segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Participe da Festa do Padroeiro

Novena a São Sebastião começa nesta terça-feira, 11, e segue
em várias pastorais até dia 19

Tradição mantida ao longo dos anos, a Festa do Padroeiro de São Sebastião, teve início dia 7 e prosseguirá até 23 de janeiro atraindo grande público ao Centro Histórico, principalmente dia 20, quando é comemorado o Dia de São Sebastião. O evento foi aberto com a procissão do mastro que percorreu os arredores da Igreja Matriz e com a carreata levando a imagem de São Sebastião pela região central da cidade.
Durante a novena da Festa Religiosa, várias pastorais realizam seus rituais com subtemas, sempre às 19h. Nesta terça-feira, dia 11, representantes da Capela São José, da Topolândia, pregam o tema “A experimentarmos o amor de Deus”. Na quarta, dia 12, o tema “A aceitarmos que somos pecadores, necessitados do perdão de Deus”, faz parte da missa das pastorais Apostolado da Oração, Mãe Peregrina e Esperança Viva. No terceiro dia de novena (13), as pastorais RCC, Carcerária e Mulher Marginalizada trazem “A termos um encontro pessoal com Jesus Cristo”. No dia 14, o tema “A crermos que Jesus Cristo é o Senhor” será abordado pelas pastorais Familiar, ECC e Batismo.
A pastoral Dízimo e Campanha da Fraternidade promovem, dia 15, o subtema “A aceitarmos Jesus Cristo como nosso Salvador”. No dia 16, a Pastoral Juvenil louvará sob o tema “A pedirmos o Espírito Santo”. No sétimo dia da novena (17), será a vez das comunidades do Varadouro, Barequeçaba, Guaecá e Toque-Toque Grande organizarem a missa “A integrarmos a Igreja de Cristo”. No dia 18, as pastorais Catequese, Infância Missionária e da Criança, realizam a missa “A anunciarmos com alegria o Evangelho de Cristo”. E, no encerramento da novena, dia 19, “A testemunharmos a todos o amor de Deus”, será o subtema das pastorais Vocacional, Afro-Brasileira e Saúde.

Festa Social
Todos os dias, a partir das 19h30, a comunidade poderá degustar saborosos quitutes na Praça de Alimentação da paróquia, localizada na Praça de Eventos (Rua da Praia), região central de São Sebastião. Uma atração à parte, o famoso sorteio de prêmios da igreja é bastante disputado e atrai uma multidão às tendas. No sábado, dia 15, haverá o sorteio de R$ 1 mil. Já no dia 19, o prêmio dobra para R$ 2 mil. No dia seguinte (20), os interessados poderão tentar a sorte e levar um carro 0km ou ainda outra no sábado, dia 22.

Dia do Padroeiro
20 de janeiro, Dia do Padroeiro São Sebastião, é o momento mais esperado da festa. Às 6h acontece a alvorada e, na parte da tarde, às 17h, será realizada missa solene na Praça da Matriz, seguida de procissão às 18h30. Já de noite, além do esperado sorteio do carro 0km, o público poderá prestigiar a apresentação religiosa do padre Fábio de Melo no palco do Verão Show 2011, muito aguardada por fãs e fiéis.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Palestra do Sebrae: inscrições até quarta-feira

Os interessados em participar da palestra “Entendendo custos, despesas e preços de vendas”, que será realizada pelo PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Sebastião, em parceria com a Prefeitura, poderão se inscrever até quarta-feira, dia 12.
A palestra será ministrada, gratuitamente, por Ulisses Pessari Morgado na próxima segunda-feira, dia 17, nas dependências da Videoteca Municipal, das 14h às 16h. O objetivo é orientar os participantes a elaborar uma estrutura adequada de custos e despesas de uma empresa, possibilitando realizar uma gestão financeira adequada aos negócios. As inscrições poderão ser feitas até dia 12 no Posto do Sebrae, pelo telefone (12) 3892-1549 ou pelo site paesaosebastiao@gmail.com.

Serviço: O Posto do Sebrae fica na rua Expedicionário Brasileiro, 207, Centro.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Reis agradece por melhorias em Boiçucanga


O vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) agradece o trabalho realizado pela Prefeitura, em parceria com a empresa Provis, e o empenho do vice-prefeito e secretário das Administrações Regionais, Wagner Teixeira, pelas melhorias em Boiçucanga. Desde o último dia 7, quem freqüenta o bairro da Costa Sul, convive com outro visual: novos equipamentos e um deck de madeira totalmente recuperado ao longo da orla foram entregues pela Prefeitura em trabalho realizado em parceria com a empresa Provis.
Entre os investimentos solicitados pelo vice-prefeito Wagner Teixeira, consta, ainda, a colocação de portais nos principais acessos à praia com a finalidade de sinalizar e/ou facilitar a localização de estabelecimentos comerciais e ao mesmo tempo ser um ponto de referência para o encontro de amigos. A medida também visa auxiliar a segurança dos frequentadores.
Em Maresias, por exemplo, praia em que já existem tais pórticos há algum tempo, a experiência mostra que o socorro prestado pelos guarda-vidas se tornou mais ágil, já que fica mais fácil para os banhistas informar o local exato da ocorrência em função dos portais terem números.
Além da numeração, os equipamentos possuem ícones para identificar cada praia. Segundo o diretor executivo da empresa, Guilherme De Luca, em Boiçucanga, os pórticos têm a imagem do shape de skate. Já, em Maresias, Cambury e Juquehy, onde a Provis também implantou os portais, eles são identificados, respectivamente, com pranchas de surf, folhas em alusão a vegetação abundante que cerca a praia e um barco em referência a Samju (Sociedade Amigos de Juquehy).
O material utilizado é eucalipto tratado em autoclave, com garantia de mais de 20 anos. “Após a instalação ainda aplicamos uma seladora de madeira. Essa operação, que também consiste na raspagem e lavagem, é repetida todos os anos. Isso garante a durabilidade e beleza dos portais”, acrescenta Luca. Segundo Reis, trata-se de um investimento importante não só para atender aos turistas, mas também para toda a comunidade de Boiçucanga que passa a contar com mais segurança com o deck totalmente recuperado e melhor sinalização e informações com os portais nos principais acessos à praia

Mais brinquedos

Uma estação integrada com vários brinquedos na Praça Pôr-do-Sol, em frente ao Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, foi outra melhoria para o bairro. O equipamento possui trepa-trepa, ponte elevada e escorregador podendo ser usado por crianças de todas as idades, com exceção das menores, que precisam ser supervisionadas. Além da instalação dos portais e dos brinquedos, houve a recuperação dos decks de madeira situados nos acessos à praia. Tais equipamentos apresentavam falta de guarda corpos, ripas quebradas e madeira seca. Com esses novos equipamentos, as pessoas passam a contar com mais conforto e principalmente segurança, explica o vereador Reis que também tem pautado seu trabalho visando a melhoria da qualidade de vida da população não só de Boiçucanga, mas de todo o município.

Fonte: Informações da obra extraídas de matéria publicada no site da Prefeitura de São Sebastião
Fotos: Ricardo Faustino/PMSS

Saúde Pública: vistorias durante o verão

Fiscais da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, iniciaram ações de vistorias que ocorrerão em todas as praias até o fim da temporada de verão. Serão fiscalizados estabelecimentos comerciais e ambulantes com atividades de interesse da saúde pública. Os fiscais observam a aplicação de boas práticas higiênico-sanitárias por parte do empresário/ambulante nas atividades de armazenamento, manipulação e distribuição de alimentos com o objetivo de minimizar riscos da atividade e suas conseqüências para a saúde pública.
Conforme dispõe o artigo 19, da Lei Municipal nº. 1476/2001, o agente fiscal tem livre acesso a todas as dependências dos estabelecimentos do município sujeitos à legislação sanitária vigente. Para tanto, deverão portar credencial e, acompanhados por outros fiscais, trajar camiseta ou colete com a identificação da Vigilância Sanitária Municipal.
A medida visa proporcionar ao empresário/ambulante a possibilidade de checar a identificação dos agentes fiscais para não ser vítima de fraude que se for constatada deverá ser imediatamente comunicada à autoridade policial.

Serviço: Para esclarecimentos ou denúncias, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelos telefones (12) 3891-3411 e 3891-3419, pelo e-mail institucional sesau.visa@saosebastiao.sp.gov.br ou o telefone da Ouvidoria da Saúde: 0800-770-0029.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Festival da Índia termina nesta terça-feira

Depois da apresentação na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, dia 9, o Festival da Índia mostra toda a arte dessa cultura peculiar pela última vez em São Sebastião, nesta terça-feira, 11, na Praça de Eventos, Centro Histórico, a partir das 18 horas. O projeto itinerante que viaja pelo mundo com o objetivo de divulgar os vários aspectos da cultura indiana, tem apoio institucional da Prefeitura de São Sebastião e do Consulado Geral da Índia.
Com 26 artistas de variadas partes da Europa, Austrália e Índia, o grupo conta com a presença do idealizador do evento na Europa, Indradyumna Swami, monge Vaishinava, que dedica sua vida para difundir a filosofia indiana e lidera o projeto cultural há 20 anos.
Responsável pelo evento em São Sebastião, Ciça Nogueira, professora de yoga da Secretaria de Esportes (Seesp), explica que, a Índia vai além do turismo e da cultura. Ela transborda devoção e fé, através de suas crenças, cores, aromas e sabores. “A Índia têm um legado para o mundo, que é o desenvolvimento pelo amor incondicional, pelo engajamento social e, principalmente, pela busca à descoberta do ser além do humano", comenta Ciça.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Luciano Vieira/PMSS