sábado, 5 de novembro de 2011

Formação de Voluntários

Balneário dos Trabalhadores recebe jovens para simulado neste fim de semana

A Defesa Civil de São Sebastião promove neste fim de semana, na Praia Grande, região central da cidade, um curso voltado à formação de voluntários composto por integrantes da Pastoral da Juventude local. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Dias Filhos, a medida objetiva orientar os jovens não apenas sobre cidadania e respeito ao próximo, mas também capacitá-los a agir em casos de sinistros. “Formar guardiões da vida, prepará-los para as situações de emergências é o nosso intento durante os próximos dois dias. Com isso, o município só tem a ganhar”, disse o secretário. De acordo com o secretário, o pedido partiu da Pastoral da Juventude e envolverá cerca de 30 pessoas, entre 15 e 18 anos. O curso incluirá treinamento rígido com aulas teóricas e práticas. “Queremos despertar o interesse de outros jovens a fim de que, também, se tornem cidadãos produtivos e afastem-se da criminalidade”, enfatizou Dias.
Após o treino, o grupo estará apto a auxiliar as equipes da Defesa Civil em acidentes de grande proporção, visto consistir na abordagem em situações de pânico, procedimento adequado em casos de acidentes, evacuação em massa em situações de sinistros, entre outros assuntos relativos à calamidade pública e acidentes de grande proporções.
O treinamento terá início neste sábado, dia 5, a partir das 8 horas, e prosseguirá domingo 6, na sede da Defesa Civil, instalada no complexo do Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura
Foto: Luciano Vieira/PMSS

ESPORTES

NESTE FIM DE SEMANA...

Atletas disputam terceira edição da Copa Sebastianense


Vôlei
Neste sábado, 5, o Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz recebe o 1º Encontro de Vôlei de São Sebastião, a partir das 9h. O objetivo é promover a integração entre os participantes das escolinhas e demais amantes do esporte. As atividades são destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos.

Futsal
Também neste sábado, às 13h20, equipes da Secretaria de Esportes( Seesp) participam das quartas-de-final da Copinha Tebar. E, às 18h, o time de futsal masculino da cidade vai até Poá para o Campeonato Paulista Metropolitano.

Patinação Artística
No sábado à noite, a partir das 19 horas, munícipes e turistas podem conferir a apresentação de encerramento da turma de Patinação Artística, no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, região central. Tradicionalmente ocorrida no mês de dezembro, a apresentação foi antecipada devido à participação da professora da turma, Sandra Melocchi, no Campeonato Mundial de Patins, que acontecerá em Brasília, a partir do próximo dia 14.

Copa Sebastianense
E neste domingo, 6, a partir das 10 horas, o estádio municipal Otoniel Santos, no Topovaradouro, sediará a final da Copa Sebastianense de Futebol. Em sua terceira edição, o evento movimentou os campos da Costa Norte à Costa Sul do município. Disputam o título os times do Amigos do Leno e Maresias “A”. Às 12h30, 13h40, 15h e 15h40, os jogos da Copinha Tebar encerram as atividades esportivas da semana.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Reis pede informações ao Estado sobre Programa de Regularização Fundiária em São Sebastião

Vereador também questiona andamento do Programa de Recuperação
 Socioambiental da Serra do Mar

 
A assinatura de dois convênios importantes para o desenvolvimento sustentável de São Sebastião, firmados entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), é tema de trabalhos apresentados, recentemente, pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), na Câmara Municipal. Em requerimentos encaminhados ao atual secretário estadual de Habitação e presidente da CDHU, Silvio França Torres, o vereador pede informações sobre o andamento dos convênios de adesão ao Programa Cidade Legal - que visa a regularização fundiária de núcleos habitacionais do município - e do Termo de Cooperação para o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica. Os convênios foram firmados em solenidade no gabinete do prefeito Ernane Primazzi, em 17 de agosto de 2010, quando o Governo do Estado foi representado, na época, pelo então secretário de Habitação e presidente da CDHU, Lair Alberto Soares Krahenbuhl. Na ocasião, ele afirmou que São Sebastião seria a primeira cidade do Litoral Norte a ser beneficiada com o Programa Serra do Mar.
No mesmo dia, o prefeito comentou sobre o trabalho de aprovação, na Câmara Municipal, dos núcleos habitacionais como Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS). De 54 cadastrados no município, cerca de 30 já constam como ZEIS e poderão contar com serviços essenciais básicos. Na época, o secretário de Habitação, Lair Krahenbuhl, frisou a importância do processo de regularização fundiária. Ele informou que o Governo do Estado, junto com a Prefeitura, realizaria o levantamento de áreas e identificação de matrículas para promover ações, no âmbito judiciário, visando a legalização de bairros antigos e consolidados.
Segundo o secretário, cerca de 10 mil pessoas seriam beneficiadas com o título de propriedade, sendo 150 famílias dos bairros Topolândia e Itatinga (região central), 180 da Enseada (Costa Norte), 1.468 do Sertão de Maresias (Costa Sul), além dos bairros Varadouro e Paúba perfazendo total de 2.503 famílias. Devido à importância do Programa Cidade Legal para São Sebastião e os processos de regularização das ZEIS que estão sendo votados no Legislativo, o vereador decidiu solicitar mais informações sobre o andamento do convênio. Ele quer saber quais os principais passos após a aprovação das ZEIS por parte da Câmara, os estudos realizados em conjunto entre Estado e Município e o andamento do processo de regularização fundiária dos bairros apontados pelo secretário estadual no ano passado.

Encontro em agosto de 2010 entre prefeito Ernane e o secretário estadual
de Habitação, na época, para assinatura de convênios 

Serra do Mar

Em relação ao Termo de Cooperação para o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica, o secretário informou, na época, que São Sebastião tem cerca de 100 famílias morando dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e mais de uma centena em seu entorno exercendo alguma atividade dentro do parque. Durante a assinatura do Termo de Cooperação, em 17 de agosto de 2010, o coordenador do programa estadual, que visa a desocupação das áreas do parque, coronel Eliseu Éclair, frisou que, em todo o Litoral Paulista, há cerca de 1.100 famílias residindo no interior do parque. Ele explicou que o projeto foi iniciado em 2007 com previsão de término em dezembro de 2012. O principal objetivo é a recuperação ambiental de todo o Parque Estadual da Serra do Mar, das ilhas e áreas marinhas protegidas.
O secretário de Habitação frisou, na época, que trata-se também de um projeto socioambiental por realizar o reassentamento das famílias que estão dentro do parque de forma paralela aos programas de moradias populares. Ele citou, como exemplo, o trabalho que vem sendo feito em Cubatão, na Baixada Santista, que provou a possibilidade de estender o projeto para todo o Litoral Paulista. O programa conta com 50% de financiamento do Governo do Estado de São Paulo, 36% do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 15% do Governo Federal com investimento estimado em R$ 1,1 bilhão.
Em seu requerimento ao atual secretário de Habitação e presidente da CDHU, Silvio França Torres, encaminhado também ao secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o vereador José Reis questiona se o Governo do Estado tem estudos e cronograma de possíveis remoções e intervenções e prazo previsto para início do programa na cidade. O vereador também lembra que alguns núcleos dependem desse programa para que as famílias possam contar com melhores condições de vida.



Vista parcial de São Sebastião que tem mais de 80% de seu território
 em área de proteção permanente

Texto e Fotos: Rosangela Falato
Frases para Orkut