terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sangue: sou doador, e você?


Parceria entre a Prefeitura e Hospital de Clínicas de São Sebastião, acontece nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, a campanha Sangue: sou doador, e você?, a partir das 9 horas, nas dependências da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Em novembro do ano passado, a campanha foi realizada pela primeira vez e atraiu 120 doadores. O material recolhido foi encaminhado ao Hemonúcleo de Taubaté, responsável pelo fornecimento do material aos municípios do Litoral Norte. Especialista em Hematologia e Hemoterapia, o médico Leonel Nulman Szterling, fundador e membro do Conselho Deliberativo do Centro de Hematologia de São Paulo, explica que a importância da ação principalmente por não haver banco de sangue na região. “Temos de nos deslocar várias vezes na semana para trazer bolsas de sangue de Taubaté. E isso acarreta complicações como demora no atendimento, aumento nos custos, entre outros problemas”. Por isso, há necessidade de se criar um banco de sangue no Litoral Norte que atenda às quatro cidades. “Temos a intenção de fazer com que São Sebastião seja a sede desta região tão próspera, e faremos esforços para isso”, afirma Szterling.

Como doar
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. São impedimentos temporários: estar febril, gripado ou resfriado, em estado de gravidez ou puerpério (parto normal: 90 dias e cesariana: 180 dias), e ainda estar em uso de alguns medicamentos. Quem efetuou extração dentária deve esperar 72 horas para se voluntariar e quem passou por transfusão de sangue, deve esperar um ano para doar, assim como quem fez tatuagem. No caso de vacinação, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo da dose recebida.
Não podem doar sangue quem contraiu hepatite após os dez anos de idade e aqueles que tiverem evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, malária e doença de Chagas.
Cuidados especiais
Os intervalos para doação devem ser levados em conta. Os homens podem doar em intervalos de 60 dias e por até quatro vezes ao ano enquanto as mulheres devem respeitar intervalo 90 dias e doar até três vezes ao ano. Após doar sangue, a pessoa deve evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por cerca de duas horas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas, manter o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas e não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Luciano Vieira/PMSS