sábado, 16 de novembro de 2013

Reis quer saber sobre participação da cidade no Programa Saúde na Escola

Vereador solicita informações se o município será contemplado 
com programa a exemplo de outras cidades da região

 

Foto: Celso Moraes/CMSS

Instituído em 2007 pelo Governo Federal, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial dos ministérios da Saúde e Educação com o objetivo de oferecer atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por ações que estimulem a promoção da saúde e prevenção de doenças. Devido à importância do programa, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou informações à Prefeitura se a cidade será contemplada pelo projeto.
Em requerimento aprovado na última sessão da Câmara Municipal, ele citou o fato de que, em pesquisa realizada no site do Governo Federal, a cidade de São Sebastião não constava da relação de prefeituras contempladas pelo programa publicada no Diário Oficial da União de 1º de novembro. De acordo com informações divulgadas no site, as cidades relacionadas que possuem documentação e informações adequadas no sistema de cadastro estão aptas a receber recursos do Governo Federal por meio do programa. Já, as que apresentavam irregularidades tinham prazo até 18 de novembro para adequar seus dados.
Em função disso, o vereador questionou se existia a possibilidade de o município ser beneficiado a exemplo de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba que constavam da lista do Diário Oficia da União. Ele também quer saber como São Sebastião já foi beneficiado pelo programa até agora. As ações são realizadas durante o ano letivo e para os alunos serem beneficiados é preciso ter adesão das escolas.

Ações
O programa ensina os alunos como escovar os dentes corretamente, realiza exames oftalmológicos e também verifica problemas de obesidade e pressão alta pelo trabalho das equipes de saúde da Atenção Básica e professores das unidades de ensino. “A administração municipal realiza, anualmente, trabalho em parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com campanhas de prevenção, mas é importante também contar com mais essa ferramenta do Governo Federal que destina recursos pelo Programa Saúde na Escola”, explicou Reis.
Outro fato importante é que estudantes de creches e pré-escolas passam a contar com triagem de saúde a partir da participação no Programa Brasil Carinhoso. Em março deste ano, a Semana de Mobilização Saúde na Escola atendeu cerca de 14 milhões de estudantes pelo PSE, praticamente o dobro em comparação aos 7 milhões atendidos em 2012 em 16.700 escolas de 1.433 municípios. O Governo pretende investir R$ 10 milhões e aumentar em 140% os gastos em relação ao ano passado quando foram investidos R$ 4,1 milhões.