quinta-feira, 15 de março de 2012

Vereador Reis concede título de Cidadão Sebastianense ao surfista Gabriel Medina

Familiares devem receber a homenagem nesta sexta-feira, 16, no Teatro Municipal, a partir das 10 horas, em Sessão Solene da Câmara Municipal



O mais jovem brasileiro a fazer parte do seleto ASP World Title (WT), que reúne os 36 melhores surfistas do mundo, o garoto prodígio Gabriel Medina, será homenageado pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) com o título de Cidadão Sebastianense em Sessão Solene da Câmara Municipal nesta sexta-feira, 16 de março, a partir das 10 horas, no Teatro Municipal. Medina, que encontra-se no exterior em competições e treinamentos, será representado por familiares e amigos convidados para a sessão especial em comemoração aos 376 anos de emancipação político-administrativa do município. Ao conceder o título ao garoto de Maresias, que despertou a atenção do mundo com suas manobras e performances incríveis, sendo considerado uma das promessas do surfe mundial, o vereador José Reis também estende a homenagem aos demais atletas da cidade que, como Medina, com muita dedicação, determinação, qualidade, profissionalismo, arte e amor ao surfe, levaram e levam o nome de São Sebastião aos pódios do mundo.
Formado em Educação Física, o vereador teve a oportunidade de atuar na Diretoria de Esportes do Município na gestão anterior e tem acompanhado a evolução dos atletas de São Sebastião em várias modalidades. Ele destaca o potencial dessa geração e também a força do surfe sebastianense que fez e ainda faz história como foi o caso de Oscar de Souza, na década de 90, campeão sul-americano.
Entre os atletas da geração de Medina, também está na disputa do mundial. ao lado do garoto de Maresias, o surfista de Cambury, Miguel Pupo, também entre os 10 melhores do mundo. É preciso lembrar, ainda, surfistas como Tiago Camarão, de Juquehy, Robson Santos, da Praia Preta, Danilo Grilo, de Barra do Sahy, que ainda continuam disputando seletivas mundiais. Outro grande destaque é Carlos Bahia, de Maresias, considerado o melhor atleta no Longboard e no Stand UP Padle em nível mundial. Isso, sem contar a nova geração que vem por aí com Renan Pulga, Igor Moraes, Fábio Pereira, Renan Argemiro, os primos Kauê Germano e Artur Germano, Samuel Pupo e Lucas Leal, entre outros atletas com muito potencial.
Segundo Reis, isso comprova que São Sebastião é um celeiro de atletas que, se tiverem mais apoio e patrocínio, poderão se destacar de forma impressionante em nível nacional e mundial pelo estilo, competência e até mesmo ousadia como acontece com o jovem Gabriel Medina, que chamou a atenção nos últimos anos ao faturar vários mundiais. Com simplicidade, mas muita dedicação, treino, disciplina e qualidade, ele é hoje o mais jovem brasileiro a estar na lista dos 36 melhores do mundo. Patrocinado pela Rip Curl desde os 15 anos, Medina é considerado o principal surfista da sua idade em nível mundial. Para dar continuidade ao seu desenvolvimento rumo ao topo do circuito mundial, a Rip Curl Internacional estendeu o contrato de Medina até dezembro de 2016, com o compromisso de zelar e dar todo o suporte, incluindo logística, em viagens e etapas, bem como seu aperfeiçoamento físico e técnico.
A lista de conquistas do jovem que nasceu em 22 de dezembro de 1993 e se apaixonou pelo esporte desde os 8 anos quando começou a surfar é impressionante para seus 17 anos. Em 2009, ele surpreendeu a todos ao faturar o WQS 6 estrelas na Praia Mole, em Santa Catarina. No ano seguinte, ergueu a taça do Rip Curl Grom Search International, na Austrália, e na mesma temporada foi campeão mundial Júnior do ISA Games, na Nova Zelândia. Outro primeiro lugar importante foi como amador no King of the Groms, disputado na França. Em 2011, disputou as ondas com os melhores surfistas do mundo, o WQS 6 estrelas Prime em Imbituba, novamente em águas catarinenses; os dois WQS 6 estrelas na França e na Espanha. Soma-se também a vitória na etapa do Mundial Pro Júnior, também na França. Simples, Gabriel Medina nunca esquece de agradecer aos patrocinadores e, principalmente à sua família, pelo apoio e por nortear seu caminho. Diga-se de passagem, um caminho de sucesso que honra São Sebastião e o Brasil a cada participação e performance do jovem atleta.


PRINCIPAIS RESULTADOS DE GABRIEL MEDINA

2011
Campeão do SuperSurf World Prime – Imbituba/SC/Brasil

2010
Campeão do Rip Curl Grom Search Internacional – Bells Beach / Austrália
Campeão Mundial ISA Júnior sub-18 – Piha Beach / Nova Zelândia

2009
Campeão Mundial do Quiksilver King of Groms 2009 – sub-16
Campeão da etapa do WQS 6 estrelas em 2009 - Santa Catarina/Brasil
Campeão do Rip Curl Grom Search sub-16 (vaga garantida à final mundial na Austrália em 2010)
Campeão do Quiksilver King of Groms – sub-16 (vaga garantida à final internacional na França este ano)
Vice-Campeão Mundial sub-16 no ISA World Junior Surfing Games - Equador

2008
Vice-Campeão Brasileiro sub-16
Campeão Paulista sub-16
Fez a primeira final como profissional, em quarto lugar, para terminar em sétimo no ranking paulista profissional

2007
Vice-Campeão Brasileiro sub-14
Vice-Campeão do VQS - Califórnia-EUA -sub-14
Campeão Paulista sub-14
Campeão Paulista sub-16

Fonte: Rip Curl

Texto: Rosangela Falato
Foto:1- Imagem do Mural do Facebbok de Medina
Foto 2- Imagem do site da Rip Curl, patrocinadora de Medina 

Comemore o aniversário da cidade

16 de março: 376 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião

Participe dessa festa:não faltam atrações



Nesta sexta-feira, 16 de março, a cidade de São Sebastião comemora 376 anos de emancipação político-administrativa. Diversos eventos estão programados para o fim de semana, ao longo do município, para comemorar a data com atividades esportivas, shows e muito lazer a moradores e turistas. As festividades começam com ato cívico na Praça da Marinha, na Rua da Praia, região central, a partir das 8h, com o Hasteamento das Bandeiras e apresentação da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos e do Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro, entre outras atividades.
No mesmo dia,  será realizado o  IV Encontro da Melhor Idade, a partir das 9 horas, no Balneário dos Trabalhadores, Praia Grande, com várias ações para o público. No ano passado, o evento contou com aproximadamente 680 pessoas e a expectativa para este ano é de público ainda maior. O grupo de Capoeira Angola Raiz Negra, promove grande encontro na Praça do Coreto e Ginásio Municipal José de Souza Gringo (Gringão). Hoje, às 19h, será lançado o CD Vadiando Entre Amigos, de autoria de Domingos Aluízio de Faria - o Mestre Dominguinhos, juntamente com os mestres Zé Baiano e Pernalonga, do Estado de São Paulo, e Formiga e Marrom, do Rio de Janeiro. No sábado (17), às 10h, está prevista aula aberta de capoeira Angola no Ginásio Municipal.
Para encerrar a festa nesta sexta-feira, a cantora gospel Soraya Moraes é a atração principal no palco montado na Praça de Eventos (Rua da Praia). O show é gratuito e tem previsão de início às 22h. Vencedora de vários prêmios Grammy Latino, a artista promete fazer uma grande apresentação para o público sebastianense.

Sábado
No sábado, 17, duas competições acontecem no Balneário dos Trabalhadores, Praia Grande. A Prova Natatória Farol do Moleque e a 1ª Travessia São Sebastião Sup Race, de Stand Up Paddle. As provas começam às 9h e 10h, respectivamente.
O espetáculo de dança teatral O Guarani será apresentado no Teatro Municipal de São Sebastião, a partir das 20h. A peça contará com os alunos das Oficinas Culturais e terá a participação especial do coral indígena “Os Mensageiros”, da reserva indígena Ribeirão Silveira. Os ingressos podem ser adquiridos com 1 kg de alimento não-perecível na bilheteria do Teatro Municipal, no dia do espetáculo, a partir das 14h.

Skank
A banda de pop e rock Skank finaliza a noite com grande show gratuito na Rua da Praia. A apresentação está marcada para às 23h. Pela segunda vez na cidade, os mineiros divulgam o CD e DVD “Multishow - Ao Vivo no Mineirão”, onde a banda regravou seus maiores sucessos.

Domingo
No domingo, 18,, a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos celebrará seus 32 anos de oficialização por decreto. Para comemorar o aniversário foi preparada programação com retreta especial para moradores e turistas em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a partir das 19h30. Logo após, no mesmo local, acontece o lançamento do Concurso Fotográfico “Agnelo Ribeiro”.
O fim de semana termina com a apresentação do cantor católico Diego Fernandes. O músico faz show gratuitamente a partir das 22h, na Rua da Praia, região central.


Fonte e imagens: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

15 de março: Dia do Caiçara


Programação comemora data em São Sebastião


A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião tem programação especial para comemorar o Dia do Caiçara, celebrado hoje, 15 de março, a partir das 18h30, com farinhada, homenagens aos caiçaras, exposição de artes visuais e apresentação da Camerata Difusa, com o objetivo  de manter as raízes caiçaras, sem perder a essência, e preservar a cultura da cidade.
A programação começa com a tradicional farinhada do mestre Reinaldo Joaquim de Santana, (Contrapino). A farinha faz parte do cardápio do caiçara e acompanha quase todos os tipos de pratos, tanto os doces quanto os salgados. Ela é servida com peixe, banana, e até pura, como o típico “biju”. 

Artes Visuais
Ainda esta noite, será aberta a exposição “Imagens de São Sebastião”, com obras do artista Sérgio Fernandes Cirino, o Mola. O acervo contém 11 peças que foram doadas à Sectur pelo colecionador Paulo Rogério. Com apenas o ensino primário, Mola fez sua história artística na região. Como é autodidata, seus quadros não seguem regras e não estão ligados à escolas ou tendências. Estas obras são conhecidas como Naif, também chamada de ingênua ou primitiva, como é mais conhecida no Brasil, que é o trabalho produzido por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam, que tem como inspiração retratar temas populares tanto do campo como da cidade.
Apesar disso, na prática também existem "escolas" de artistas Naïf. Essa arte é caracterizada pelas cores vivas, uma imaginação criativa, espontânea e informal.

Caiçaras
Durante o evento, às 20h, será realizada uma homenagem aos mestres da cultura caiçara de São Sebastião: Jandira Peixoto de Oliveira; Sebastião Salomão de Oliveira; Álvaro Dória Orselli; Reinaldo Joaquim de Santana; Hilda dos Santos Leite; Benedito Moreira Galvão; Valdemar do Espirito Santos; Neide Palumbo; Nelson dos Santos; Luzia Marques; Lavínia Matos; Noemi Matos; Doralice França Pereira e Benedicta C. do Valle Pombo. Para finalizar a comemoração em grande estilo, às 20h30 o público poderá prestigiar a apresentação da Camerata Difusa.


Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião.

Reis pede detalhes sobre início dos cursos do Via Rápida Emprego

Vereador quer saber quando São Sebastião receberá a
Carreta da Hospitalidade

A necessidade de cursos gratuitos de capacitação profissional para formação de mão de obra para atender demandas locais foi destacada pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) na sessão de terça-feira, 13 de março. Em requerimento ao Executivo, ele solicita informações sobre início previsto dos cursos que serão destinados ao município este ano pelo Programa Via Rápida Emprego, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Em janeiro, o prefeito Ernane Primazzi reuniu-se com representantes do programa, em São Paulo, quando obteve a informação de que São Sebastião seria contemplada com 60 vagas, para três turmas de 20 alunos, dentro do projeto da unidade móvel intitulada Carreta da Hospitalidade com previsão de atender ao município ainda no mês de março.
Por esse motivo, o vereador Reis pediu detalhes sobre os cursos que serão destinados à população de São Sebastião e previsão de realização. Na sessão de 22 de novembro de 2011, Reis solicitou ao Executivo informações sobre a adesão ao programa, criado em 14 de julho do ano passado com a proposta de oferecer capacitação profissional gratuita para quem procura ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais e, em 2011, o Estado disponibilizou 30 mil vagas em mais de 400 municípios, lembrou o vereador. Para este ano, em anúncio feito em 31 de janeiro, o governador Geraldo Alckmin informou que a previsão era atender mais 125 mil pessoas em capacitações intensivas, com duração máxima de três meses, em mais de 150 opções de cursos. Entre Litoral e Interior serão disponibilizadas 3.338 vagas. São Sebastião será contemplada com 60 como ficou acertado em encontro realizado em São Paulo.


Demanda
De acordo com resposta da Prefeitura ao requerimento de 2011 do vereador José Reis, a cidade recebeu os cursos de serviço de almoxarifado e reposição de materiais no ano passado. Como ainda não foram informados os cursos destinados para 2012, o vereador pede mais informações à Prefeitura e também solicita cursos voltados à algumas áreas específicas como a portuária, petróleo e gás e, principalmente, ao setor turístico em função do potencial da região. “Temos características e necessidades especiais Não desmerecendo os demais cursos, mas acredito que a cidade precisa de qualificação nessas áreas que estão em desenvolvimento para dar a possibilidade de nossa população ser inserida nesse mercado de trabalho”, explicou Reis, que também parabenizou a Administração pela adesão ao programa e ao Governo do Estado pela iniciativa.


Carreta
A partir deste ano, o Via Rápida Emprego conta com quatro unidades móveis: soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal, que percorrerão mais de 30 municípios. São carretas com área interna de aproximadamente 60 m² equipadas com instrumentos necessários para cada tipo de curso. Elas possuem capacidade para atender até 20 alunos por turma. As aulas terão duração de 80 a 100 horas e serão realizadas de segunda à sexta-feira, em três períodos. Segundo informações do Governo do Estado, a unidade de soldagem é equipada com painel simulador e 10 cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas; a de vestuário oferece curso de Corte e Costura com máquinas de costura industrial e material para confecção. Já, a Carreta da Hospitalidade, prevista para atender São Sebastião, realiza capacitação profissional nas áreas de governança e hotelaria, garçom e camareira, enquanto a de Imagem Pessoal oferece as modalidades de maquiagem, manicure, depilação e cabeleireiro.