sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Projeto Gerando Futuro qualifica jovens em São Sebastião

Vereador José Reis participa de entrega de certificados de programa social

 

Com a proposta de proporcionar qualificação e valorizar a educação e a inclusão social, o Projeto Gerando Futuro, parceria entre a Petrobras e Instituto Verdescola, entregou, no último dia 2 de dezembro, certificados de conclusão do II Ciclo a cerca de 100 jovens, entre 15 e 20 anos, que participaram de cursos promovidos pelo programa. A cerimônia aconteceu na EM Henrique Tavares Jesus, em Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, com a presença da comunidade local e região, representantes da Petrobras, Instituto Verdescola, equipe técnica do Projeto Vila Sahy e do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) representando as autoridades municipais.
O vereador, que tem acompanhado o trabalho do Instituto Verdescola na Vila Sahy e comunidades como Vila Mosquito, Vila Paraíso e Baleia Verde, destacou a importância do programa, em parceria com a Petrobras, na qualificação principalmente de adolescentes de escolas públicas. “Temos apresentado vários trabalhos na Câmara Municipal junto aos governos Estadual e Federal voltados à necessidade de qualificar nossos jovens para o mercado de trabalho e melhorar sua condição de vida e de sua família. Esse projeto contribui para a qualificação e dá um grande apoio no reforço escolar que é tão importante para esses jovens”, argumentou Reis.


 

O programa atendeu 50 adolescentes de escolas estaduais de São Sebastião nos cursos Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Operações Logísticas do Senac e mais 50 em cursinho preparatório. Eles contam com disciplinas como Matemática, Português, Raciocínio Lógico, Tópicos Especiais e Sustentabilidade e todos os conteúdos são ministrados em atividades teóricas, práticas e culturais.
A gerência pedagógica está sob a responsabilidade de Bruna Elage e a coordenação pedagógica com Carlos Alberto Pires de Jesus (foto abaixo), morador na Vila Sahy, que tem orgulho em ver os resultados do projeto social em sua comunidade e nos bairros atendidos. Segundo Carlos, o primeiro ciclo aconteceu a partir de agosto de 2012 com a entrega de certificação em maio deste ano, enquanto o segundo ciclo foi encerrado com o cerimonial de certificação no último dia 2.




Confraternização

As equipes técnicas dos programas desenvolvidos pelo Instituto Verdescola participaram, junto com a comunidade, do festival de confraternização que reuniu centenas de pessoas na última quarta-feira, 4, no campinho de futebol da Vila Sahy, com várias atividades. Jogos, espaços para desenhar, brinquedos, exposições, a presença do ônibus de leitura do projeto “Ler para Aprender” foram algumas das atrações que divertiram o público e a criançada. Mas, não faltaram shows e apresentações especiais como o grupo de dança da Vila Sahy, o Tribo de Gueto”, e a capoeira de Angola Raiz Negra.
Para aliviar o calor e hidratar a população, a Sabesp manteve uma estrutura com caminhão para fornecer água potável durante o evento. As atividades foram acompanhadas pelo vereador José Reis que destacou a importância das parcerias para a realização de projetos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Afinal, a proposta do Gerando Futuro é complementar as políticas públicas de elevação do nível de escolaridade e qualificação para possível inserção dos jovens das comunidades locais no mercado de trabalho. “O trabalho já está gerando frutos e vamos aguardar as novidades para 2014”, disse Reis.

Fotos: Divulgação