quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Iate Clube de Barra do Una ganha Moção de Aplausos


Vereador Reis destaca trabalho social em homenagem
aos 47 anos de existência do Iate Clube
A atuação do Iate Clube de Barra do Una nas áreas social e ambiental, com programas de atendimento à comunidade em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, foi destacada pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), autor de Moção de Aplausos e Reconhecimento destinada ao Iate Clube em homenagem aos seus 47 anos de existência. A moção foi entregue por Reis na sessão de terça-feira, 28, ao diretor operacional do Iate Clube, José Ederson Marques, (foto) representante do Comodoro Aluisio Quintanilha de Barros.
Reis frisou a importância do Iate Clube de Barra do Una, fundado em setembro de 1963, para o desenvolvimento do setor náutico do município e também os trabalhos envolvendo a comunidade do bairro. Importante fonte de geração de emprego, conta com cerca de 100 profissionais (empregos diretos e indiretos) beneficiando mais de 400 pessoas. Além de aproveitar mão-de-obra local, o Iate Clube passou a desempenhar um papel social fundamental com a realização de programas de integração com a comunidade, ações sociais, educativas e ambientais em parceria também com a Prefeitura..
“Hoje, sob a responsabilidade do Comodoro Aluisio Quintanilha de Barros, o Iate Clube comemora seus 47 anos com a certeza de ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população local e o crescimento do setor náutico em todo o município”, afirmou o vereador. Entre as principais ações comunitárias lembradas por Reis na entrega da homenagem, constam convênio com a Prefeitura, na torre Delta 28 do Montão do Trigo e Iate Clube Barra do Una para auxílios em casos de emergências e apoio náutico à Secretaria de Educação e demais secretarias municipais facilitando o acesso à Ilha do Montão de Trigo para atendimento à comunidade que reside no local.. Outro trabalho importante está relacionado à navegabilidade do Rio Una garantindo acesso à terra a todos os caiçaras e navegantes em geral. Com a estação de rádio Delta 28, que possui longo alcance, o Iate Clube permite a comunicação e socorro para as embarcações em um raio de até 100 milhas náuticas.
Na área ambiental, uma de suas contribuições é o Projeto Coqueiros com a plantação de mais de 100 mudas de coqueiros ao longo da praia da Barra do Una, financiado integralmente pelo Iate Clube. Entre os trabalhos sociais destaca-se a prestação de assistência com distribuição de cestas básicas às famílias do Montão de Trigo, além de compra de baterias para auxiliar crianças com problemas de saúde que necessitam utilizar inalador.

Envolvimento
A integração com a comunidade é um dos exemplos da força do trabalho social desenvolvido pelo Iate Clube que apoia eventos da Escola Municipal de Barra do Una como Natal, Dia das Crianças, Páscoa, Festas Juninas, entre outras datas comemorativas, e participa de festividades da comunidade do bairro como o Carnaval de Rua, um dos mais animados do município. Além disso, promove eventos que visam arrecadação de donativos a serem distribuídos para a população ou instituições do bairro.
O mais recente foi durante a festa de aniversário de 47 anos, em 4 de setembro, quando o ingresso era um brinquedo. A arrecadação foi destinada para a Creche Primeiras Letras que atende as crianças de Barra do Una. “Por todo esse trabalho realizado, pelo envolvimento e compromisso com a sociedade local e pela sua importância no cenário náutico de São Sebastião, o Iate Clube é um exemplo a ser seguido e merece todo o nosso respeito e admiração”, completou o vereador Reis.