sexta-feira, 29 de abril de 2011


]

Vereador Reis cobra explicações do Estado sobre queda de rendimento escolar

São Sebastião ficou com o pior resultado entre os municípios do
Litoral Norte na avaliação do Idesp 2010


Os resultados negativos do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) 2010 registrados nos municípios do Litoral Norte, em especial em São Sebastião, que obteve a pior avaliação, preocupam o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 26, ele pede informações ao secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus C. Voonwald, e à dirigente regional de Ensino, em Caraguatatuba, Edina Paula Roma, sobre os possíveis motivos que levaram á essa queda do rendimento escolar em classes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio registrada pelo Idesp. De acordo com matéria publicada no Jornal Imprensa Livre, dia 19 de abril, em comparação aos resultados estaduais, o município de São Sebastião, apesar de ter o maior orçamento, apresentou o pior desempenho entre as cidades da região.
O Idesp é um indicador de qualidade das primeiras séries (1ª a 4ª) e das séries finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo responsável pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), exame que avalia a qualidade do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares. Devido á importância da avaliação, o vereador também quer saber quais providências serão adotadas para reverter esse quadro.
Em relação ao 9º ano do Ensino Fundamental, Caraguatatuba, que registrou índice superior a 3 em 2009, ficou com 2,9, enquanto Ubatuba caiu de 3,54 para 2,23 e São Sebastião de 3,1 para 2,19. Ilhabela não foi incluída nessa etapa, pois, nesse estágio, o ensino é municipalizado. Em relação ao 3º ano do Ensino Médio, Caraguá manteve-se estável passando de 2,23 para 2,22. Já, as demais cidades registraram maior queda: Ubatuba caiu de 1,87 para 1,55, enquanto Ilhabela de 2,0 para também 1,55. O pior resultado ficou com São Sebastião que caiu de 2,42 (2009) para 1,81 (2010).
“Como educador, fiquei assustado com a matéria veiculada no Imprensa Livre que mostrou um índice que considero alarmante em relação ao ensino que é de responsabilidade do Governo do Estado. Queremos saber com a Secretaria de Educação do Estado e Diretoria Regional de Ensino onde está o problema. Não podemos aceitar essa queda no rendimento escolar de nossas crianças e jovens”, afirmou o vereador. Ao apoiar o trabalho de Reis, seu colega de plenário, Paulo Henrique (PDT), frisou a necessidade de o município instituir a Conferência Municipal de Educação, instrumento que proporcionaria a participação do cidadão nas discussões sobre políticas públicas na área de Educação envolvendo todas as instituições de ensino.