sexta-feira, 27 de maio de 2011

Recados para Orkut
Reis pede informações à Transpetro sobre retomada
de convênio com a Prefeitura

Parceria envolvendo também o Senai oferecia cursos profissionalizantes
para capacitar mão de obra local

A possibilidade de retomada da parceria, extinta em dezembro de 2009, entre a Prefeitura de São Sebastião, Petrobras Transporte S/A - Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para realização de cursos profissionalizantes foi tema de requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 24, na Câmara Municipal. De autoria do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), o documento é encaminhado ao presidente da Transpetro, José Sergio de Oliveira Machado, e ao diretor financeiro administrativo, Rubens Teixeira da Silva, para informar sobre possível interesse da empresa em reiniciar o procedimento de parceria considerada importante para qualificação de mão de obra especializada capacitando jovens e adultos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, explica o vereador.
O trabalho de Reis é baseado em resposta da própria Prefeitura ao ser questionada pelo vereador sobre a Educação Profissional no município por meio do requerimento 140, de 30 de março deste ano. Nesse trabalho, o vereador solicitava detalhes sobre o convênio, “uma vez que em 2008 e 2009 nossa cidade foi contemplada com vários cursos profissionalizantes envolvendo essa parceria”, disse Reis. No ofício 256, de 15 de abril, a Administração informa que o convênio foi encerrado em 16 de dezembro de 2009, “mas logo que forem realizadas as adequações necessárias no galpão, será retomada a parceria”. A Prefeitura refere-se ao galpão do bairro da Topolândia que era destinado para a realização dos cursos. O ofício também explica que “essas adequações não dependem só da Prefeitura, mas da Transpetro também”.
Em função da resposta, Reis pede mais esclarecimentos á empresa sobre interesse na parceria e na possível adequação do espaço, além da promoção de cursos ligados à demanda do mercado de trabalho local. Em 2009, segundo a Prefeitura, foram realizados cursos de iniciação à mecânica, hidráulica, montador de andaime, cozinha industrial e reaproveitamento de alimentos. De acordo com Reis, também poderiam ser oferecidas capacitações em outras áreas como portuária e voltadas à Transpetro. “Meu pedido é simples. É notável que existe uma grande carência de especialização em nossa cidade para atender estudantes, jovens e adultos”. Para o vereador, o investimento seria uma ferramenta de apoio importante para a Transpetro, até mesmo como contrapartida social, não só em São Sebastião, mas em todas as regiões onde a empresa está presente.

CONFIRA AS ÚLTIMAS INDICAÇÕES

Passagem gratuita
Estudos para possibilitar passagem de ônibus gratuita aos acompanhantes de pessoas portadoras de deficiências foram solicitados pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) em indicação ao Executivo na sessão de 17 de maio. Ele pediu que o prefeito Ernane Primazzi faça gestões junto á empresa de transporte público, Ecobus, no sentido de estudar essa medida para auxiliar o acesso de portadores de necessidades especiais nos ônibus que atendem o município, uma vez que, muitas vezes, precisam de auxílio de acompanhantes.

Região central
Na mesma sessão, o vereador também reivindicou ao prefeito reforço e manutenção da iluminação nas praças públicas e gestão junto à EDP Bandeirante para colocação e manutenção de luminárias nas ruas da região central de São Sebastião. “A medida é necessária principalmente para garantir mais segurança aos moradores, comerciantes e todos os usuários da região central que tem sido alvos de constantes assaltos. A iluminação precária e falta de luminárias em alguns trechos aumentam a insegurança e facilitam as ações de marginais”, afirmou Reis para justificar sua indicação.

Sinalização viária
Em outra indicação, Reis solicitou sinalização viária em função de recente lombada instalada na Rua Ásia, no bairro Porto Grande, uma vez que nesse trecho a iluminação é precária, o que também prejudica a visibilidade dos motoristas e pedestres.

Pescado
A possibilidade de ampliação do programa de tanque-rede de cultivo de peixes marinho no município, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião na praia das Cigarras, foi tema de outra indicação do vereador Reis. Segundo ele, trata-se de “importante programa adotado pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura como alternativa sustentável para agregar a atividade aquícola, proteger o meio ambiente e estimular a cadeia produtiva do pescado. Por isso, seria essencial que pudesse atender também outras regiões do município”, concluiu Reis..