quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Reis pede desmembramento físico e administrativo de escolas em Barra do Una

Condições inadequadas e sobrecarga de trabalho prejudicam profissionais e estudantes atendidos pela mesma unidade administrativa

Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas unidades de ensino de Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião, e, consequentemente, oferecer atendimento adequado a cerca de 600 alunos, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) pede estudos para o desmembramento físico e administrativo das escolas do bairro. A solicitação foi feita ao prefeito Ernane Primazzi por meio de requerimento aprovado, por unanimidade, na sessão de terça-feira, 16. Reis explicou que tem sido questionado por professores, pais, alunos e moradores, em geral, sobre as condições pedagógicas, administrativas e físicas das unidades de ensino. Entre as reclamações da comunidade, o aumento no número de alunos diante da estrutura deficitária é preocupante, assim como a queda no rendimento escolar dos estudantes do 6º ao 9º ano identificada em análise do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) no período 2009/2010.
“Todos nós, vereadores, sabemos que existe conjunto de três escolas onde, com certeza, há uma sobrecarga de trabalho porque só há uma diretora. Já é.difícil administrar uma escola, imagine três. Existe uma cobrança dos professores quanto à questão da estrutura, pois não dá para comportar essa situação no dia a dia”, afirmou Reis. São cerca de 600 alunos divididos entre a Emei Pirlim Pim Pim; do 1º ao 5º ano que estudam na Escola Professora Maria Virgínia. do 6º ao 9º ano, da Escola Estadual Professora Sebastiana, além dos alunos do Montão do Trigo e de Abras do Unas, que está com a unidade desativada. Além disso, a estrutura administrativa funciona na Escola Maria Virgínia, segundo levantamento feito pela comunidade e entregue ao vereador. Já os pais reclamaram do resultado do Saresp que registrou queda no rendimento escolar do 6º ao 9º ano, o que precisa ser revertido para que os estudantes não sejam prejudicados no próximo ano, disse Reis.
O vereador comentou que já manteve um primeiro contato com a secretária municipal de Educação, Ângela Couto, que acenou com a possibilidade de solução para o problema. No entanto, também dependia de reunião com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo uma vez que o desmembramento envolve, ainda, uma unidade estadual Segundo Reis, “é preciso resolver o quanto antes esse problema para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e qualidade do atendimento aos alunos”.




INDICAÇÕES DA SEMANA

Iluminação
Serviços de manutenção e colocação de postes com luminárias nas alamedas Paranapiacaba, São Caetano e Campo Grande, no bairro de Boracéia, foram solicitados pelo vereador José Reis à Prefeitura por meio de indicação apresentada na sessão de terça-feira, 16. Ele encaminhou um croqui dos locais para que os setores competentes possam viabilizar os serviços.


Limpeza pública
Em mais duas indicações, Reis pediu melhorias quanto à limpeza pública. Entre elas, manutenção das lixeiras recém-instaladas ao lado dos pontos de ônibus localizados da Costa Sul do Município, que já se encontram em péssimo estado de conservação. Outra reivindicação foi para manutenção, limpeza e coleta regular de lixo nas ruas da região central do município. Moradores e pessoas que, diariamente, utilizam a região central reclamaram de caixas e sacos de lixos espalhados pelas ruas por dias seguidos.


Manutenção
Em outra indicação, o vereador José Reis pediu serviços de manutenção em toda a extensão da Rua Avai Scarpa, localizada no bairro de Boiçucanga, Costa Sul do Município. Trata-se de reivindicação apresentada pelos moradores da região.