sexta-feira, 2 de maio de 2014

Reis afirma que Verdescola transforma a vida dos jovens na Vila Sahy

Presidente do Instituto, Maria Antonia Cívita, diz que objetivo é formatar um modelo de desenvolvimento socioeducativo que possa ser reproduzido no Brasil


Mais do que a realização de um sonho, o Instituto Verdescola se firmou como polo de desenvolvimento cultural, social e esportivo na Vila Sahy, Costa Sul de São Sebastião. Depois de ver a felicidade das crianças e jovens do bairro e região na entrega do novo prédio do instituto à comunidade no último dia 24, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) participou, também, da inauguração oficial do núcleo para autoridades no sábado, dia 26, com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, Petrobras, empresas parceiras do empreendimento, secretários e diretores municipais e toda a equipe do Verdescola presidido por Maria Antonia Cívita que agradeceu a todos os envolvidos na realização do projeto.
Reis, que acompanhou desde o início o trabalho com a comunidade, quando o Verdescola atendia cerca de 350 pessoas em espaço pequeno, e conhece bem a comunidade da Vila Sahy, destacou a importância dessa parceria que resultou na entrega do novo núcleo totalmente equipado em uma área de 3 mil m² com capacidade física para atender até 1.100 pessoas.
“O Poder Legislativo foi importante na formatação desse projeto e os vereadores não tiveram dúvida em aprovar a doação de área do Executivo para o Instituto Verdescola”, afirmou o vereador. Ele destacou a atuação e determinação da presidente do instituto, Maria Antonia Cívita, desde o início do projeto. “A iniciativa da Maria Antonia é resgatar a cidadania dessas crianças desde a parte cultural, educacional e esportiva para formar verdadeiros cidadãos. Hoje temos o exemplo desse projeto que está transformando o futuro de jovens e adolescentes da Vila Sahy e região. Isso é muito importante para a sociedade e os pais, pois com essa capacitação, eles poderão ingressar no mercado de trabalho com novo ar, conhecimento e possibilidades de um futuro melhor. É o Verdescola transformando a vida da comunidade”, declarou Reis em entrevista à TV Costa Norte durante a inauguração oficial



 

Capacitação 

O vereador acompanhou a formalização da doação da área ao instituto e também assinou o documento como testemunha do ato oficial. Depois, junto com as autoridades, o presidente da Câmara, Marcos Tenório, o prefeito Ernane Primazzi, demais vereadores e representantes do Estado e Petrobras, visitou as instalações da primeira carreta do Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado, que já iniciou o primeiro curso de climatização e ar-condicionado para 60 alunos da Vila Sahy. Essa será a primeira turma em todo o Estado a contar com essa capacitação para uma área de grande demanda, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Nelson Baeta Neves Filho.
Ele também anunciou novos cursos para a comunidade da Costa Sul a serem realizados de acordo com a demanda da região e a descentralização de cursos da Etec, do Centro Paula Souza, para o prédio do Verdescola visando atender a população da Costa Sul. Maria Antonia Cívita já pediu que a carreta permaneça no local e pleiteou o curso de solda visando formar mão de obra especializada para trabalhar na área de exploração do pré-sal da Petrobras representada pelo gerente executivo de Responsabilidade Social da empresa, Armando Ramos Trípodi que destacou investimento de R$ 5 milhões no projeto do Verdescola. Cívita agradeceu o apoio da empresa que foi fundamental, nos últimos três anos, para o atendimento de 350 crianças diariamente. Ela também agradeceu ao Instituto Península, braço social da família Diniz, por também ter acreditado na importância do projeto para a comunidade.
Um dos patrocinadores, o empresário Abílio Diniz disse que era emocionante ver onde as crianças e os empreendedores chegaram dando a possibilidade de uma vida melhor para a comunidade com ensino profissionalizante e preparação para a vida. “Espero que todos realmente usufruam disso e sigam pelo caminho do bem, que consigam se beneficiar porque esse trabalho foi feito com muito carinho e esforço pelas idealizadoras”.
Foram inúmeros agradecimentos e um pedido especial de união para que o projeto prossiga com sucesso. Afinal, segundo Cívita, o novo espaço manterá atividades educacionais, reforço escolar, educação ambiental, oficina de capacitação profissional, cozinha experimental, atividades físicas e cursos profissionalizantes. Foram criadas salas especiais para videoteca, brinquedoteca, laboratório de comunicação, aulas de informática e o núcleo também abrigará salas de educação infantil do ensino municipal, além dos cursos de geração de renda. Atualmente são atendidas 600 pessoas pela equipe formada por cerca de 45 profissionais sendo que há possibilidade de ampliar o atendimento para 1.100 pessoas.
Durante a inauguração, o núcleo contou, ainda, com o ônibus da leitura, projeto do Governo do Estado que leva a magia da literatura para todas as cidades. Mas o espaço repleto de livros e pessoas representando personagens fez todos voltarem ao passado e sentirem a alegria da infância. Ninguém escapou de se sentir príncipe e princesa ou até mesmo o sapo dos contos de fadas durante visita ao ônibus da magia.

 


“O Verdescola é de fato deles”

Com o apoio de todos, o novo espaço, um empreendimento de R$ 7 milhões, pode se tornar uma referência e representar o futuro de muitos jovens, que era o sonho do marido de Maria Antonia, o empresário Roberto Cívita. “Ele foi meu mentor, incentivador e apoiador. Foi ele que fez crescer a semente que hoje é o Vesdescola, nome criado por ele. Roberto viveu para educar. Ele queria um Brasil melhor através da Educação”, afirmou a presidente do Instituto Verdescola que trará mais atividades e capacitação para a comunidade. “Essa inauguração é a realização de um grande sonho coletivo. Há algumas semanas, quando os educadores trouxeram as crianças para conhecer a nova sede, elas começaram a correr por todos os cantos. Quando viram a quadra de esportes se ajoelharam, beijaram e gritaram: é nosso. Foi emocionante e é emocionante”, disse Cívita reafirmando: “o Verdescola é de fato deles. Foi feito com eles e para eles. Para seguirmos essa trajetória de sucesso, pedimos a todos que se mantenham unidos pela educação. Nosso objetivo maior é formatar um modelo de desenvolvimento socioeducativo de contraturno que possa ser reproduzido pelo Brasil, frisou Cívita.