quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia do Vereador

Segue documento lido em homenagem aos vereadores:



Bom dia, senhores vereadores.



Por ser dia 1º de outubro, Dia do Vereador.

Em nome dos funcionários desta Casa de Leis, o departamento de comunicação, que ora represento, aproveita a oportunidade para prestar uma homenagem aos senhores, dignos representantes do Poder legislativo, em São Sebastião, pela dedicação e empenho na luta em prol da qualidade de vida e da justiça social do nosso povo.



O vereador possui um papel importantíssimo no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o Poder Executivo.



Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e cobrar providências. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a sagrada função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.



Ser Vereador exige manter uma postura independente, atuante, ser polêmico e ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Acima de tudo agir com conhecimento e desarmado de rancores.



Como já dizia o filósofo grego, Aristóteles: "O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência".



Com tantos desafios, a tarefa do vereador muitas vezes é mal interpretada, principalmente por aqueles que buscam um salvador da pátria ou desejam se beneficiar do poder.



Em São Sebastião, foram muitos os homens de bem que já representaram o Poder Legislativo e estiveram sentados nesta sala, que hoje é ocupada pelos senhores, vivenciando momentos difíceis, lutando contra regimes ditadores.



Desejamos, nesta noite, que estes homens de valor possam se sentir orgulhosos por terem cedido seu lugar aos senhores vereadores. Da nossa parte, só podemos desejar que Deus ilumine o caminho dos senhores.


Obrigado Sílvia e equipe !



Para finalizar, ainda citando Aristóteles, gostaríamos de citar uma frase de reflexão: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.