quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Manutenção de galerias de águas pluviais é solicitada por Reis

Vereador também alerta para problema de bueiros abertos na Vila Sahy 
em prejuízo à saúde de crianças no contato com as águas 


A necessidade de manutenção e limpeza constantes das galerias de águas pluviais ao longo de todo o município e também de bueiros quebrados que colocam em risco a segurança de moradores e crianças, foi solicitada pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 11, da Câmara Municipal. Ele também alertou para problema grave na Vila Sahy onde crianças e moradores têm contato direto com as águas em função dos bueiros quebrados. Em seu trabalho, Reis frisou a necessidade dessa manutenção para facilitar o escoamento das águas e evitar entupimentos que possam provocar transbordamentos das galerias em dias de chuvas.
O vereador solicitou informações sobre como são realizados os serviços de manutenção e periodicidade dos trabalhos. Ele também quer saber se existe cronograma de atividades para conserto e fechamento de bueiros no sentido de evitar riscos á segurança e saúde da população. Reis também pediu informações se a administração resolveu o problema da galeria de águas pluviais localizada na Avenida Netuno, no Canto do Mar, Costa Norte do município, que estava tomada por densa vegetação e lixo nas águas em junho deste ano. O problema foi constatado pela equipe do vereador em vistoria à região e motivou o requerimento nº 254 que ficou sem resposta até o momento.

Vila Sahy
Outro problema sério, há meses reivindicado por moradores, é a questão dos bueiros quebrados e abertos nas esquinas das ruas da Vila Sahy, na Costa Sul do município e, principalmente os localizados na única área de lazer do bairro. “Estive com minha equipe na Vila Sahy, na última semana, e registramos essa situação delicada e perigosa para os moradores e as crianças que brincam no campinho de futebol”, disse Reis. Bem ao lado da trave do gol, onde as crianças brincam, há um bueiro com a tampa aberta e lixo na água expondo-as a esse contato cada vez que a bola cai no bueiro. “Apesar de a população reclamar há quase seis meses, infelizmente o problema não foi resolvido. Por isso, peço atenção da Secretaria de Administrações Regionais para uma intervenção urgente no bairro que garanta segurança dos moradores”, explicou Reis. Ele recebeu apoio do colega de bancada, Amlton Pacheco, que também alertou para o problema dos bueiros quebrados e tomados por lixo e mato em vários bairros da cidade.
 

Fotos: Rosangela Falato
Legenda: Bueiros quebrados em pleno campinho de futebol na Vila Sahy. Perto da trave de futebol, bueiro quebrado e aberto deixa crianças em contato direto com água e lixo, como mostram imagens na abertura do texto

Reis pede ao Governo do Estado Caravana da Inclusão no Litoral Norte


Programa viabiliza encontros regionais para fomentar políticas públicas
 que assegurem cidadania e direitos da pessoa com deficiência 

Debater questões como turismo inclusivo, transporte acessível, projetos e serviços disponibilizados às pessoas com deficiências é a proposta dos encontros regionais do programa Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania que acontecerá neste sábado, 15, das 9h ás 13h, na Colônia de Férias Ruy Fonseca, Sesc-Bertioga. Com o propósito de trazer o projeto também para as cidades da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), pede a inclusão da região no programa desenvolvido pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) e Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, com apoio de prefeituras e câmaras municipais.
Em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 11, o vereador solicita à secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e ao presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Miziara, a possibilidade de São Sebastião sediar um desses encontros regionais incluindo, assim, a região do Litoral Norte no calendário estabelecido até o fim do ano para receber a caravana. Em seu documento, o vereador alega que é “incontestável a importância do programa” e que seria fundamental se ele fosse estendido à região. Para isso, solicita informações como o município, ou a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, devem proceder para solicitar, oficialmente, sua inclusão no projeto.
Segundo Reis, trata-se de um programa importante que procura levar informações com técnicos de várias áreas para discutir turismo, educação inclusivos, transporte, trabalho, cidadania, reabilitação e projetos de atendimento aos portadores de deficiências garantindo o direito de acessibilidade em todas as formas. “Temos de evoluir nessas questões e dar todas as condições para atendimento digno em nossas cidades. Hoje pertencemos à uma Região Metropolitana. Portanto, nada mais justo, quando se discute inclusão, de também sermos incluídos e beneficiados com programas importantes como a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”, frisou o vereador de São Sebastião..