segunda-feira, 7 de março de 2011

Reis quer garantir segurança na travessia de estudantes na Rio-Santos

Motoristas desrespeitam até mesmo crianças na faixa de pedestres, no trecho da SP 55, na Vila Sahy
Preocupado com a segurança dos estudantes que atravessam a Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) nos horários de entrada e saída da escola de Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicita providências ao secretário de Segurança Urbana de São Sebastião, Vicente de Paula Freitas Santana, responsável pelo Departamento de Trânsito. No requerimento 94/2011, aprovado na sessão de terça-feira, 1 de março, ele pede estudos para o retorno de uma viatura ou a manutenção de um agente de trânsito no local para garantir a segurança das crianças.
O pedido de Reis atende a constantes reclamações de moradores e pais que se sentem inseguros diante da falta de respeito à sinalização por parte de motoristas, principalmente motoqueiros, que prejudicam a travessia dos menores até mesmo na faixa de pedestres. Moradores da Vila Sahy (Vila Baiana) e núcleos próximos que utilizam a travessia para acesso ao bairro de Barra do Sahy reclamam da falta de segurança, explicou o vereador.
“Todos nós, da Costa Sul, conhecemos bem esse problema. Apesar de a escola ficar a cerca de 1 km da Vila Sahy, presenciamos abusos principalmente de motoqueiros, que colocam em risco a vida dos estudantes e da população. É uma questão de bom senso. Por isso, peço ao secretário da Segur a possibilidade de colocar uma viatura. Já soubemos de atropelamentos no local e queremos evitar que ocorra uma fatalidade porque a situação oferece perigo. Os moradores, principalmente as mães, têm incansavelmente pedido ajuda e o retorno de uma viatura ou agente de trânsito no local como tínhamos no passado”, comentou Reis.
Em seu requerimento, explica que, apesar de haver a faixa de pedestre e redutor de velocidade, ocorrem problemas freqüentes nesse trecho da Rio-Santos. Ao apoiar o trabalho de Reis, a vereadora Solange Ramos disse que o problema se repete em outros bairros como Cambury. O vereador Marcos Jorge lembrou que trata-se de jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Rodoviária. No entanto, afirmou que “ é preciso haver consenso e mobilização dos poderes para que atuem no sentido de oferecer segurança. Esse local, em Barra do Sahy, é de grande movimento. Temos faixa, lombada eletrônica, mas os condutores não respeitam. Falta educação e consciência do ser humano”, declarou Marcos Jorge em apoio ao trabalho de Reis.

Boiçucanga e Vila Sahy
Outro problema referente à segurança de escolares foi apontado por Reis em indicação ao Executivo. Desta vez, a imprudência e falta de respeito às leis do trânsito prejudicam usuários e principalmente estudantes que utilizam a rua Gilmar Furtado de Oliveira, em Boiçucanga, onde está localizada uma unidade do Colégio Objetivo. O vereador indica ao prefeito Ernane Primazzi empenho junto ao Departamento de Trânsito, sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana, para a possibilidade de colocação de lombada e placa indicativa de Perímetro de Segurança Escolar nessa mesma rua, próximo ao trecho onde ela se transforma em contramão. Reis explicou que muitos veículos e caminhões não respeitam a contramão e realizam manobras no local colocando em risco a segurança dos pedestres. Em outra indicação, o vereador pede o conserto e limpeza da boca-de-lobo na entrada da antiga Rua Hum, na Vila Sahy (Vila Baiana), bairro de Barra do Sahy. Além do mato, a boca-de-lobo está quebrada e não suporta o volume de água em dias de chuvas.



Foto: Crédito: Rosangela Falato
Boca-de-lobo no início da Rua Ricardo Queiroz (antiga Rua Hum), na Vila Sahy, não tem condições de suportar o volume de água em dias de fortes chuvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário