quarta-feira, 11 de agosto de 2010

De olho na telinha

11 de agosto: dia da grande revelação
no mundo das comunicações
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1926. Por isto, essa data é considerada o marco da invenção graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas, na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.
No Brasil, foi assim...
"Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF-3 TV - Emissora Associação de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina"

Com essas palavras, 24 anos depois, era inaugurada em 18 de setembro de 1950, a primeira emissora, a TV Tupi, Canal 4. A atriz Yara Lins emprestou sua voz para anunciar o primeiro programa exibido no país, pela Tupi, prefixo PRF-3. Patrocinado pelo empresário do ramo das comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Chatô e dono dos Diários Associados, o evento contou com a participação de várias personalidades do show bizz da época.
No dia seguinte, era exibido o primeiro telejornal brasileiro "Imagens do Dia", recebido por cerca dos 100 aparelhos de TV importados, existentes no país. A seguir, a Tupi engrenava como a única e favorita da telinha e transmitia espetáculos de dança exibidos no Teatro Municipal de São Paulo, peças do Teatro Brasileiro de Comédia e programas como o TV de Vanguarda, com atores encenando, ao vivo, textos clássicos da Broadway.
No ano seguinte, a TV Tupi era inaugurada no Rio de Janeiro e lançava o telejornal "Repórter Esso", que alcançou enorme sucesso até o final da década de 60. Em 1953, a TV Record de São Paulo iniciava suas transmissões, sendo os programas infantis o carro-chefe da emissora. Sete anos depois, já são 20 empresas de televisão espalhadas pelo país, cujas imagens transmitidas eram captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos.
O videoteipe foi introduzido no país em 1962 para melhorar a qualidade das produções que, até então, eram realizadas ao vivo. Com o aparelho, ficou possível gravar e editar as imagens antes de sua transmissão nos programas.

Telenovelas

A Tupi também foi pioneira ao introduzir a telenovela, gênero televisivo de maior sucesso até hoje em várias emissoras. Trata-se de uma narrativa em episódios especialmente produzida para a televisão, tendo sua origem nas novelas de rádio tão populares na década de 30. A primeira, exibida duas vezes por semana, chama-se "Sua Vida Me Pertence", com Vida Alves e Walter Forster. O casal de atores foi responsável pelo primeiro beijo na televisão, considerado uma ousadia para a época.
Em 1963, outra emissora, a TV Excelsior, lança a primeira telenovela de exibição diária. Com Tarcísio Meira e Glória Menezes, "2-5499 - Ocupado" foi transmitida sempre às 19h durante três meses. O primeiro grande sucesso de audiência foi "O Direito de Nascer", exibida em 1965 pela TV Tupi, e a revolução no gênero seria 3 anos mais tarde com "Beto Rockefeller", que introduziu temas nacionais com uma linguagem coloquial.
Na década de 70, a Rede Globo de Televisão, fundada em 1965, assume a liderança na produção de telenovelas e torna-se imbatível na audiência até os dias de hoje. Muitas de suas novelas foram e continuam sendo exportadas para mais de 120 outros países como "O Bem Amado" (1973) e "A Escrava Isaura"(1976), as primeiras a seguirem novos rumos.

Homenagem à Santa Clara

O dia da Televisão é comemorado em11 de agosto em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia, em 1194, em Assis, Portugal. Em 1253, após uma longa enfermidade, faleceu aos 60 anos, sendo canonizada em 1255 pelo papa Alexandre IV.
A lenda que explica ter ela se tornado a padroeira da televisão data de um ano antes de sua morte. Clara teria tido uma visão que foi considerada o "primeiro programa de TV" da história. Era noite de Natal de 1252, e como ela estava muito doente não pôde acompanhar as irmãs nas celebrações pela data. Ao retornarem, Clara descreveu detalhadamente o que ocorrera na missa, como se estivesse presente. Reza a lenda que ela viu e ouviu tudo como se tivesse um televisor no quarto.
A Carta Apostólica que nomeia Clara como a padroeira da televisão cita a lenda e justifica o título com a frase "para que essa invenção (a TV) seja protegida por uma direção divina, para evitar males e promover seu uso correto".

Fonte: IBGE Teen

11 de agosto: datas especiais

Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, que mais tarde foi transferido para Recife. Antes, qualquer pessoa interessada em aprender tudo sobre leis, tinha de estudar na cidade de Coimbra, em Portugal, abrigava a faculdade mais próxima.

Em São Paulo, o curso ocupou as dependências do Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. De lá para cá, nove Presidentes da República e inúmeros escritores, poetas e artistas passaram pela famosa escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após a criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927


Como surgiu o Dia do Advogado

Com a criação dos cursos jurídicos no Brasil, 11 de agosto passou também a ser lembrado como Dia do Advogado. Também passou a ser conhecido como o “ Dia do Pendura”, uma tradição do início do século 20 quando comerciantes homenageavam estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Dia do Garçom

Não se sabe exatamente como essa data foi escolhida. Ao que tudo indica, ela teria ligação com o Dia do Advogado ou “ Dia do Pendura” quando esses profissionais teriam muito trabalho. Para comemorar, muitos restaurantes e estabelecimentos realizam provas com premiação aos garçons que conseguirem carregar bandejas cheias de copos d´água sem derramar e outros tipos de provas para mostrar a habilidade desses profissionais que merecem todo o nosso respeito e admiração.

Parabéns Advogados !

"São os homens e não as leis que precisam mudar. Quando os homens forem bons, melhores serão as leis. Quando os homens forem sábios, as leis por desnecessárias, deixarão de existir. Mas isto, será possível somente, quando as leis estiverem escritas e atuantes no coração de cada um de nós."
(Hermógenes)