quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Reis pede informações sobre cadastro de tarifa social de energia elétrica

Vereador quer saber quantas famílias foram beneficiadas em São Sebastião e se houve prejudicados em função do encerramento do cadastro



O consumidor de baixa renda que até 1 de novembro não se inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e nem na distribuidora de energia, pagará uma conta de luz mais cara, pois perderá os benefícios da tarifa social de energia elétrica. De acordo com informações divulgadas na imprensa pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 17 milhões 645 mil famílias que pagavam a tarifa diferenciada, quase 11 milhões não tinham efetuado inscrição no CadÚnico até setembro. Destes, 3 milhões enquadram-se na faixa de consumo de 30 quilowatts/hora (kWh) mensais. Preocupado com possíveis prejuízos às famílias de baixa renda de São Sebastião, o vereador José Reis de Jesus Silva, pede informações ao presidente da EDP Bandeirante Energia S/A, Antonio Manuel Barreto Pita de Abreu, e ao prefeito Ernane Primazzi sobre o resultado do cadastramento no município.
O vereador lembrou que, em reunião com vereadores na Câmara Municipal, no ano passado, representante da EDP Bandeirante informou que seria feito um novo cadastramento que ficaria sob a responsabilidade do município. ”Como não vi muita divulgação e campanha sobre isso, solicito informações sobre o número de famílias cadastradas, se houve redução em relação ao ano anterior e se é possível retomar as inscrições, estendendo o prazo do cadastramento, para não prejudicar muitas famílias que não tiveram acesso às informações”, explicou Reis.
Em requerimento aprovado na última terça-feira, 8, ele questiona se foi realizada campanha de esclarecimento junto à população de forma eficiente informando sobre a necessidade de se fazer um novo cadastramento. Reis também quer saber se, caso o consumidor não tenha sido cadastrado para ter o benefício da Tarifa Social, se ele também perde o direito de ser contemplado em outros programas sociais do Governo Federal. “O que me preocupa é que o prazo desse cadastramento foi encerrado dia 1 de novembro e muitas famílias podem ter deixado de se cadastrar Temos 54 núcleos habitacionais, sendo que cerca de 26 já foram aprovados como Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS). São mais de 20 mil pessoas, famílias de baixa renda que precisam de benefícios como a tarifa social de energia”, disse Reis, que também reivindica novo prazo para inscrição oficial..
O cadastramento de famílias de baixa renda com a menor faixa de consumo é a última etapa de aplicação das mais recentes regras de concessão da tarifa social, que era aplicada, antes, de forma automática, considerando apenas o volume de energia consumida mensalmente. Em dezembro de 2010, a Anell iniciou a implementação das novas regras. Além da faixa de consumo, elas exigem que o consumidor faça parte de algum programa social do governo federal para ter direito à tarifa social de energia elétrica.


INDICAÇÕES

Dengue
Em indicação apresentada na última terça-feira, 8, o vereador José Reis pede à Prefeitura que seja realizada campanha de esclarecimento sobre a dengue e como prevenir a doença junto aos estabelecimentos comerciais e também lojas de autopeças e borracharias. Segundo o vereador, o objetivo é evitar descarte irregular de materiais como pneus que são potenciais criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.


Manutenção
Serviços de manutenção nas praças do bairro Porto Grande também foram, solicitados pelo vereador em indicação para atender reivindicações de moradores que reclamam do mato e falta de limpeza das praças do bairro.

Praia Acessível
O vereador Reis também pediu ao Executivo que estude a possibilidade de estender o Programa Praia Acessível a outras regiões do município e praias que tenham condições para esse tipo de atividade. O objetivo é atender o maior número possível de pessoas com deficiências e que podem, por meio do programa, ter direito a esse benefício importante que garante lazer e melhores condições de saúde.

Reis quer participação de São Sebastião em Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito

Evento atrairá autoridades para debater ações na temporada em pólos turísticos a partir desta quinta-feira, em Bertioga


Reduzir em 50% os registros de acidentes de trânsito no mundo é a meta da Organização das Nações Unidas. O Brasil está entre os países com os maiores índices de mortalidade em decorrência de acidentes de trânsito que matam mais de 40 mil pessoas por ano e provocam seqüelas em cerca de 100 mil motoristas e passageiros vítimas de colisões. Essas questões e ações que serão desencadeadas na temporada de verão em municípios que são tradicionais pólos turísticos serão discutidas nesta quinta e sexta, dias 10 e 11, em Bertioga, durante a 50 Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, promovido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).
Autor de várias indicações e requerimentos voltados à questão de melhor infraestrutura viária e segurança no trânsito local e, principalmente, na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), que corta todos os bairros de São Sebastião, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) defende a participação de representantes do município no evento que será aberto nesta quinta-feita, às 8h30, nas dependências da Colônia de Férias Ruy Fonseca (Sesc-Bertioga), que fica à rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia.
Em indicação apresentada na sessão de terça-feira, 8, na Câmara Municipal, o vereador José Reis citou a necessidade de o município ser representado no evento. “É de fundamental importância a presença de autoridades municipais e do departamento de trânsito da nossa cidade e de toda a região. Estamos ás vésperas de mais uma temporada que atrairá milhares de turistas que, diariamente, utilizarão nossas estradas e sistemas viários locais. É preciso nos prepararmos para essa demanda”, explicou Reis. O Fórum Paulista prosseguirá nesta quinta-feira até às 18h30 e na sexta as atividades serão realizadas entre 9h e 13h, com reuniões temáticas, palestras, apresentações, exposições e outras ações direcionadas.