiva do setor na baixa temporada, ativando a sustentabilidade econômica de uma região prejudicada pela sazonalidade e envolve, ainda, o trabalho do 3º setor.

Apoios e alternativa
A secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, frisou, durante encontro na Câmara Municipal, sua admiração pela perseverança de Malu Moreira e a importância do projeto que “já trouxe pessoas de fora do Estado e do País, palestrantes de nível” e se comprometeu em colaborar no que for possível como tem ocorrido com a cessão de espaço e equipamentos. Já a preocupação com a divulgação do programa foi ressaltada pela diretora de Turismo, Telma Della Mônica.
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião e também do Conselho de Turismo, Eduardo Cimino ressaltou a importância do apoio ao evento e demais atividades que contribuam para o incremento da cadeia do turismo, principalmente para driblar os problemas da sazonalidade. Além da inclusão do Terra Deusa, ele citou o Festival Gastronômico que faz parte do Calendário Oficial de Eventos como outro atrativo interessante e que necessita de engajamento do município. Segundo Cimino, é importante investir nas atividades que trazem turistas e ajudam a divulgar a cidade.
Para Cristiane Cruz de Moraes, chefe da divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Terra Deusa é um “evento muito bacana que acontece numa época do ano em que, no inverno, normalmente todo mundo procura a serra. A gente tem de proporcionar atividades interessantes para atrair nosso turista e veranista”. O programa surpreendeu o advogado Samir Toledo da Silva, auditor da Secretaria Municipal da Fazenda.´”É de extrema importância como atrativo do nosso município”, afirmou, colocando-se à disposição para orientações jurídicas que possam ajudar o projeto na captação de recursos. O vereador José Reis destacou a importância da oficialização do programa para garantir sua continuidade, além do aspecto de poder vir a se transformar em um evento de inverno de destaque internacional que promova o Litoral Norte. Ele também confirmou que o interesse do Legislativo é “promover discussões e debates que alimentem a cadeia do turismo e envolvam as pessoas para que os eventos ganhem peso e sejam alternativas para o período da sazonalidade, atraindo turistas para a cidade e região”.
Malu Moreira expóe, em reunião na Câmara Municipal, propostas do Terra Deusa e programação do evento que acontece até domingo, em Boiçucanga


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

De 1 a 3 de julho, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga.
Sexta-feira: 19 h
Sábado e domingo: das 11h às 20h


Exposição Labirinto: participação de artistas locais com escultura em madeira, cerâmica, batik, prata, papel reciclado artesanal, sacolas retornáveis e pintura em camisetas.

Sexta-feira: 1 de Julho

Abertura: 19h - Praça Pôr-do-Sol
Palestra interativa com Cláudio Crow: “Alma e Aldeia: Força de Cura para o Individual e o Coletivo”

Sábado: 2 de Julho

Atividade externa:

Pegada Ecológica - Ação ambiental em Mata Virgem - trilha da Praia Brava. Encontro às 9 horas no trevo da Estrada do Cascalho e partida para a praia Brava às 9h30. Será feita limpeza da praia e trilha durante o dia. O lixo recolhido será trazido de volta por barco.

Dica: Vista roupas e calçados confortáveis e leve repelente, água e lanche.

Parceiros: BVQQ e PESM

Praça Pôr-do-Sol


11h - Biodanza - Vivência com Soraya Gazal
Psicóloga pós-graduada em Psicossomática, Psicologia Junguiana e Gerontologia, Gazal estudou com o Prof. Rolando Toro Araneda (criador da Biodanza). É Facilitadora Didata de Biodanza pela International Biocentric Foundation.

14h - Os 4 Elementos - Vivência com Paola Blanton
Professora, dançarina e palestrante internacional. Essa vivência foi apresentada no Congresso Mundial de Pesquisadores de Dança da Unesco, em 2009. Paola é também pesquisadora de danças folclóricas e universais, seguindo a linha da Isadora Duncan. Ela acredita que movimento é alquimia – com poder de transformar corpo, mente e alma.

16h - 5 Rhythms - Vivência com Kierra Foster
Vem de Nova York especialmente para o Terra Deusa para apresentar os Os 5Ritmos da Gabrielle Roth. Uma prática de meditação em movimentos simples, Os 5 Ritmos guiam cada um a despertar sua própria fonte de sabedoria corporal.

18h30: A Mulher Selvagem, palestra interativa com Patrícia Fox.
Através da inspiração no trabalho de Clarissa Pinkola Estè - autora do livro "Mulheres que Correm com os Lobos" - o tema será desenvolvido com a intenção de resgatar, nutrir e curar um dos aspectos mais poderosos da psique feminina, a "mulher selvagem".

21h: Vivência Xamânica

Domingo, dia 3 de Julho

Atividade externa

11h: Ação Cidadã - Bicicletada - Massa Crítica
Movimento Internacional sobre mobilidade urbana sustentável
Saindo da Ponte da Beira Rio (Cachoeira), percorrerá todo o Cascalho. Parada na Praça da Alegria seguindo para a Praça Pôr-do-Sol pela Rio-Santos.

Praça Pôr-do-Sol

11h : Árvores Sagradas - Sandra Siciliano

17h30- Gaia- Planeta Terra Consciente - palestra com Mark Lund

19h – Encerramento
Meditação coletiva para cura da alma, da aldeia e da Terra com Malu Moreira (concepção e organização).

Programação paralela

Domingo, à tarde, haverá workshop de aprofundamento em 5 Rítmos e 4 Elementos na Pousada Villa Manakás, em Cambury. Descontos especiais de estadia e vivências para participantes do Terra Deusa 2001.
Mais informações: http://www.terradeusa.blogspot.com/

Texto e Fotos: Rosangela Falato

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Federação Pró Costa Atlântica promove hoje, às 17h, no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindpetro), na Rua Alta Pinder, 218, Centro, São Sebastião, audiência pública que reunirá a população, sociedade civil, 18 associações de defesa das praias da região que compreende a Costa Sul sebastianense. Também foram convidados o prefeito Ernane Primazzi, Fernando Chucker, chefe da Secretaria de Habitação de São Sebastião e, Lair Krahenbuhl, ex-secretário de Habitação do Estado de São Paulo, entre outras autoridades.
O motivo da audiência, segundo a Federação, é o grave avanço dos problemas gerados pela carência de política territorial baseada na exploração do turismo sustentável e que colocam em risco e tem causado grandes perdas spcioambientais no Litoral Norte. A área de Mata Atlântica na região, com uma faixa de 57 quilômetros de reserva natural e considerada um paraíso, vive um boom imobiliário e tem o valor do metro quadrado mais caro do litoral paulista.

Debates
A Audiência Pública SOS São Sebastião debaterá os problemas e ações positivas de preservação da região. O objetivo é cobrar mais fiscalização dos órgãos públicos para um desenvolvimento sustentável. Outro ponto importante da iniciativa é a cobrança por maior velocidade e transparência na implementação do projeto de preservação da Mata Atlântica que tem US$ 470 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinado ao resgate e preservação da Serra do Mar e construção de moradias à população.

Fonte: Jornal Imprensa Livre