quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mais dados sobre Aids


O resultado do número de coletas para os testes da Campanha Fique Sabendo, realizada em São Sebastião para detectar o vírus da Aids, deverá ser divulgado nesta sexta-feira, 3, informou a coordenadora do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), a psicóloga Leda Nicolau Correa, que ficou responsável pelo desenvolvimento da campanha do Governo do Estado de São Paulo em todo o município de São Sebastião.
A campanha, encerrada dia 1º dezembro, quando foi lembrado o “Dia Mundial da Luta contra AIDS”, procurou mobilizar e conscientizar a população para a prevenção da Aids. Ela deve aumentar o número de diagnósticos de HIV/Aids com testes gratuitos. Segundo Leda, ao identificar a doença precocemente, o paciente tem mais facilidade no tratamento. O diagnóstico tardio provoca a morte precoce em portadores, que se tratados a tempo tem muita vida pela frente e com qualidade. “O que ainda atrapalha é o medo e o preconceito que as pessoas têm em realizar o teste”, comenta a psicóloga Leda.
Segundo ela, é preciso conscientizar as pessoas da importância em saber rapidamente os resultados. “Muita gente está morrendo por desconhecer sua situação. Existe mais gente contaminada do que realmente se tratando. E hoje em dia o tratamento é mais fácil e os pacientes levam uma vida normal”.

Porta aberta

Para realizar o teste, a única exigência é apresentar um documento com foto. “O interessante, nesta Campanha, é que o resultado está ficando pronto em cerca de 8 dias, e deve ser retirado na unidade em que o exame foi colhido. Já, fora da campanha, na coleta convencional, o resultado costuma ficar pronto em 30 dias”, conta Leda.
Para fazer o exame, basta procurar as unidades de saúde da cidade. O teste é feito sem hora marcada e não há necessidade de jejum. O interessado pode procurar a unidade de sua escolha e solicitar o exame à enfermeira. O Porta Aberta abrange ainda a Hepatite C, Hepatite B e a Sífilis (VDRL). “Caso a pessoa tenha receio de fazer o exame em seu bairro, também poderá vir direto ao Cemin”, recomenda a psicóloga.

Acolhimento

Em caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada ao Cemin para o acolhimento necessário. “O paciente será totalmente amparado e o tratamento tem início no mesmo dia, com a coleta de exames mais específicos, suporte psicológico, social e farmacêutico”, explica a psicólogia.

Serviço:
O Cemin funciona nas dependências do Centro de Saúde Josiane Pereira da Silva, na Topolândia, região central. Informações: (12) 3892.6126 / 3892.1060.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Luciano Vieira/PMSS