sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reis pede informações à Transpetro sobre retomada
de convênio com a Prefeitura

Parceria envolvendo também o Senai oferecia cursos profissionalizantes
para capacitar mão de obra local

A possibilidade de retomada da parceria, extinta em dezembro de 2009, entre a Prefeitura de São Sebastião, Petrobras Transporte S/A - Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para realização de cursos profissionalizantes foi tema de requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 24, na Câmara Municipal. De autoria do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), o documento é encaminhado ao presidente da Transpetro, José Sergio de Oliveira Machado, e ao diretor financeiro administrativo, Rubens Teixeira da Silva, para informar sobre possível interesse da empresa em reiniciar o procedimento de parceria considerada importante para qualificação de mão de obra especializada capacitando jovens e adultos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, explica o vereador.
O trabalho de Reis é baseado em resposta da própria Prefeitura ao ser questionada pelo vereador sobre a Educação Profissional no município por meio do requerimento 140, de 30 de março deste ano. Nesse trabalho, o vereador solicitava detalhes sobre o convênio, “uma vez que em 2008 e 2009 nossa cidade foi contemplada com vários cursos profissionalizantes envolvendo essa parceria”, disse Reis. No ofício 256, de 15 de abril, a Administração informa que o convênio foi encerrado em 16 de dezembro de 2009, “mas logo que forem realizadas as adequações necessárias no galpão, será retomada a parceria”. A Prefeitura refere-se ao galpão do bairro da Topolândia que era destinado para a realização dos cursos. O ofício também explica que “essas adequações não dependem só da Prefeitura, mas da Transpetro também”.
Em função da resposta, Reis pede mais esclarecimentos á empresa sobre interesse na parceria e na possível adequação do espaço, além da promoção de cursos ligados à demanda do mercado de trabalho local. Em 2009, segundo a Prefeitura, foram realizados cursos de iniciação à mecânica, hidráulica, montador de andaime, cozinha industrial e reaproveitamento de alimentos. De acordo com Reis, também poderiam ser oferecidas capacitações em outras áreas como portuária e voltadas à Transpetro. “Meu pedido é simples. É notável que existe uma grande carência de especialização em nossa cidade para atender estudantes, jovens e adultos”. Para o vereador, o investimento seria uma ferramenta de apoio importante para a Transpetro, até mesmo como contrapartida social, não só em São Sebastião, mas em todas as regiões onde a empresa está presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário