sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mensagens para Orkut
Recados para Orkut

Reis questiona sobre projeto Passos dos Jesuítas no Litoral Norte

Vereador pede detalhes ao Município e Governo do Estado sobre inserção da região no programa que promete alavancar o turismo no Litoral Paulista


Lançada em 14 de setembro, na cidade de Peruíbe, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual de Turismo, Márcio França, a rota de peregrinação intitulada Passos dos Jesuítas - Caminhos de Anchieta, inspirada no famoso Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, teve sua primeira etapa concluída com sucesso. A proposta do roteiro inclui caminhada pelos locais onde os jesuítas e, especialmente o apóstolo José de Anchieta, deixaram registros importantes durante missão de catequização no período da colonização do Brasil pelos portugueses, no século XVI.
O roteiro contempla 13 municípios do Litoral Paulista, a partir de Peruíbe à Ubatuba, em rota de 360 quilômetros, dos quais os primeiros 140 já foram realizados no lançamento do programa pelo Governo do Estado. Importante para resgatar a história e revelar as belezas naturais da região, o projeto inclui o Litoral Norte com a peregrinação sendo encerrada em Ubatuba. A relevância do programa levou o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) a apresentar requerimento solicitando mais informações sobre a inserção da região na rota da peregrinação.
O vereador pede mais detalhes ao secretário estadual do Turismo, Márcio França, sobre o roteiro, formas de participação dos interessados, trajeto no Litoral Norte e como as cidades da região estão preparadas para a recepção aos grupos de peregrinos. Já, para a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Reis solicita informações sobre a estrutura que será oferecida e como o município será inserido nesse contexto.
O trajeto da rota paulista é bem superior ao projeto Passos de Anchieta realizado desde 1998, no estado do Espírito Santo, em trecho de 100 quilômetros compreendido entre Vitória, capital capixaba, até a cidade de Anchieta onde existe o Santuário Nacional do apóstolo que viveu seus últimos 10 anos nessa região. .













Caravana da Leitura é tema de trabalho do vereador Reis

Parlamentar quer saber se município tem interesse em aderir ao
programa de incentivo à leitura

Proporcionar contato com leitura de qualidade e possibilitar a compra de livros a preços bem acessíveis. Essa é a proposta do projeto Caravana da Leitura realizado desde 2004 em parceria entre as secretarias de Educação e Cultura dos municípios em todo o País com apoio do Ministério da Cultura (MInc). Para que mais esse programa de incentivo à leitura seja oferecido à população de São Sebastião, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) pede informações às secretárias de Educação, Ângela Couto, e de Cultura, Marianita Bueno, se o município está cadastrado no programa e, caso contrário, se há interesse na adesão.
Criado pelo escritor Laé de Souza, o projeto passou por mais de 100 cidades do País e, nos últimos dias 20 e 21 de setembro, esteve em Ubatuba com apoio da Associação Comercial do município. A Caravana da Leitura consiste na montagem de tendas em praças públicas que vendem livros de Laé de Souza por preço simbólico, entre R$ 1,00 e R$ 3,00, o que pode facilita o acesso a publicações para pessoas mais carentes; Por esse motivo, Reis acredita que seria gratificante trazer o programa, com a possibilidade de se estender por todo o município, beneficiando a população e os amantes da leitura.
Em requerimento aprovado na última sessão do Legislativo, ele também solicita informações se existiria a possibilidade de a Prefeitura fazer gestões junto à Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião para apoiar a iniciativa, a exemplo do que aconteceu em Ubatuba. Reis também quer saber quais as alternativas e programas que disponibilizam publicações a preços acessíveis para a população. “Peço atenção especial das secretárias de Educação e Cultura para que possam obter mais informações sobre o projeto e que ele seja viabilizado como instrumento importante para nossa comunidade”, afirma Reis. As cidades interessadas na Caravana da Leitura podem obter detalhes do projeto pelo site www.projetosdeleitura.com.br ou pelos telefones: (11) 2743-9491 ou 2743-8400.


INDICAÇÕES
Em indicações encaminhadas na última sessão, dia 27, o vereador José Reis pede a realização de serviços de tapa-buraco e manutenção no trecho da Avenida Guarda Mor Lobo Viana, em frente ao ponto de ônibus do bairro Porto Grande, para oferecer melhores condições de acesso e segurança aos usuários e motoristas. Para atender pedido de moradores da Rua Onofre Santos, na Topolância, Reis pede à Prefeitura o desentupimento e reparos na galeria de águas pluviais da viela localizada entre os números 136 e 144.
Serviços de manutenção na Estrada Beira-Rio, altura do número 3.803, em Boiçucanga, e melhorias no aceso à ponte do Rio de Boracéia também são reivindicados.