sábado, 12 de junho de 2010

12 de Junho - Dia dos Namorados

Você sabe a origem do Dia dos Namorados?

Entre as várias versões, uma delas estaria ligada ao festejo romano conhecido como Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para mantê-los distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro, onde o costume era colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel dentro de frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
Nos Estados Unidos e Europa, o Dia dos Namorados, ou Valentine´s Day, comemorado em 14 de fevereiro, é uma homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentine desafiou o imperador Claudius II que proibia matrimônios porque para ele um novo marido era um soldado a menos. Mesmo assim o bispo continuou realizando casamentos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
Já, o feriado romântico judaico vem desde os tempos bíblicos no 15º dia do mês hebreu de Av com a celebração do Feriado do Amor e do Afeto que era celebrado com tochas e fogueiras em tempos bíblicos. Em Israel, transformou-se no Feriado das Flores onde até hoje é costume enviar flores a quem se ama ou parentes íntimos. Canções românticas tocam nas rádios e as festas são celebradas à noite como escreveu Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá".

“Não é só com beijos que se prova o amor”
Apesar de uma concepção menos romântica e mais comercial, a data teria surgido no Brasil por uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Porém, dados atribuem que o Dia dos Namorados teria sido introduzido em 1950, pelo publicitário João Dória, ao criar um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção era trazer ao Brasil a comemoração equivalente ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados dos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não é tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Adaptação: Lilian Russo
(Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)
Texto publicado na Edição 26, da Litoral Norte Magazine