quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vereador Reis solicita ao Estado dados da ação do Gamesp no Litoral Norte

Parlamentar frisa importância do grupo nas discussões sobre segurança pública

 

A promoção de ações e projetos que possam beneficiar os municípios do Litoral Norte na questão da segurança pública foi o tema principal do trabalho do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), apresentado na última sessão da Câmara Municipal, dia 18, principalmente em função do início da temporada de verão que começa em dezembro. Por esse motivo, o parlamentar pediu informações ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, sobre as ações desenvolvidas nos municípios de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela pelo Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) que atende 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O vereador frisou, no requerimento nº 661/2014, aprovado em plenário, a importância dos Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) criados pelo Governo do Estado de São Paulo, que são grupos regionais formados para discutir políticas de segurança visando estimular ações de prevenção e combate ao crime. Os gabinetes são integrados por representantes das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, prefeituras, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.
Reis apontou, em sua propositura, que entre as medidas debatidas pelo grupo constam o acesso das prefeituras ao Sistema de Informação Criminal (Infocrim), que é um banco de dados das ocorrências da Polícia Militar, além de planejamento de ações educativas e prevenção como programas e atividades socioculturais, esportivas e de lazer. Porém, um dos temas em debate é de vital importância para inibir o crime, pois trata da instalação de sistemas de videomonitoramento em diversas regiões do Estado. Reis lembrou que esse equipamento é fundamental na região, principalmente em São Sebastião que carece dessa infraestrutrura.

Questionamentos

O Gamesp, que atende a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado em maio de 2013. Como o grupo está há um ano e meio em atividade, o vereador questionou o secretário estadual sobre as ações desenvolvidas, nesse período, especificamente nos municípios do Litoral Norte com reflexos na melhoria da segurança pública. Reis também quer saber sobre o processo de discussão para instalação de sistemas de videomonitoramento nas quatro cidades da região.
Em relação às ações e programas socioculturais, esportivos e de lazer, previstos pelo Gamesp, o vereador pede informações se existe cronograma de atividades, em conjunto com os municípios, e qual a possibilidade de divulgar, com antecedência, essas ações. Outra preocupação é a temporada que se aproxima. “Diante do fato de que o Litoral tem sua população triplicada no verão e, em muitas cidades, o aumento da população flutuante, veranistas e turistas é maior ainda, há algum projeto ou estudo do Gamesp que vise atender o Litoral Norte, além do aumento de efetivo policial que acontece somente no verão?”, questionou Reis, que pede mais detalhes das ações do Estado na área de segurança pública no Litoral Norte.


Foto: Celso Moraes/CMSS
texto: Rosangela Falato