sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Reis participa de encontro com a Secretária de Estado, Dilma Penna






Na oportunidade, Reis entregou à secretária estadual de Saneamento e
Energia, Dilma Penna, Moção de Apelo, aprovada pela Câmara, que pede obras para minimizar os problemas de enchentes no município


São Sebastião recebeu nesta quinta-feira (19/08) a visita da secretaria estadual de Saneamento e Energia, Dilma Penna. Ao lado do prefeito Ernane Primazzi, ela vistoriou as obras de implantação da rede de esgoto e estações de tratamento que estão sendo realizadas pela Sabesp, na Costa Sul do município. Os serviços, frutos de negociações do executivo com a secretária, no ano passado, envolvem os bairros de Barra do Una, Engenho, Barra do Sahy e Paúba. A secretária foi recebida por autoridades municipais (secretários e vereadores) e presidentes de associações de moradores da região no Iate Clube de Barra do Una. Também participaram do evento diversos diretores da estatal responsável pelo saneamento básico no estado.

As obras na Costa Sul, aliadas aos serviços que devem ser iniciados em setembro, na Costa Norte, deverão elevar de 42% para 76% o índice de esgoto coletado e tratado no município, nos próximos dois anos. “Essa é uma luta antiga, de mais de 30 anos, que, agora, com muito esforço e compreensão da secretária Dilma e do governo estadual estamos conseguindo concretizar”, destacou o prefeito Ernane.

A secretária confirmou que os serviços realmente avançaram após as negociações com o prefeito sebastianense. “Lembro-me muito das reivindicações do prefeito que, gentilmente, nos deu uma ordem”, disse Dilma Pena, recordando que Ernane somente aceitaria renovar a concessão da Sabesp se a estatal antecipasse seu cronograma de obras no município.

O chefe do Executivo também agradeceu à secretária pela Sabesp haver assumido contra partidas municipais da ordem de R$ 14 milhões oriundas de convênios anteriormente assinados com a estatal. Segundo ele, “isso foi importante porque a secretária compreendeu nossa dificuldade de caixa, em função da queda de arrecadação da prefeitura que está na ordem de R$ 50 milhões anuais”.

O prefeito informou que já deflagrou o processo legal para renovar o contrato com a estatal e que o documento também está vinculado a cronogramas de obras na empresa em bairros sebastianenses ainda não atendidos pelo saneamento. A intenção é que, em 2015, São Sebastião esteja com 100% do seu esgoto coletado e tratado.

O chefe do Executivo deu a entender que pretende ampliar a parceria ainda mais com a estatal. Ernane está alinhavando o apoio da empresa em importantes projetos que envolvem a dragagem de áreas alagadiças no município e ainda no projeto municipal de tratamento de resíduos sólidos, através da implantação da Usina Térmica de Tratamento de Lixo.

“O prefeito sempre foi muito incisivo e determinado na sua função. A Sabesp não fez as obras anteriormente no Litoral Norte, em função do elevado custo. Agora, a Sabesp está subsidiando a obra, buscando recursos no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), através do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Isto é política pública. Levar coleta e tratamento de esgoto à toda população é nossa obrigação. Para isso o contribuinte coleta impostos”, afirmou Dilma Pena.