quinta-feira, 7 de abril de 2011

Feliz Dia do Jornalista

Há uma brincadeira que define o jornalista como um " especialista em generalidades", ou seja, alguém que precisa saber bastante sobre muitos assuntos. De fato, existem características que não podem faltar a este profissional. Uma delas é a flexibilidade, pois notícia não tem hora nem local para acontecer e, com frequência, o jornalista tem que deixar de lado todo seu planejamento para buscar informações sobre aquele acontecimento de interesse público. Outra qualidade que não pode faltar é a constante curiosidade. Todas as coberturas, entrevistas e textos representam para ele nova chance de aprendizagem. Nosso abraço, cheio de gratidão, a todos os jornalistas ( texto adaptado do Frei Gustavo Wayand Medella ), em especial a Rosângela Falato, que tem cuidado com tanto carinho deste blog. Beijão ! Equipe do Reis !

7 de abril: Dia Mundial da Saúde


Médicos paralisam atendimento a usuários de planos de saúde


A administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião comunica que nesta quinta-feira, 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, foi definida pelas entidades médicas nacionais a paralisação dos atendimentos aos planos de saúde. Os casos de urgência e emergência serão mantidos. O objetivo é mobilizar os cerca de 160 mil médicos do país que atuam na saúde suplementar para melhorar a relação entre médicos e planos de saúde, dentro das reivindicações da categoria como, por exemplo, reajustes e regularização de contratos. A paralisação foi definida em reunião na Associação Paulista de Medicina (APM), dia 18 de fevereiro, com a participação de inúmeras entidades, conselhos, sindicatos, associações e sociedades de especialidades. A decisão é, inclusive, reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação dos Médicos (Fenam), além do conjunto das sociedades de especialidades médicas. O atendimento será retomado na sexta-feira, 8 de abril.


Fonte: Departamento de Comunicação da

Prefeitura de São Sebastião

Reis pede informações sobre atendimento em creches do município

Levantamento completo sobre as creches municipais ou que atendem mediante convênio com a Prefeitura de São Sebastião foi solicitado pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 5 de abril, na Câmara Municipal. Como tem sido questionado por moradores de vários bairros em relação à demanda, considerada grande, ao número de vagas e condições de atendimento, o vereador resolveu pedir as informações ao Executivo e à secretária municipal de Educação, Ângela Couto. Além do número de creches e locais onde estão situadas, o vereador pediu informações sobre o total de crianças atendidas, quantas ainda aguardam vagas em lista de espera e detalhes do cardápio oferecido semanalmente com seu respectivo valor nutricional. Ele também solicitou cópia de inteiro teor dos documentos de parcerias envolvendo creches conveniadas e ainda o número de atendimentos em cada uma delas
Ponte no Sertão de Cambury

Em apoio ao requerimento do vereador Amilton Pacheco (PSB), aprovado na última sessão, em que solicita ao Executivo providências quanto à reforma da ponte localizada no acesso 2.800, da Estrada Rio das Pedras, no Sertão de Cambury, o vereador José Reis salientou que a intervenção no local é de “extrema urgência”. Em estado de abandono, a ponte não conta com corrimões e parte do madeiramento está quebrado colocando em risco a segurança dos moradores que utilizam o acesso. “Conheço muito bem o local e as pessoas que estão ali. Por isso, peço ao vice-prefeito e secretário das Administrações Regionais, Wagner Teixeira, que tome providências o quanto antes”. Segundo Reis, uma cadeirante, que mora no final dessa rua onde fica situada a ponte, enfrenta muitos problemas de locomoção. “Estamos representando a comunidade e sabemos como é o dia-a-dia dessas pessoas. Por isso é importante que se faça alguma coisa para beneficiar os moradores

Convênio com o Portal do Olaria

Piscina do CAE do Pontal da Cruz adaptada para receber cursos de hidroginástica

Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

O vereador José Reis também apoiou o requerimento de seu colega Marcos Tenório, que pediu informações à Prefeitura sobre o término do convênio entre a Administração e o Clube Portal do Olaria onde eram desenvolvidas atividades esportivas para a população mais carente e curso de hidroginástica para a Terceira Idade atendendo cerca de 500 pessoas. Ministradas pela Secretaria de Esportes, as aulas de hidroginástica passaram a ser realizadas no Centro de Apoio Educacional (CAE), do Pontal da Cruz, após adaptações na piscina atual até que seja construída outra mais apropriada. O orçamento dessa nova piscina está sendo elaborado por um arquiteto da divisão de projetos da Secretaria de Habitação e Planejamento conforme informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura. O convênio com o clube existia desde 2006 e custava R$ 65 mil, ao ano, aos cofres municipais pela locação do imóvel. No entanto, muitos integrantes da Terceira Idade terão dificuldades ou até serão impossibilitados de freqüentar o CAE pela distância e problemas de locomoção. Por esse motivo, Reis sugeriu ao Executivo que estudasse a possibilidade de manter o curso para a comunidade no clube do Portal do Olaria até que seja construída uma piscina municipal própria para as aulas. “Como professor de Educação Física, acredito que vai haver bom senso do prefeito em solucionar esse problema. Sei da capacidade técnica de todos os professores. Sei que é difícil aquela piscina do Pontal, por ser funda e não ter condições. Hoje, a única piscina adequada é a do Portal do Olaria. Acredito que, com vontade e empenho da Administração, o ideal seria a construção de uma piscina municipal. Se for feito um orçamento, com uma empresa decente, o custo não é caro. Por isso, apelo ao prefeito para que possa retomar o curso no Portal do Olaria para que vocês possam voltar às atividades”.

Confira as indicações da semana


Boracéia

O vereador José Reis solicitou ao Executivo, por meio de indicações, manutenção geral e troca, se necessário, de placas indicativas nos logradouros e praças de Boracéia. Também pediu que sejam instaladas as placas de denominação das praças públicas do bairro que tiveram seus nomes alterados.

Castração

A realização de campanha de castração de animais na Costa Sul também foi solicitada por Reis. A medida visa atender pedidos de moradores da região em função do elevado número de animais soltos pelas ruas e dos próprios donos que não têm condições de arcar com os custos de atendimento em clínicas veterinárias particulares. O vereador argumentou que o trabalho poderia ser efetuado pelo próprio Centro de Controle de Zoonoses ou em parcerias com entidades que realizam esses serviços com total segurança.

Manutenção

Em outra indicação, Reis pediu a realização de estudos para a colocação de lombada na rua Francisco Tenório, no bairro do Itatinga, visando garantir mais segurança aos pedestres e usuários. Também solicitou a limpeza e iluminação nos acessos entre a avenida Guarda-Mor Lobo Viana e as praias a partir do bairro Porto Grande. Segundo o vereador, moradores e freqüentadores das praias nessa região reclamaram da falta de limpeza desses acessos conhecidos como vielas. Além de lixo, entulho, mato, dificultando passagem, os locais não garantem segurança, principalmente à noite, por falta de iluminação em vários trechos

Vila Sahy

Foto: Rosangela Falato


Reparos na pavimentação das ruas da Vila Sahy, entregues oficialmente pela Prefeitura, foram solicitados por Reis em indicação na última terça-feira, 5. Ele pediu que a Prefeitura acione a empresa responsável pelas obras de pavimentação a realizar os reparos necessários. O objetivo é atender a constantes reclamações dos moradores que têm enfrentado problemas com relação ao escoamento das águas e alagamentos constantes em dias de fortes chuvas como registrados em matérias publicas na imprensa, o que vem causando transtornos e prejuízos à comunidade e vários estabelecimentos comerciais.

Na tribuna

Esporte Clube Barra do Una
Reunião do prefeito com Diretoria do Esporte Clube de Barra do Una

Foto: Luciano vieira/PMSS

O vereador José Reis parabenizou o prefeito Ernane Primazzi durante pronunciamento na Tribuna, na última terça-feira, 5, pela decisão de rever as desapropriações referentes à área onde está situado o campo do Barra do Una Futebol Clube. Na sexta-feira, o prefeito se reuniu com a Diretoria do Esporte Clube Barra do Uma para esclarecer a situação do terreno e confirmar sua desapropriação e regularização.Segundo Reis, uma ação no Ministério Público envolvia despejo de 7 lotes dentro do campo, ou seja, “tomaria metade do campo de Barra do Una e perderíamos esse espaço utilizado por jovens, crianças, adolescentes e grupos da melhor idade. O prefeito assumiu o compromisso com o Barra do Una em relação a um processo que começou na administração passada”. De acordo com o vereador, “o ex-prefeito, num primeiro momento, não pensou duas vezes e começou o processo de desapropriações. No ano passado, o prefeito Ernane suspendeu todas as desapropriações - até porque foram inúmeras - e essa (de Barra do Una) estava dentro. Pedimos a possibilidade de rever essa desapropriação até porque íamos perder um espaço valioso para aquela comunidade, não só da Barra do Una, mas da Costa Sul e comunidade sebastianense. o Barra do Una é um dos melhores campos da Costa Sul onde a prática do desporto será muito importante. Parabenizo o prefeito por mais uma vez honrar seus compromissos”, afirmou Reis.

ESF de Cambury

Prefeito e secretário de saúde conferem equipamentos na unidade ESF de Cambury

Foto: Luciano Vieira/PMSS

Reis também aproveitou o espaço na Tribuna para elogiar a nova unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família) de Cambury entregue à comunidade na dia 31 de março. Com o novo prédio, além do atendimento habitual, a Costa Sul passa a contar com o serviço do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama),coordenado por Carla Bruço, até então desenvolvido apenas no Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade. “Essa era uma vontade daquela comunidade já há algum tempo. O prédio anterior, próximo à escola, não tinha adequação. Era baixo, inundava. Enfim, o prefeito fez aquilo que um homem público deve fazer que é levar benefícios e melhorias de atendimento aos moradores. E, com certeza, o atendimento melhora quando se dá uma estrutura melhor para que os funcionários possam trabalhar bem”, frisou Reis.