sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mutirão no Bairro de Boracéia






Agradecemos a Prefeitura pela operação em andamento no Bairro !

Reis pede estudos para pavimentação de ruas em Boracéia

Bairro é o único do município que não tem ruas asfaltadas, afirma vereador


Imagem da Alameda Cubatão, ponto de parada de linhas municipal e intermunicipal: precárias condições

Estudos para que a Prefeitura de São Sebastião destine recursos e inclua Boracéia no cronograma de obras de pavimentação foram novamente solicitados pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) que desde 2009 tem pleiteado, por meio de indicações e requerimentos, obras de pavimentação, drenagem e melhorias em todas as vias públicas do bairro. “Esse assunto já foi debatido nessa casa, mas ínsisto em dizer que de todos os bairros do município, só Boracéia não tem uma única rua calçada”, afirmou Reis na sessão de terça-feira, 14.
No requerimento 36, aprovado pelo plenário, ele solicitou ao Executivo a possibilidade de pavimentar as ruas Tupi, avenida Guarani e alamedas Cubatão, Mauá e Rio Grande da Serra, que são acessos importantes para a escola, posto de saúde do bairro e também para a Reserva Indígena Ribeirão Silveira. No documento, Reis explica que tem reivindicado manutenção e calçamento atendendo principalmente às solicitações constantes dos moradores. Em dias de chuvas, as ruas do bairro ficam intransitáveis e mesmo quando o tempo está bom, muitas delas estão em precárias condições. Devido a falta de serviços de infraestrutura, a população de Boracéia enfrenta dificuldades há vários anos até mesmo para ter acesso às suas casas, uma vez que as ruas ficam totalmente alagadas, explicou o vereador.
No momento em que defendia seu requerimento, na terça-feira, uma forte chuva atingiu o município provocando transtornos, inundações, queda de árvores, falta de energia e necessidade de remoção de famílias em vários bairros. Reis chegou a comentar das dificuldades que teria até mesmo para chegar em sua própria casa, em Boracéia. O problema das inundações também vem sendo constantemente abordado por Reis que solicitou uma vistoria realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Município em dezembro de 2010 em vários bairros. Ele também pediu levantamento da Prefeitura de novos pontos críticos de alagamentos para que sejam inseridos no Programa de Apoio aos Municípios mantido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).



Cronograma
Em seu requerimento, Reis pediu informações ao Executivo se existe dotação orçamentária e cronograma de obras de pavimentação para Boracéia ainda este ano. Caso positivo, ele quer saber quais os recursos a serem destinados, locais beneficiados e a possibilidade de inserir as ruas citadas acima devido a importância dessas vias de acesso aos serviços essenciais. Caso o cronograma atual de obras de pavimentação não inclua Boracéia, Reis questiona sobre a possibilidade de a Prefeitura destinar verbas e inserir a pavimentação da rua Tupi, avenida Guarani e alamedas Cubatão, Mauá e Rio Grande da Serra em projetos a serem executados ainda este ano.
“Evidentemente apontei apenas algumas ruas importantes que são os principais acessos de deslocamento no bairro. O calçamento traria mais tranqüilidade e comodidade aos moradores que convivem constantemente com inundações. Por isso peço ao senhor prefeito que mencione o bairro em seu cronograma de obras porque não dá para identificarmos quais os projetos a serem executados no orçamento. Temos o montante geral e não sabemos qual a destinação”. Reis justificou o novo requerimento, apesar de já ter feito solicitações idênticas no passado, pois esse é um instrumento de se obter uma resposta mais rápida. “Assim, poderemos informar melhor os moradores e a Sociedade Amigos de Bairros. Deixo a critério do Executivo para que ele possa fazer essas obras que são de suma importância para os moradores daquele bairro tão carente e que enfrenta um problema que se arrasta há anos. O momento é esse de trazer obras de infraestrutura não só em Boracéia, mas em todo o município”, concluiu o vereador.



Ruas do bairro ficam totalmente alagadas em dias de fortes chuvas