segunda-feira, 7 de março de 2011





Brinque, divirta-se com segurança, saúde e muita paz



Matinês na Praça do Coreto, região central de São Sebastião
Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Matinês - Centro Histórico
Não faltam animação e fantasias para curtir as matinês de Carnaval que diverte não só a criançada, como jovens, pais, vovós, enfim, pessoas de todas as idades, na Praça do Coreto, Centro de São Sebastião. Promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo do município, as matinês acontecerão até dia 8, com animação da banda “Nova Era”, a partir das 16 horas.

Paúba
O Bloco Infanti-Juvenil Amo Paúba animou o carnaval do bairro neste domingo. Organizado pela Associação de Moradores de Paúba (Amo Paúba), o grupo tem a participação de crianças e jovens entre oito e 18 anos de idade. Ao todo, são 30 integrantes que apresentam o samba-enredo intitulado “Paúba”. Na terça-feira, dia 8, o bloco volta a se apresentar, a partir das 16h, na matinê para a criançada do bairro. O agito também será no espaço Tekoa com a distribuição de lanches, refrigerantes, sorvetes e água para os foliões mirins. Segundo a diretoria da entidade, o carnaval em Paúba acontece há mais de 20 anos.

Boiçucanga
A folia continua em Boiçucanga depois da abertura oficial do Carnaval 2011, no sábado à noite, com a entrega pelo prefeito Eranne Primazzi da chave da cidade ao Rei Momo acompanhado por sua rainha e princesas. Até terça-feira, dia 8, os bailes carnavalescos continuam sob animação da Band’Areia, sempre a partir das 23h.

Barra do Una
A animação fica por conta da Banda Prakatun, na praça da Igreja, das 22h às 3h. E para completar a animação, o Bloco do Cavuka participará da folia – todas as noites – com concentração às 21h, em frente ao campo de futebol do bairro e deslocamento rumo à praça da Igreja local. E até dia 8, em frente à praça da Igreja Católica, a partir das 21h, as apresentações do Bloco do Cavuka pretendem agitar o bairro. A origem do nome do bloco surgiu a partir de uma bebida exótica portenha, popular em Cancun e no México. O bloco foi criado por amigos paulistanos e do bairro de Barra do Una. Em sua 8ª edição, conta com aproximadamente 70 pessoas na bateria e 3 mil foliões.

Blocos animam a festa
Nesta segunda-feira, o bloco das Oficinas Culturais de São Sebastião, que integra o Núcleo Afro, volta a desfilar na Rua da Praia, a partir das 22 horas. Com cerca de 100 pessoas, ele estreou na sexta-feira, 4, e animou o público ao som do afoxé que traz no enredo temas sobre conscientização, discriminação, racismo e preconceito. Participam cerca de 100 alunos das oficinas da Costa Sul, Costa Norte e região central

Barril e Blocos dos Sujos
Também na segunda-feira, às 21h30, na Rua da Praia, o Bloco do Barril volta a animar os foliões. O bloco surgiu em 2008, a partir do sonho de alguns amigos em fazer algo mais popular e inovador. O diferencial é a distribuição de chopp e sorvetes ao longo da avenida para os participantes


Bloco dos Sujos em 2010
Foto: Luciano Vieira/PMSS

Mulheres na avenida
Na segunda-feira, o Bloco “Siri na Lata” promete muita animação para o bairro da Enseada, na Costa Norte do município. Já na Rua da Praia, além dos blocos “do Barril” e “Afoxé e Boi Investe”, acontecerá também o desfile dos “Guerreiros do Samba”, todos a partir das 21h.
Na terça-feira, encerrando a programação dos blocos, quem se apresenta é o “Bloco das Mulheres”, fundado pelas entidades de assistência à mulher AAMS (Associação de Amparo à Mulher Sebastianense) e CMCF (Conselho Municipal da Condição Feminina). O bloco surgiu este ano, em virtude do dia 8 de março, Dia da Mulher, coincidir com o último dia de Carnaval. O grupo pretende divulgar a Lei Maria da Penha e o disque denúncia contra a violência à mulher. Aproximadamente 200 integrantes devem desfilar a partir das 21h30.

Reis quer garantir segurança na travessia de estudantes na Rio-Santos

Motoristas desrespeitam até mesmo crianças na faixa de pedestres, no trecho da SP 55, na Vila Sahy
Preocupado com a segurança dos estudantes que atravessam a Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) nos horários de entrada e saída da escola de Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicita providências ao secretário de Segurança Urbana de São Sebastião, Vicente de Paula Freitas Santana, responsável pelo Departamento de Trânsito. No requerimento 94/2011, aprovado na sessão de terça-feira, 1 de março, ele pede estudos para o retorno de uma viatura ou a manutenção de um agente de trânsito no local para garantir a segurança das crianças.
O pedido de Reis atende a constantes reclamações de moradores e pais que se sentem inseguros diante da falta de respeito à sinalização por parte de motoristas, principalmente motoqueiros, que prejudicam a travessia dos menores até mesmo na faixa de pedestres. Moradores da Vila Sahy (Vila Baiana) e núcleos próximos que utilizam a travessia para acesso ao bairro de Barra do Sahy reclamam da falta de segurança, explicou o vereador.
“Todos nós, da Costa Sul, conhecemos bem esse problema. Apesar de a escola ficar a cerca de 1 km da Vila Sahy, presenciamos abusos principalmente de motoqueiros, que colocam em risco a vida dos estudantes e da população. É uma questão de bom senso. Por isso, peço ao secretário da Segur a possibilidade de colocar uma viatura. Já soubemos de atropelamentos no local e queremos evitar que ocorra uma fatalidade porque a situação oferece perigo. Os moradores, principalmente as mães, têm incansavelmente pedido ajuda e o retorno de uma viatura ou agente de trânsito no local como tínhamos no passado”, comentou Reis.
Em seu requerimento, explica que, apesar de haver a faixa de pedestre e redutor de velocidade, ocorrem problemas freqüentes nesse trecho da Rio-Santos. Ao apoiar o trabalho de Reis, a vereadora Solange Ramos disse que o problema se repete em outros bairros como Cambury. O vereador Marcos Jorge lembrou que trata-se de jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Rodoviária. No entanto, afirmou que “ é preciso haver consenso e mobilização dos poderes para que atuem no sentido de oferecer segurança. Esse local, em Barra do Sahy, é de grande movimento. Temos faixa, lombada eletrônica, mas os condutores não respeitam. Falta educação e consciência do ser humano”, declarou Marcos Jorge em apoio ao trabalho de Reis.

Boiçucanga e Vila Sahy
Outro problema referente à segurança de escolares foi apontado por Reis em indicação ao Executivo. Desta vez, a imprudência e falta de respeito às leis do trânsito prejudicam usuários e principalmente estudantes que utilizam a rua Gilmar Furtado de Oliveira, em Boiçucanga, onde está localizada uma unidade do Colégio Objetivo. O vereador indica ao prefeito Ernane Primazzi empenho junto ao Departamento de Trânsito, sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana, para a possibilidade de colocação de lombada e placa indicativa de Perímetro de Segurança Escolar nessa mesma rua, próximo ao trecho onde ela se transforma em contramão. Reis explicou que muitos veículos e caminhões não respeitam a contramão e realizam manobras no local colocando em risco a segurança dos pedestres. Em outra indicação, o vereador pede o conserto e limpeza da boca-de-lobo na entrada da antiga Rua Hum, na Vila Sahy (Vila Baiana), bairro de Barra do Sahy. Além do mato, a boca-de-lobo está quebrada e não suporta o volume de água em dias de chuvas.



Foto: Crédito: Rosangela Falato
Boca-de-lobo no início da Rua Ricardo Queiroz (antiga Rua Hum), na Vila Sahy, não tem condições de suportar o volume de água em dias de fortes chuvas

Estudo de Competitividade do Turismo é apresentado a vereadores

Tema abordado em trabalho do vereador José Reis, em 2010, voltará a ser discutido, em abril, pelo Instituto Marca Brasil



A falta de comprometimento do trade turístico e de investimentos em marketing para o desenvolvimento do setor em São Sebastião foram alguns dos pontos abordados pela secretária municipal de Turismo, Marianita Bueno, e o diretor de Turismo, Eduardo Cimino, em encontro com vereadores na última terça-feira, 1 de março, no plenário da Câmara Municipal. A reunião teve como objetivo apresentar os resultados de São Sebastião no Estudo de Competitividade do Turismo realizado no ano passado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo de São Paulo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas com 16 destinos turísticos no Estado de São Paulo. O tema foi abordado no Requerimento nº 628, do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), aprovado em outubro de 2010, em que solicitava informações à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) sobre os pontos positivos e negativos do estudo e possíveis soluções para melhorar o desempenho do município e encontrar formas de desenvolver o turismo sustentável.
Durante o encontro, Marianita Bueno informou que o assunto voltará a ser discutido dias 11 e 12 de abril, no Teatro Municipal, por técnicos do Instituto Marca Brasil contratado pelo Ministério do Turismo para ajudar a capacitar os municípios. Esse encontro será destinado a representantes do Poder Público e sociedade em geral. Ela explicou que um grupo gestor deverá ser criado para trabalhar em conjunto com o instituto que desde 2002 atua na geração de soluções sustentáveis e inovadoras para o reconhecimento e valorização do potencial turístico, cultural e econômico do Brasil. Ao apresentar os resultados, o diretor de Turismo e presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Eduardo Cimino, comentou que, de forma geral, São Sebastião teve bom desempenho superando muitas cidades e algumas capitais em aspectos como, por exemplo, a questão de infraestrutura.
Marianita lembrou dados culturais importantes como as festas típicas, atividade artesanal, patrimônios tombados e o Sítio Arqueológico como aspectos positivos. Já, a falta de saneamento básico, de adoção de política contra exploração sexual, de conscientização turística e investimentos em marketing, além da falta de comprometimento do trade turístico foram alguns pontos negativos selecionados e que precisam ser trabalhados. ”É lamentável que o empresariado não invista na capacitação de seus funcionários”, disse a secretária que também ressaltou a dificuldade na redução de tarifários, o que facilitaria o interesse por parte de operadoras de turismo na cidade. Segundo Cimino, é preciso corrigir as falhas e trabalhar para colocar São Sebastião na folheteria nacional e internacional. E isso envolve repensar o atendimento turístico também por parte do comércio.

Posição
O Estudo de Competitividade revelou que São Sebastião está em uma posição muito boa em relação aos municípios indutores do turismo, explicou a Secretaria de Turismo em resposta ao requerimento do vereador José Reis, por meio do ofício 1.022, protocolado na Câmara Municipal em 5 de novembro do ano passado. Além da infraestrutura geral, entre os pontos positivos observados no ofício, foram destacados os serviços de equipamentos turísticos, atrativos turísticos, economia local, cooperação regional, aspectos ambientais e culturais. Os pontos críticos foram a capacidade empresarial e monitoramento e a principal dificuldade a falta de comprometimento do trade turístico. A contribuição não só do Poder Público, mas também da iniciativa privada foi abordada como fundamental para melhorar o desempenho do município.

Atrativos e Planejamento
A questão dos atrativos turísticos, principalmente na Costa Sul, foi abordada pelo vereador José Reis durante a reunião na Câmara. “Sabemos da importância do estudo, do nosso potencial turístico e posição geográfica favorável. A Costa Sul sempre foi considerada a “galinha dos ovos de ouro” por seu grande potencial. Mas também sabemos que, daqui a algum tempo, as praias por si só não serão suficientes como atrativos. Como podemos explorar melhor o turismo na Costa Sul?”, questionou Reis. Segundo Marianita, é necessário encontrar alternativas para enfrentar o período sazonal, de abril a outubro. Entre as propostas, está a formatação de roteiros específicos como visitação á aldeia indígena (Terra Indígena Ribeirão Silveira), em Boracéia, as trilhas do Ribeirão do Itu, em Boiçucanga, praias e cachoeiras de Guaecá, Santiago, por exemplo.



Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga

Para o vereador Paulo Henrique Santana, um dos problemas está na falta de planejamento. Desde 1988, a Lei Orgânica do Município (LOM) mostra a necessidade de ter o Plano Diretor de Turismo que “até hoje não foi implantado. Não temos nem o Plano Diretor do município. Não existe planejamento”, afirmou PH. O presidente da Câmara Municipal, Artur Ballut, lembrou os investimentos na cidade vizinha de Caraguatatuba, com incentivos também ao comércio, o que tem aumentado a procura dos turistas. “Há 12 anos, a cidade não tinha nada e, mesmo com um orçamento infinitamente menor que São Sebastião, Caraguá se transformou devido a investimentos, incentivos e uma visão empresarial” comentou Ballut.
A secretária de Turismo lembrou a importância do trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado para que São Sebastião também possa ser parada oficial de cruzeiros marítimos, uma vez que os navios poderiam atracar no porto. “Vamos ter uma parada fixa no final do ano pela primeira vez. Em visita a cidade, eles se surpreenderam porque achavam que tínhamos apenas terminal de petróleo, contêineres, Não tinham idéia do que era São Sebastião, do Centro Histórico. Levamos ao bairro São Francisco, Balneário dos Trabalhadores, Fundamar e ficaram surpresos”, disse Marianita referindo-se aos representantes de empresas de cruzeiros marítimos em visita ao município no ano passado.
Sobre esse fato, a vereadora Solange Ramos cobrou melhor receptivo que, em sua opinião, deixou a desejar durante parada experimental em 2010. “Na primeira parada, foram mal recebidos. O atendimento nos restaurantes foi demorado. É preciso mais organização”, afirmou a vereadora. Melhor infraestrutura de atendimento também foi defendida pelos vereadores Amilton Pacheco e Mauricio Bardusco presentes à apresentação do Estudo de Competitividade.




Fotos: Crédito: Rosangela Falato
Pôr-do-Sol em Guaecá e Convento Nossa Senhora do Amparo, bairro São Francisco