quinta-feira, 15 de março de 2012

15 de março: Dia do Caiçara


Programação comemora data em São Sebastião


A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião tem programação especial para comemorar o Dia do Caiçara, celebrado hoje, 15 de março, a partir das 18h30, com farinhada, homenagens aos caiçaras, exposição de artes visuais e apresentação da Camerata Difusa, com o objetivo  de manter as raízes caiçaras, sem perder a essência, e preservar a cultura da cidade.
A programação começa com a tradicional farinhada do mestre Reinaldo Joaquim de Santana, (Contrapino). A farinha faz parte do cardápio do caiçara e acompanha quase todos os tipos de pratos, tanto os doces quanto os salgados. Ela é servida com peixe, banana, e até pura, como o típico “biju”. 

Artes Visuais
Ainda esta noite, será aberta a exposição “Imagens de São Sebastião”, com obras do artista Sérgio Fernandes Cirino, o Mola. O acervo contém 11 peças que foram doadas à Sectur pelo colecionador Paulo Rogério. Com apenas o ensino primário, Mola fez sua história artística na região. Como é autodidata, seus quadros não seguem regras e não estão ligados à escolas ou tendências. Estas obras são conhecidas como Naif, também chamada de ingênua ou primitiva, como é mais conhecida no Brasil, que é o trabalho produzido por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam, que tem como inspiração retratar temas populares tanto do campo como da cidade.
Apesar disso, na prática também existem "escolas" de artistas Naïf. Essa arte é caracterizada pelas cores vivas, uma imaginação criativa, espontânea e informal.

Caiçaras
Durante o evento, às 20h, será realizada uma homenagem aos mestres da cultura caiçara de São Sebastião: Jandira Peixoto de Oliveira; Sebastião Salomão de Oliveira; Álvaro Dória Orselli; Reinaldo Joaquim de Santana; Hilda dos Santos Leite; Benedito Moreira Galvão; Valdemar do Espirito Santos; Neide Palumbo; Nelson dos Santos; Luzia Marques; Lavínia Matos; Noemi Matos; Doralice França Pereira e Benedicta C. do Valle Pombo. Para finalizar a comemoração em grande estilo, às 20h30 o público poderá prestigiar a apresentação da Camerata Difusa.


Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário