segunda-feira, 12 de julho de 2010

13 de Julho: Dia Mundial do Rock

Em 1985, um festival pelo fim da fome na Etiópia, denominado Live Aid, transformou 13 de julho no Dia Mundial do Rock. Realizado simultaneamente na Filadélfia (Estados Unidos) e em Londres (Inglaterra) reuniu nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre outros. O festival foi aberto por Phil Collins que fez o show nos Estados Unidos e voou para Londres encerrando o evento na capital inglesa.
Os problemas sociais foram temas para vários festivais na década de 80 como
o U.S.A. For África, Live Aid, Farm Aid, Hear 'n' Aid, Artists Against Apartheid e o Amnesty International, reunindo grandes nomes do mundo pop e rock. Mas o Live Aid talvez tenha sido o mais famoso por ter arrecadado mais de 60 milhões de dólares doados à África para combater a fome na Etiópia. Além dos recursos arrecadados, o Live Aid, organizado pelo músico Bob Geldof, produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", com astros do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).
Em 2005, o festival recebeu o nome “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 e na África do Sul. Dessa vez, o movimento foi para pedir aos países credores que perdoassem a dívida das nações africanas afetadas pela fome. Do Live 8, participaram artistas como Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bom Jovi.

Dia do Rock entra no calendário oficial de São Sebastião

Por iniciativa do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), o Dia do Rock entrou, oficialmente, para o Calendário de Eventos de São Sebastião por meio do Projeto de Lei 33/09, de sua autoria, aprovado na sessão de 25 de agosto de 2009. Porém, desde 2004, o evento começou a ser realizado por três jovens de São Sebastião para lembrar a importância do Live Aid.
Em sua sétima edição, o Dia do Rock foi realizado este ano no último domingo, 11 de julho, em Barra do Una, com a presença da banda Salário Mínimo, ícone do rock nacional dos anos 70 e 80 que também está divulgando seu mais recente álbum: Simplesmente Rock. O show também teve presença de várias bandas locais. E a proposta não foi diferente: o ingresso foi um quilo de alimento não-perecível para doação ao Fundo Social de Solidariedade do Município e famílias cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF).

Como tudo começou

Em 2004, os jovens, Silvio dos Santos Braz (corretor de imóveis), Daniel da Silva Braz (eletricista de embarcações e músico) e Wiliam Mateus Biencourt (pintor e músico) se reuniram com o diretor do clube (Barra do Una Futebol Clube) Wagner da Silva Braz e fizeram a primeira festa do rock no mesmo espaço onde acontecia a quermesse no clube durante o mês de julho. Moradores e turistas aprovaram a ideia e o evento foi ganhando projeção com grandes nomes do rock nacional como Inocentes, Golpe de Estado e Marcelo Nova.
Desde a primeira edição sempre houve a preocupação em manter as pessoas informadas sobre a história do Rock. A partir da terceira edição a entrada, que era gratuita, passou a ser 1 kg de alimento não-perecível ou um livro que eram doados às famílias carentes do bairro e bibliotecas públicas. Hoje o evento é um sonho realizado e, desde o ano passado, faz parte do calendário oficial da Prefeitura divulgando também grupos locais e talentos que mostram a força inabalável do rock.