segunda-feira, 5 de março de 2012

Reis pede estudos para solucionar falta de segurança na Rio-Santos

Solicitação à Prefeitura e DER será feita por requerimento
 na sessão desta terça-feira


Foto: Rosangela Falato
Trecho da Rio-Santos sob a ponte do Rio Maresias, Costa Sul de São Sebastião

A falta de segurança em vários trechos da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), na Costa Sul de São Sebastião, principalmente nas áreas urbanas com maiores adensamentos populacionais, é tema de requerimento que será apresentado na sessão desta terça-feira, 6, pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB). Ele solicitará ao Executivo e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informações sobre a possibilidade de serem elaborados estudos ou projetos que visem solucionar o problema.
Em seu documento, Reis explica que os órgãos especializados possuem equipes de planejamento que se empenham em encontrar alternativas de trafegabilidade e segurança nas estradas em concessão. O vereador também lembra que, tanto ele quando os demais colegas da Câmara Municipal, apresentaram, nos últimos anos, várias reivindicações ao DER para realização de serviços de manutenção e ações que garantam, a segurança dos usuários e moradores das regiões urbanas de bairros cortados pela Rio-Santos. No requerimento, Reis também questiona se é possível a formação de um grupo de trabalho envolvendo a Administração e o DER para analisar cada caso e as obras necessárias ao longo da Rio-Santos e também se há condições de o município assumir a responsabilidade pelos trechos urbanos para garantir atendimento com iluminação e mais segurança no trânsito. O vereador também quer saber do DER quais as obras previstas para todo o trecho da Rio-Santos, ao longo do município de São Sebastião, em relação a sinalizações, iluminação, manutenção da pista e projetos de contenção para evitar deslizamentos de terra em trechos críticos onde o problema é constante em períodos de fortes chuvas.
Na última sessão, Reis voltou a solicitar ao DER a manutenção dos redutores de velocidade instalados na estrada, no trecho da Costa Sul. Em 16 de setembro do ano passado ele fez o mesmo pedido por meio do Requerimento nº 553, mas não obtive resposta em relação à manutenção. A reivindicação levava em conta a chegada da temporada que já previa grande número de veículos pela Rio-Santos e tinha como intenção evitar acidentes, uma vez que os equipamentos apresentam falhas constantes, explicou Reis, referindo-se aos redutores localizados em Cambury, Barra do Sahy e Juquehy principalmente. Nesses bairros, com grande número de moradores, diariamente usuários e estudantes necessitam atravessam a pista sujeitos a possíveis acidentes ou atropelamentos por falta de segurança no local.



Tiê - sangue , Saíra / Fotos: René Nakaya. Fonte: http://guiadolitoral.uol.com.br/litoral_norte-2619_2009.html
Observação de aves
A possibilidade de São Sebastião desenvolver a prática da Observação de Aves como atrativo turístico aliado ao desenvolvimento sustentável, a exemplo de projetos bem-sucedidos como o festival realizado em Ubatuba que segue para sua sétima edição este ano, será sugerida pelo vereador José Reis às secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente em requerimento nesta terça-feira. O vereador também lembra que a administração de Ilhabela inaugurou, em dezembro do ano passado, um deck para observação de aves no Parque Municipal das Cachoeiras atraindo a atenção de turistas e moradores. Reis sugere parceria com o Parque Estadual da Serra do Mar para a realização da atividade na Costa Sul ou, ainda, a possibilidade de gestões junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) para criação do programa na própria Reserva Indígena do Ribeirão Silveira, em Boracéia, O vereador também defende a criação de um pólo regional de observação de aves em função da importância da regionalização do turismo e levando-se em conta a força político-econômica e o potencial turístico da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Texto : Rosangela Falato