segunda-feira, 15 de março de 2010

Reis homenageia primeira professora de Boracéia

Vilma Aparecida de Almeida Ribas recebe título de cidadã sebastianense em sessão solene nesta terça-feira, 16, às 17 horas, na Câmara Municipal


Com mais de 36 anos de trabalhos dedicados à educação nas escolas da Costa Sul de São Sebastião, a professora Vilma Aparecida de Almeida Ribas, 62 anos, será homenageada pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) com o título de Cidadã Sebastianense. Vilma, que também foi presidente da Sociedade Amigos de Bairro de Boracéia por vários mandatos entregando a presidência em 2008, integra a lista de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e que serão lembradas em sessão solene nesta terça-feira, 16, a partir das 17 horas, na Câmara Municipal de São Sebastião, em comemoração aos 374 anos de emancipação político-administrativa do município.
O vereador Reis justificou sua homenagem pela dedicação e história de Vilma junto à comunidade da costa sul desde o primeiro dia em que pisou na região em 1970, aos 22 anos, acompanhada por sua colega Maria Aparecida de Araújo Guerra, à procura de trabalho. Natural de Itapetininga, ela nasceu em 29 de dezembro de 1947 e concluiu o curso Colegial de Formação de Professores Primários pelo Instituto de Educação Estadual Peixoto Gomide em sua cidade. Por dois anos freqüentou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, a PUC de Sorocaba, trancando matrícula para vir ao Litoral em busca de emprego uma vez que tinha de sustentar a família e ajudar os pais que estavam muito doentes. É também formada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (1972) e fez o curso de Pós-Graduação Ambiental na Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico no Guarujá (1999).

Dedicação
Vilma assumiu as primeiras classes no bairro de Maresias em 23 de fevereiro de 1970. No ano seguinte, escolheu a última escola do município, localizada em Boracéia, que iniciava atividade em um barracão doado por João Bernardes Martins, no Canto da Praia, tornando-se a primeira professora do bairro. Dois meses depois, a Prefeitura alugou uma casa próxima ao centro de Boracéia para facilitar o acesso aos alunos. Em 1975, foi inaugurada a EEPG (I) de Boracéia e também a escola de Barra do Uma, atual EE Sebastiana Costa Bittencourt, e a escola de Abras do Una. Na época, as salas eram multisseriadas, ou seja, de 1ª a 4ª séries em uma mesma sala, o que durou por mais de 20 anos com Vilma sendo a única professora.
De 1975 a 1980 também lecionou Geografia e História na Escola Walkir Vergani, em Boiçucanga, onde permaneceu até 1980 quando ingressou no quadro do Magistério do Estado de São Paulo. No ano seguinte retornou ao Litoral Norte para lecionar em Camburi e, em 1983, em Juquehy onde ficou até 1987 para iniciar atividade em Barra do Uma. Aposentou-se em 1996 do Ciclo Básico I, mas voltou a lecionar. A partir de 2000 começou a trabalhar na Prefeitura de São Sebastião lecionando para o Ensino Fundamental até 2005 quando pediu demissão por motivos particulares. Porém, continuou trabalhando na Escola Sebastiana Costa Bittencourt até setembro de 2008 quando se afastou para cuidar dos pais em idade avançada.Exemplo de dedicação e amor ao trabalho, Vilma também sempre realizou, com maestria, sua missão de ensinar concretizando um sonho que tinha desde os 12 anos.

Trabalhos do Vereador

Reis pede transporte gratuito a alunos de cursos de curta duração
Durante sessão, vereador também solicitou reativação de campeonatos de pesca e criação de comissão para analisar leis não cumpridas
A possibilidade de conceder transporte gratuito aos alunos de cursos de curta duração, foi solicitada pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), na sessão de sexta-feira, 12. Em requerimento, ele pediu ao Executivo informações sobre a viabilidade de oferecer esse transporte gratuito ainda este ano, uma vez que em resposta a pedido feito no ano passado, pelo requerimento 189/2009, a administração justificou que não havia dotação orçamentária, justificou Reis.
Ao utilizar a Tribuna durante a sessão, o vereador explicou a necessidade dessa concessão para que muitos alunos de cursos de curta duração possam complementar seus estudos, o que tem sido difícil, pois muitos não têm como arcar com os custos do transporte e dos cursos. Em seu requerimento, o vereador explica que “os trabalhadores e jovens estão buscando esses cursos como alternativas frente ao desemprego”. Ele lembra que muitos cursos são pagos e com o custo da passagem fica impossível continuar estudando. “ As pessoas que estão nos procurando trabalham, ganham salário mínimo e fica inviável pagar uma passagem de R$ 10,00 por dia (ida e volta), além do custo do curso. Muitos acabam desistindo”, afirma Reis. Por isso, ele pediu que a Prefeitura estude uma forma de conceder vale-transporte ou desconto na passagem para esses estudantes do município.

Campeonato de Pesca
Reativar campeonatos esportivos para movimentar a cidade principalmente na baixa temporada foi outra solicitação, por requerimento, apresentada por Reis na última sessão ordinária. Ele pediu ao Executivo para estudar se existe a possibilidade de voltar a realizar o Torneio de Pesca Noturna na praia de Boiçucanga, e de Pesca de Arremesso, em Boracéia. Além de contribuir com a divulgação da cidade, os eventos movimentam o comércio na baixa temporada. Segundo Reis, a pesca noturna trazia muitas equipes de São Paulo que vinham com suas famílias. “Observamos que no Calendário de Eventos não consta esse importante campeonato”.

Cumprimento de leis
Preocupado com o efetivo cumprimento de leis aprovadas pelo Legislativo, o vereador José Reis apresentou, na mesma sessão, requerimento ao Executivo solicitando a criação de comissão temporária para analisar as leis que estão em vigor, mas não são observadas. Ele questiona se é possível criar uma comissão especial formada por vereadores, assessores e servidores da Câmara Municipal, em conjunto com a Procuradoria- Geral do Município para estudo das leis vigentes que não são cumpridas.
No requerimento, Reis justifica que “a necessidade da produção de um marco zero para as leis de São Sebastião seria uma vantagem dessa comissão, pois a partir do resultado desse trabalho , todas as leis posteriores estariam garantidas sobre aspectos como antinomia e coincidências, eficácia e eficiência das futuras leis”. Assim, “a Casa acabaria com a apresentação de projetos de lei que tratem de temas idênticos aos de leis já em vigor”. Os três requerimentos foram aprovados por unanimidade.