segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de outubro: Dia da Democracia

Dia da Democracia


25de outubro é lembrado como o Dia da Democracia, uma palavra que teve suas origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.

Formas

Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta. Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.
Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.

Democracia no Brasil

Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa o voto é facultativo, assim como para os idosos com mais de 65 anos.
No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do Poder Legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do Executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).

Fonte: www.suapesquisa.com

25 de outubro: Dia do Sapateiro, uma das profissões mais antigas do mundo


O ofício de sapateiro é muito antigo e de início era discriminado, comparado ao ofício de curtidores e carniceiros. O cristianismo fez com que essa situação se revertesse com o surgimento de três santos sapateiros: Aniano, sucessor de São Marcos como arcebispo de Alexandria (século I), e os irmãos Crispim e Crispiniano, martirizados em Saisson sob Domiciano.
Por muito tempo, os sapateiros continuaram trabalhando de forma artesanal. O início da uniformização e da padronização começou na Inglaterra, quando em 1305, o Rei Eduardo I estabeleceu medidas uniformizadas e padronizadas para a produção de sapatos.
O Rei decretou que uma polegada fosse considerada como a medida de três grãos secos de cevada, colocados lado a lado. Os sapateiros da época compraram a ideia e passaram a fabricar seus calçados seguindo as medidas do rei. Assim, um par de sapatos para criança que medisse 13 grãos de cevada, passou a receber o tamanho 13.
A partir daí a padronização tornou-se uma tendência mundial. Na idade moderna, surgem e crescem o número de indústrias produtoras de sapatos. Hoje, os sapateiros artesanais têm que disputar com as grandes indústrias de calçados ou trabalham apenas com concertos.
O primeiro calçado foi registrado na história do Egito, por volta de 2000 a 3000 a.C.. Trata-se de uma sandália, composta por duas partes, uma base, formada por tranças de cordas de raízes como, cânhamo ou capim, e uma alça presa aos lados, passando sobre o peito do pé.
No Brasil, em Franca, São Paulo, que é o grande pólo produtivo calçadista, existe uma capela dedicada ao São Crispim e no País é a única cidade que os operários conquistaram como sendo feriado. É um dia de luta onde os operários fazem uma reflexão sobre a sua situação, mas também é um dia de lazer, de festa que reúne milhares de sapateiros, além de ser um evento tradicional. Nos locais onde os sapateiros têm um peso tem uma repercussão maior. Hoje no Brasil, os sapateiros/as, como são popularmente chamados no meio sindical os trabalhadores/as na indústria de calçados, somam cerca 400 mil, segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Fonte: UFGNet
orkut recados


Homenagem a 220 mil profissionais no Brasil
Hoje é o dia do Cirurgião Dentista, data que homenageia os 220 mil dentistas do País. Somente no Sistema Único de Saúde (SUS) são cerca de 60 mil profissionais que trabalham com dedicação para orientar e tratar dos dentes das crianças, para que cresçam mais saudáveis, e dos adultos, para terem o sorriso mais bonito. Esse trabalho, potencializado com a criação da Política Nacional de Saúde Bucal e o Programa Brasil Sorridente, em março de 2004, colaborou para que mais de 17 milhões de brasileiros criassem o hábito de frequentar o dentista entre 2003 e 2008, o que reduziu de 17,9% para 13,6% a quantidade de pessoas de baixa renda (até dois salários mínimos por família) que nunca tinham sido tratadas, segundo o Programa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Novidades:

Para expandir a Política Nacional de Saúde Bucal, no próximo mês estará à disposição da população uma novidade: as ambulâncias que funcionam como consultório odontológico. A meta é chegar ao fim de 2010 com 160 unidades móveis para o atendimento de 5 milhões de pessoas.
Outro motivo de comemoração deste dia é que a profissão de dentista está cada vez mais acessível aos jovens que não tem recursos para frequentar escolas caríssimas. O Ministério da Educação já contabiliza 4.646 bolsas de estudo concedidas pelo ProUni para alunos do curso de odontologia de universidades particulares.
E tem mais: depois do sucesso no Brasil, o programa vai alçar voos mais altos e desembarcar em Moçambique, um dos países mais pobres do continente africano. Os termos do entendimento para desenvolver a saúde bucal, fluoretação e prótese dentária estão fechados e devem ser formalizados na primeira quinzena da novembro durante visita do presidente Lula a Maputo, capital de Moçambique.

Fonte: Governo Federal

Reis pede resultado de Estudo de Competitividade do Turismo de São Sebastião


Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta pontos positivos e negativos visando aprimoramento do setor





A profissionalização e excelência na qualidade do turismo é a meta de toda cidade com grande potencial como é o caso de São Sebastião, único município do Litoral Norte a integrar o Estudo de Competitividade que envolveu, no total,16 destinos turísticos do Estado de São Paulo. Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e Sebrae Nacional, o resultado do estudo foi divulgado em 10 de agosto quando foram apontados pontos positivos e negativos do turismo em cada cidade. Obter informações detalhadas sobre o estudo até mesmo para direcionar os programas e trabalhos que devem ser feitos para desenvolver o setor na cidade é a preocupação do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Por isso, na sessão do último dia 19, ele apresentou requerimento ao Executivo solicitando os resultados do estudo e a importância de se divulgar amplamente o trabalho para que todos os setores da sociedade possam se unir para que as metas de excelência no turismo sejam atingidas.
O Estudo de Competitividade avaliou os municípios de Cananéia, Guarujá, Santos e São Vicente, no Litoral Paulista, além das cidades de Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Itu, Panorama, Santo André, São Bernardo do Campo e São Carlos. A metodologia adotada foi a mesma do estudo realizado nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional, entre os quais faz parte Ilhabela.
Como o levantamento mede a capacidade dos destinos em gerar negócios nas atividades relacionadas com o turismo de forma sustentável, ele aponta aspectos negativos e positivos dos programas turísticos de cada município e contribui para que sejam delineadas ações para o pleno desenvolvimento do setor. “Daí a importância do estudo sobre nossa cidade ser divulgado amplamente para que possamos resolver os aspectos negativos e aprimorar ainda mais nosso atendimento aos turistas”, explicou Reis. Para o vereador, São Sebastião é privilegiada por seu grande potencial natural que envolve vários segmentos do turismo como o náutico, esportes radicais, negócios, histórico e cultural, ecológico. “Mas é preciso trabalhar melhor todo esse potencial para que se torne um grande produto turístico importante para gerar emprego e receita para nossa cidade, até porque o turismo é o segmento que mais cresce no mundo”, explicou o vereador
Em seu requerimento, ele também questiona quais os caminhos que o Estudo de Competitividade aponta para o desenvolvimento do turismo sustentável e quais as principais dificuldades enfrentadas, atualmente, para se atingir a meta e o nível desejado de atendimento, qualidade, prestação de serviços e diversidade para atrair os turistas. Reis quer saber, ainda, quais os próximos passos a serem adotados pela Secretaria de Cultura e Turismo após a divulgação do estudo e como é possível contribuir para que São Sebastião alcance os melhores resultados.

Regionalização

O vereador também evidenciou a importância de se tratar o turismo de forma regional como preconiza o próprio Ministério do Turismo. “ Somente assim poderemos ter mais força, inclusive política, para trazermos recursos e divulgarmos o potencial de toda a nossa região de forma integrada”, explicou Reis. Uma das formas de fortalecimento é o trabalho que vem sendo realizado pela Instância de Governança do Litoral Norte de São Paulo que realiza na próxima terça-feira, dia 26, no Ilha Flat Hotel, em Ilhabela, uma reunião de apresentação do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte. Para o encontro, está prevista a presença do consultor do Ministério do Turismo, Ricardo Cerqueira. Já, no dia 4 de novembro, está previsto o lançamento oficial do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte em evento que deverá ser realizado no Teatro Municipal de São Sebastião.




Fotos: Crédito Rosangela Falato

Foto 1: Maresias temporada deste ano
Foto 2: A tranquilidade na praia de São Francisco
Foto 3: Maresias: para contemplar
Foto 4:Praia de Guaecá: beleza também disputada no verão

Reis questiona Prefeitura sobre obras de saneamento básico no município


Em requerimento, vereador pede dados sobre cronograma de projetos em execução e previstos para toda a cidade

A necessidade de dotar todo o município com obras de ampliação de redes de abastecimento de água e estações de tratamento de esgoto é uma das preocupações do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento aprovado por unanimidade na última sessão, ele questiona a Prefeitura sobre o início das obras na região da Costa Norte e o cronograma dos serviços em execução e que estão previstos para atender o município.
A solicitação do vereador teve como base matéria publicada no Jornal Imprensa Livre, edição de 14 de outubro, durante inaugurações da Prefeitura no bairro Jaraguá. Na ocasião, como consta da matéria, o prefeito Ernane Primazzi anunciou para breve o início de obras de saneamento básico na Costa Norte conforme negociações realizadas diretamente entre o chefe do Executivo e a secretária de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo, Dilma Penna. Em seu requerimento, o vereador também cita a proposta da Sabesp, divulgada na imprensa regional, de universalizar o atendimento aos serviços de saneamento básico em todo o Litoral Norte.
Além da previsão de início das obras na Costa Norte, Reis também quer saber sobre o cronograma de execução e os devidos custos, quais os bairros que serão contemplados e por onde será iniciado o projeto. Ele também questiona a Prefeitura sobre o andamento das obras em execução no município e os projetos previstos para o próximo ano.
“Nosso objetivo é esclarecer a população que nos cobra esses serviços. O prefeito tem feito gestões junto à secretária estadual Dilma Penna solicitando implantação de rede de água e esgoto, haja vista uma obra na Costa Sul que já vem sendo concluída. Paralelamente, a Sabesp também tem uma gama de investimentos previstos para a região”, comentou Reis. Ele também lembrou a dificuldade em se levar pavimentação a locais que não contam com redes de esgoto, uma vez que o ideal é primeiro dotar a região de saneamento adequado para depois levar toda infraestrutura básica com pavimentação, guias e sarjetas
Reis ainda comentou que as obras de saneamento são importantes, pois além de serem serviços essenciais básicos para a população, propiciam, posteriormente, melhor infraestrutura viária e o conjunto desses serviços é que pode promover mais qualidade de vida e saúde à população. O líder do governo na Câmara Municipal, Marcos Tenório, parabenizou o vereador pelo trabalho e explicou que o canteiro de obras para os serviços na Costa Norte está quase pronto. “O gerente da Sabesp local também prometeu uma reunião com os vereadores e moradores da Costa Norte com referência às obras que serão iniciadas” Segundo Tenório serão beneficiados os bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá. Algumas ruas já começaram a receber tubulações e as obras deverão ser iniciadas em novembro”, disse Tenório.