segunda-feira, 28 de março de 2011


Reis pede informações sobre cumprimento de lei federal

que determina inclusão da música no currículo escolar

Vereador Reis, prefeito Ernane e a primeira-dama, Roseli Primazzi, conheceram a Sala de Música da Escola Municipal da Topolândia durante inauguração da unidade em 16 de março



“A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia".

(Beethoven)


Reconhecida por pesquisadores como fundamental para desenvolver a mente, promover equilíbrio e proporcionar um estado agradável de bem-estar, a música também ajuda na concentração e desenvolvimento do raciocínio. Com essa visão, inserida no contexto pedagógico, a Lei Federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, determina que ela deverá “ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular na Educação Básica”, como diz a própria lei. Baseado na importância da música para a formação dos jovens, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva, pede informações à Secretaria de Educação do Município sobre o andamento do Programa Música nas Escolas em toda a rede de ensino de São Sebastião. Em seu requerimento nº 139, aprovado na última sessão da Câmara Municipal, dia 22, ele também explica que a lei federal, em seu artigo 3º, determina prazo de três anos letivos para adequação dos sistemas de ensino ás exigências estabelecidas. Portanto, o prazo venceria este ano a contar da data da publicação da lei. Segundo Reis, o município já iniciou esse trabalho e também tem o projeto das Fanfarras Municipais em algumas unidades de ensino, com resultados brilhantes. Ele também cita, como exemplo, a Sala de Música montada na Escola Municipal da Topolândia, inaugurada dia 16 de março, com todos os instrumentos necessários para aulas de iniciação musical. “Tive e oportunidade de conhecer as instalações da escola e a sala de música, com instrumentos novos, de primeira qualidade, onde irá acontecer um projeto fantástico. Quero só pedir à secretária de Educação, Ângela Couto, que estenda esse programa para todas as escolas do município. Tenho certeza que, com esse projeto, nossas crianças terão outras oportunidades não só na qualidade de ensino, mas na sua formação e capacitação”, afirmou Reis. De acordo com a especialista da equipe Brasil Escola, Elen Campos Caiado, graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia, segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam a área do cérebro 25% maior em comparação aos que não desenvolvem trabalhos com música. Além disso, todos que estudaram as notas musicais e divisões rítmicas, obtiveram notas maiores que os demais colegas de classe em relação a um determinado conteúdo de matemática. Em seu artigo no site Brasil Escola, ela explica, com fundamentado em pesquisas, que as crianças envolvidas com música apresentam melhor desempenho na escola e na vida. “A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos. Platão dizia que a música é o instrumento educacional mais potente que qualquer outro. Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio”, explica a especialista..