quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Reis pede atenção da Prefeitura para situação crítica em Boracéia


Parada de ônibus de linhas municipal e intermunicipal

convive com uma “lagoa” na Alameda Cubatã0


Moradores e até turistas que dependem de transporte coletivo vivem drama diário para conseguir entrar nos coletivos que estacionam na Alameda Cubatão, em frente à Rodovia SP 55 (Rio-Santos) em Boracéia. Para subir nos ônibus de linha municipal e intermunicipal – uma vez que a parada também atende quem se destina a Bertioga – é preciso tirar o calçado, arregaçar as calças e colocar os pés na água e na lama. O problema não atinge só os usuários de transporte coletivo, mas também moradores e comerciantes locais uma vez que a avenida está constantemente intransitável devido aos buracos, lama e pela água que fica acumulada na rua até mesmo quando não chove. A situação crítica motivou, na sessão de quarta-feira, dia 13, mais um requerimento do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) que, desde o ano passado vem solicitando, entre outros serviços, melhorias em infraestrutura viária para todo o bairro e já reivindicou providências para esse problema da Alameda Cubatão.
Morador em Boracéia, Reis explicou que vem sendo cobrado constantemente pela população sobre melhorias no local que apresenta uma situação insustentável. “Boracéia é a porta de entrada e de saída desse município. Ali temos um posto de gasolina, oficina mecânica e mais alguns comércios e pousadas. As pessoas estão sendo prejudicadas. Quando olham para a rua não sabem se o mar é do outro lado ou ali. As pessoas que passam identificam aquela situação como completo descaso da Administração. Precisamos de uma solução rápida”.
Como aquela área é local de manobra dos ônibus e também recebe veículos pesados, Reis pede, em seu requerimento, a possibilidade de a Prefeitura executar a colocação de material adequado ou pavimentação com bloquetes para resolver o problema. “Acredito que o prefeito saiba da dificuldade e peço que se empenhe na solução desse problema porque a situação hoje é desgastante. A pessoa para pegar um ônibus tem de tirar o tênis e passar dentro da água. As pessoas não merecem isso”, comentou o vereador que recebeu apoio dos colegas.
A vereadora Solange Ramos comentou a dificuldade de andar em Boracéia e Cambury. “Aquilo está um horror. O pessoal fala de Maresias que tá ruim, mas ainda eu moro em um paraíso. Não há quem ande em Boracéia e Cambury, O colega de bancada, Amilton Pacheco, lembrou que a Casa aprovou “uma lei destinando R$ 3 milhões para comprar máquinas. A gente quer saber se foi de fato para atender a comunidade. Acho que tá faltando andar mais na rua para perceber o descaso que está o município”, concluiu Amilton.

Ligação de Água
Reis também apresentou requerimento solicitando informações à Prefeitura se há projetos para ligação de água, por parte da Sabesp, ao longo da Estrada de Abras do Una (Avenida Itatiaia), uma vez que trata-se de atendimento essencial à comunidade. Caso haja estudos, o vereador quer informações mais detalhadas com cronograma de obras e previsões de execução e entrega. Caso as obras não constem do planejamento da Sabesp, ele quer saber quais os motivos, já que foi divulgada, na imprensa regional, o programa da empresa que visa ampliar as redes de abastecimento de água e estações de tratamento de esgoto não só no município, mas em toda a região, com a proposta de universalização dos serviços.

Calçamento
Em outro requerimento, Reis solicita informações sobre estudos para calçamento da Rua Itaberaba, em Boiçucanga. “Fomos procurados pelos moradores que reclamam das péssimas condições dessa via pública, o que tem provocado desconforto e problemas à comunidade”, afirmou o vereador. Por isso ele quer saber da Administração se há previsão na dotação orçamentária de 2011 para viabilizar obras de drenagem e calçamento dessa rua. Caso ela venha a ser contemplada, Reis pede detalhes e prazos sobre o serviço e, em caso negativo, solicita informações do motivo de a comunidade não poder ser atendida.